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Copa 2014 e o turismo gaúcho

Secretário mostra as oportunidades da Copa 2014
A Copa como oportunidade para impulsionar ainda mais o setor turístico gaúcho. Para debater assuntos como esse, o secretário extraordinário da Copa 2014 do Estado, Eduardo Antonini, participou, na tarde de terça-feira (30.11), de encontro do Fórum Estadual de Turismo. O evento ocorreu no Hotel Vila Ventura, em Viamão.

A reunião de encerramento das atividades de 2010 teve como pauta “Copa 2014 – Ações e Oportunidades”. Painel que contou ainda com a presença de um dos coordenadores da Câmara Temática Nacional do Desenvolvimento Turístico, José Augusto Falcão, e dos secretários de turismo estadual, Jorge Luis Drumm, e municipal, Luiz Fernando Moraes.

Para um público formado por profissionais ligados ao mercado do turismo - entidades, empresas, associações, escolas - o secretário da Copa apresentou as possibilidades que a realização do Mundial no Rio Grande do Sul pode promover. A Copa do Mundo é um grande conjunto de oportunidades para Porto Alegre e para o Brasil”, destacou Antonini.

Acima de tudo, como destacou Antonini, a Copa deve ser encarada como uma “desculpa” para resolver gargalos pendentes. Como o principal deles que é o Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre. Conforme Antonini, somando todos os investimentos que serão realizados nas estruturas aeroportuárias, o Salgado Filho será o segundo com maior aporte de recursos do país.

O aeroporto tem de estar capacitado para a entrada de milhares de visitantes que o Mundial 2014 proporcionará ao Estado. As cidades gaúchas precisam se preparar para recebê-los. Dessa forma, a Copa também deve ser um motivo para impulsionar o setor turístico. Cada município tem que procurar destacar as suas qualidades, os seus atrativos e, em parceria com o Estado, conseguir mostrar os seus diferenciais para atrair os turistas.

Mais do que divulgar, o objetivo do secretário estadual do turismo, Jorge Luis Drumm, é conseguir vender os produtos turísticos. “O que temos que aprender é a disseminar a ideia de transformar os atrativos turísticos em produtos e que consigamos vender esses produtos”, defende Drumm. Para ele, a Copa do Mundo deixará um legado de qualificação e de infraestrutura nas cidades que se capacitarem para bem recepcionar os visitantes, pois as mudanças realizadas ficarão para os seus moradores. “O turismo é um crescimento. A vinda de pessoas é uma consequência do que estamos fazendo, pois a cidade só é boa para o turista depois que ela é boa para o cidadão”, enfatizou Drumm.

O coordenador da CTNDT, José Augusto Falcão também registrou as consequências de uma Copa do Mundo. “O que vai se investir em infraestrutura nos municípios já é um fator positivo relacionado à realização do evento. O legado que se refere à qualificação, à geração de emprego é um ganho”, destacou Falcão.

Fonte: Secopa RS

Educação a Distância

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