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Extensão da pista do Salgado Filho põe fim em via que serve de atalho na Zona Norte

Geral - 19/10/2010 - 07h27min



Os 920 metros adicionais tornarão o espaço ocupado pela Avenida Dique e da Vila Nazareth

Com a extensão da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho, motoristas perderão um atalho da zona norte da Capital para as cidades localizadas ao longo da rodovia Porto Alegre-Novo Hamburgo (BR-116). A obra, que deve começar no início do ano que vem, resultará no fim da Avenida Dique, utilizada como alternativa aos congestionamentos da Avenida Sertório.

Ao passar de 2,28 mil metros para 3,2 mil metros de extensão, a pista permitirá pousos e decolagens de aviões maiores. Como aeronaves mais pesadas necessitam de pistas mais longas, aviões de grande porte como o Boeing 747 só podem partir do Salgado Filho com cerca de 70% de sua capacidade de carga, incluindo combustível.

Os 920 metros adicionais de pista, cujo custo é estimado em R$ 130 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), tornarão o espaço hoje ocupado pela Avenida Dique — onde casas estão sendo removidas há um ano — e da Vila Nazareth.

Na Secretaria do Planejamento Municipal (SPM), a Avenida Dique nunca existiu oficialmente. Como o nome indica, a via nasceu sobre o dique construído para evitar problemas com os transbordamentos do Arroio Areia, que passa ao lado. Com o passar do tempo, casebres começaram a surgir nos lados do dique, que foi asfaltado e virou uma avenida irregular.

E o fim da Avenida Dique está próximo. Até 30 de novembro, o Departamento Municipal de Habitação (Demhab) deverá concluir a remoção das famílias que vivem na faixa da nova pista. A partir de dezembro, faltará ainda a realocação de dois terços da vila que originalmente tinha 1.476 casas.

A transferência das demais será feita ao longo de 2011, não impedindo o início das obras da Infraero. Até o momento, 250 famílias já foram transferidas para um loteamento próximo ao Porto Seco, conforme o diretor-geral do departamento, Humberto Goulart.

A intenção da Infraero é começar a ampliação da pista no primeiro semestre, concluindo-a antes da Copa de 2014. Como alternativa ao fim da Dique, motoristas poderão usar o prolongamento da Avenida Severo Dullius, que se ligará a um trecho ainda inexistente da Rua Dona Alzira, via que hoje liga a Assis Brasil à Sertório.

Em fase de elaboração de projeto, a obra será uma alternativa à Avenida Dique, segundo a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov).

Presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Lindoia, Daniel Kieling manifesta preocupação com o fim do atalho:

— O fechamento da Avenida Dique poderá provocar transtornos na Zona Norte. Somos contrários ao início da ampliação da pista antes da construção do prolongamento da Severo Dullius.

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