Ciclifaixa foi liberada nesta quinta-feira - Foto: Ivo Gonçalves/PMPA. |
A partir desta quinta-feira, 10, a ciclofaixa da avenida Icaraí passa a ser mais uma alternativa para quem anda de bicicleta em Porto Alegre. Com 1,7 quilômetro de extensão entre as avenidas Wenceslau Escobar e Chuí, na Zona Sul, o trecho, de conformidade com os padrões do Plano Diretor Cicloviário, encontra-se do lado direito do sentido bairro-Centro, dando condições para que o ciclista possa se deslocar pela avenida, em área delimitada. (fotos) (vídeo)
A ciclofaixa foi entregue nesta tarde pelo prefeito José Fortunati e o diretor presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari. "É uma alternativa para vias onde ciclovias, exclusivas para bicicletas, não podem ser construídas. Estamos criando alternativas para induzir o uso da bicicleta como um meio de transporte e lazer”, afirmou o prefeito. O ciclista Paulo Alvez, conhecido como Lagartixa, aprovou a obra na Zona Sul. Segundo ele, a via permite que o ciclista desenvolva velocidade maior e com segurança.
Durante o ato de liberação da via, Fortunati assinou a ordem de início para a licitação do projeto executivo da ciclovia da avenida Sertório, que terá 11,2 quilômetros de extensão. A intenção é que, até o segundo semestre de 2012, tenha início a obra que deverá ir até o Aeroporto Internacional Salgado Filho.
Conscientização no trânsito - Em razão da nova via, há duas semanas estão sendo distribuídos panfletos aos moradores. També foram visitados os comerciantes da avenida Icaraí para esclarecimentos. A principal dúvida foi em relação ao tráfego de veículos. De acordo com Cappellari, mesmo com a implantação da ciclofaixa, o número de faixas para automóveis seguirá o mesmo, assim como as vagas para estacionamento ao longo da avenida. Em alguns trechos, onde há permissão de embarque e desembarque, carga e descarga ou pontos de parada de ônibus, a ciclofaixa é interrompida e os ciclistas deverão aguardar as ações dos condutores.
Dicas e orientações para motoristas, pedestres e ciclistas
• A ciclofaixa fica junto ao meio-fio. Nos locais onde é permitido o estacionamento, este será demarcado à esquerda da mesma.
• Existe sinalização específica para paradas de ônibus, locais de embarque e desembarque e de carga e descarga
• Nos cruzamentos, a preferência é do ciclista. O motorista que desejar converter à direita deve ter consciência de que a velocidade do ciclista é superior à do pedestre, devendo redobrar a atenção.
• O ciclista deve trafegar apenas na mão correta, usando no sentido Centro-bairro a pista contrária ou a ciclovia da Diário de Notícias.
• Nos cruzamentos, o semáforo deve ser respeitado. A preferência é do pedestre onde não há semáforo.
• Nos semáforos onde há conversão à direita, quando o sinal abrir, os ciclistas têm a preferência. Assim, os motoristas que pretendem fazer a conversão devem aguardar que todos os ciclistas passem.
• Foi criado um box para o ciclista aguardar a abertura do sinal à frente dos automóveis.
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre
Nenhum comentário:
Postar um comentário