14/07/2011
Leila Melo
Como bem receber os turistas estrangeiros que virão para o Brasil na Copa do Mundo de 2014? Conhecer o perfil desse público é fundamental e para isso o Ministério do Turismo preparou um estudo que mapeia esse visitante. "O país irá receber um evento desse porte e ter dados completos sobre as necessidades desse turista contribuirá para nossa preparação em atendimento", disse José Francisco de Salles Lopes, diretor de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo.
Para essa pesquisa foram ouvidos 4.835 turistas estrangeiros que viajaram à África do Sul durante a Copa do Mundo de 2010. Esses visitantes estiveram em nove cidades sul africanas. Desse total, 2.204 visitantes eram da Europa (48%), seguido pelos americanos (41%). "Nos surpreendemos ao verificar que 87% dos viajantes daquela Copa pagaram suas viagens do próprio bolso. Somente 9% eram patrocinados", comentou Salles Lopes. O estudo apontou ainda que 36% dos turistas viajaram pelo gosto ao futebol, seguido pelos atrativos de aventura, sol e praia.
Além disso, a maior parcela dos visitantes era do sexo masculino (83%), solteiro (60%), tem ensino superior (86%), idade entre 25 e 44 anos (70%) e uma renda média de R$ 23.500. "É um turista relativamente jovem, o que significa novas oportunidades para atraí-lo em outro ocasião. Ele será um verdadeiro propagandista do Brasil no exterior", ressaltou o diretor. O estudo demostra também que esse visitante tem o interesse por conhecer o país sede do evento e se comparado a um turista convencional sua permanência aumenta em, no mínimo, três dias.
A estada na África do Sul ficou em 17,6 dias, sendo que o meio de hospedagem escolhido foram os hotéis (69%). "Verificamos ainda que 10% preferem se hospedar em empreendimentos bed & breakfast. É uma grande oportunidade para o Brasil investir no empreendedorismo", completou José Salles, mencionando que 20% dos turistas que foram para o território sul africano já tinham visitado o Brasil e 92% sabiam que o Brasil iria sediar a Copa em 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário