19/07/2011
Dezenas de pessoas acompanharam na noite de segunda-feira, 18, palestra do secretário extraordinário da Copa 2014, João Bosco Vaz, no auditório da Gboex, para integrantes do Arquibancada Colorada, vinculado ao Sport Club Internacional. Com o tema “Um Negócio Chamado Copa”, Bosco relatou as oportunidades que serão geradas na cidade com o mundial e as transformações que ocorrerão em Porto Alegre com obras de mobilidade e qualificação dos serviços, além da modernização do Beira-Rio, estádio da Copa.
Conforme o titular da Secopa, o mundial é o momento de oportunidades para as cidades brasileiras em diversas áreas. “Em 2014, o Brasil precisará de cerca de oito milhões de trabalhadores qualificados”, disse Bosco, que ressaltou ainda a necessidade de investimentos em telecomunicações. “A Secopa quer adequar Porto Alegre às novas tecnologias, pois sem elas não tem Copa”, afirmou.
Exigências da Fifa para a modernização do estádio Beira-Rio, como a qualificação da comunicação dentro do estádio, integraram o debate. Bosco falou sobre área de imprensa, a utilização do Gigantinho como espaço de recreação para crianças que entrarão com as seleções em campo nas partidas e para voluntariado, sistema de catracas, patrocinadores, central de ingressos, entre outros.
Obras de mobilidade, como a duplicação das avenidas Tronco, Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) e Voluntários da Pátria, o prolongamento da Avenida Severo Dullius, a implantação do sistema BRT (Bus Rapid Transit), as intervenções na Terceira Perimetral, além das obras de ampliação do Aeroporto Salgado Filho, também foram relatadas.
Bosco destacou a importância de implantar o espírito da Copa na cidade com a participação da sociedade civil nos projetos e a implementação de ações coletivas e de visibilidade, como a caracterização com motivos alusivos ao mundial dos ônibus da Carris, já em circulação pela cidade. O secretário relatou ainda os avanços da África do Sul, sede da última Copa, nas áreas de turismo, transporte, aeroportos e telecomunicações com a realização do mundial. “A Copa não resolveu o problema de cidades-sede, mas foi uma oportunidade de avanço para os países”, afirmou.
Arquibancada Colorada - O blog www.arquibancadacolorada.com.br reúne torcedores do Sport Club Internacional espalhados pelo mundo todo para discussões sobre futebol, iniciativas para o clube, divulgação de campanhas sociais coloradas, programação de viagens, publicação de artigos, entre outros. Acompanharam a palestra a diretoria do Gboex, integrantes do MFM, a secretária da Copa de Canoas, Rita de Cássia Oliveira, o preparador físico pentacampeão mundial Paulo Paixão e o representante da presidência do Inter, Mauri Silva.
Fonte: Secopa
Nenhum comentário:
Postar um comentário