Uma das 12 cidades-sede da Copa, Porto Alegre orgulha-se de suas tradições
05.07.2011 - Publicado no O Dia Online
Porto Alegre - Quando a Seleção joga país afora é praticamente certo se ouvir nas arquibancadas o tradicional “eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor”. Menos em Porto Alegre. Por lá, o som é outro… “eu sou gaúcho, com muito orgulho, com muito amor”. Pode-se dizer que, entre as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, a capital do Rio Grande do Sul é uma das que mais têm carinho pela sua cultura e história. Uma cidade com jeito diferente de ser.
“ Bah!” é o estado de espírito do gaúcho. Visitar Porto Alegre significa mergulhar em suas tradições. Provar o churrasco no fogo de chão de costela e carneiro com polenta frita. Tomar mate em vez de café. Admirar os shows de dança ao som da sanfona, que por lá é chamada de gaita. E, lógico, provar o chimarrão feito com erva-mate.
Eleita por três vezes a metrópole brasileira com melhor qualidade de vida pela ONU, Porto Alegre é uma das capitais mais arborizadas do país. Cidade do grande poeta Mario Quintana, que hoje tem uma Casa de Cultura em sua homenagem. É apenas uma das atrações. Conheça a Praça da Matriz, centro cívico e cultural do Estado. Passeie pelo Parque Farroupilha, carinhosamente chamado de Redenção e onde há orquidário, minizoo, parque de diversões, belos recantos e o famoso Café do Lago, ponto de encontro com uma linda vista. No fim da tarde, aprecie o magnífico pôr do sol no Rio Guaíba. À noite, a Rua Fernando Gomes, apelidada de Calçada da Fama, com bares e restaurantes sofisticados, é um dos lugares mais badalados.
Uma das formas interessantes de conhecer a cidade é fazendo um ‘city tour’. O ônibus, que no andar superior proporciona uma vista panorâmica privilegiada, sai diariamente da Secretaria Municipal de Turismo, na Travessa do Carmo, 84. O passeio dura 1h30 e custa R$ 15. Programa imperdível, tchê!
Estádio de cara nova
O Beira-Rio, estádio do Internacional, vai receber os jogos da Copa do Mundo de 2014. É um dos poucos palcos privados da competição. Situado na margem do rio Guaíba, está bem próximo das estreitas e históricas ruas do Centro. Destaque para a nova cobertura e a instalação de cadeiras nas arquibancadas, que vão deixar o estádio com uma nova cara. Terá capacidade para 59 mil pessoas. As obras estão orçadas em R$ 250 milhões.
Dicas dos leitores
“Um programa imperdível para quem vai a Porto Alegre é assistir ao pôr do sol na Usina do Gasômetro, junto ao Rio Guaíba. É de graça e lindo”
Henrique Ferreira, via e-mail.
“Para o começo da noite, dê um pulo na Casa de Cultura Mario Quintana. Escolha um filme para assistir e depois tome um chocolate quente no Bar Santo de Casa, que fica no último andar”
Ana Maria Nunes,via e-mail
“Aproveite o domingo de manhã para conhecer o Brique da Redenção, uma feira de artesanato gaúcho ao lado de um dos principais parques da cidade”
Eliane Miranda, via e-mail
Nenhum comentário:
Postar um comentário