.

.

Trensurb assina contrato para linha do aeromóvel

Estação do trem terá ligação direta com o Aeroporto Internacional Salgado Filho

Adriana Lampert

Foi dado mais um passo rumo à execução das obras de infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014. Mais do que representar uma das primeiras empreitadas em mobilidade urbana com recursos liberados pelo governo federal, a instalação do aeromóvel que ligará a estação Aeroporto da Trensurb ao aeroporto Salgado Filho é também a realização do sonho de muitos gaúchos, entre eles o diretor-presidente da Aeromóvel Brasil, Oskar Coester, que idealizou o veículo há mais de 30 anos. O que antes era um projeto esquecido - apesar de a tecnologia ser utilizada com sucesso, desde 1989, em Jacarta (Indonésia) -, passa agora a integrar a relação de dez projetos elencados pela prefeitura de Porto Alegre voltados para a melhoria da mobilidade urbana na Capital.

Na quinta-feira, a Trensurb e a Aeromóvel Brasil assinaram contrato que deve garantir a implementação do sistema, previsto para operar a partir do segundo semestre de 2011. A cerimônia contou com a presença do prefeito José Fortunati e do ministro das Cidades, Márcio Fortes de Almeida, entre outras autoridades, e foi celebrada como um "avanço" no transporte público para a melhoria da qualidade de vida da população da Região Metropolitana e Porto Alegre. A linha expressa servirá como projeto-piloto de uma rede de mobilidade multimodal em nível nacional, com previsão de implementação de projetos semelhantes em mais nove aeroportos brasileiros. O trajeto entre as duas estações de embarque, com distância de 944 metros, deverá ser percorrido em 90 segundos.

Desenvolvido pelo Grupo Coester, de São Leopoldo, o aeromóvel terá tecnologia 100% nacional. Serão dois veículos - com capacidades de 150 e 300 passageiros - suspensos, movidos a ar, que permitirão integração e acesso rápido e direto dos usuários ao terminal de embarque do aeroporto. O projeto está sendo finalizado pelo Grupo Coester, e está orçado em R$ 29,8 milhões. Os recursos para a obra já estão garantidos. O próximo passo será a realização de duas licitações: uma para comprar os veículos e outra para construir o viaduto que irá ligar a estação Aeroporto até o terminal de aviões.

O início das obras, de acordo com o presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, está previsto para janeiro de 2011. As operações serão liberadas somente a partir de outubro ou novembro do ano que vem. O presidente da empresa diz que pelo preço de implementação e de manutenção, é possível que esta tecnologia torne-se viável para outros projetos na Região Metropolitana, entre eles a interligação de estações da empresa até a porta de entrada dos complexos universitários Ulbra, em Canoas, e Unisinos, em São Leopoldo.

O ministro das Cidades elogiou a alternativa para o transporte regular de passageiros, que promete agilidade, podendo desafogar o trânsito nas vias urbanas. "O sistema se coloca como excelente solução para curtas distâncias", disse ao idealizador, brincando que "foi preciso um carioca acreditar no projeto, para que os gaúchos tirassem do papel". Em relação às demais obras de 2014, o ministro lembrou que foram assinados recentemente contratos que utilizam recursos no valor de R$ 480 milhões para atender a obras de mobilidade urbana.
Fonte: Jornal do Comércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...