Até 2013, ano da Copa das Confederações - evento que precede a Copa do Mundo de 2014, o Ministério do Turismo (Mtur), através da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), vai capacitar 180 mil pessoas do segmento em todo o país.
O objetivo é fazer dos bares e restaurantes multiplicadores de informações para os visitantes brasileiros e estrangeiros. Ao todo serão investidos R$ 100 milhões no projeto Copa na Mesa, nos 65 destinos indutores do turismo escolhidos pelo MTur.
O objetivo é fazer dos bares e restaurantes multiplicadores de informações para os visitantes brasileiros e estrangeiros. Ao todo serão investidos R$ 100 milhões no projeto Copa na Mesa, nos 65 destinos indutores do turismo escolhidos pelo MTur.
O projeto está incluído dentro do Bem Receber Copa, do MTur, que tem meta de capacitar 300 mil profissionais até 2014. O investimento total, neste caso, será de R$ 400 milhões. Os empreendimentos serão divididos em três grupos: os TIPs (Tourists Informations Points); os MITs (Multiplicadores de Informações Turísticas); e os ambulantes formalizados. Os bares e restaurantes enquadrados na modalidade TIPs atuarão como pontos de informação turística, servindo de referência para os visitantes em busca de dicas sobre roteiros, hotéis e também sobre o funcionamento da cidade (hospitais, postos policiais, centros de compras, entre outros).
No caso dos multiplicadores (MITs) e dos empreendedores individuais, a ideia é fazer com que conheçam os destinos que serão capacitados para indicar. O treinamento contará também com noções de qualidade no atendimento, segurança alimentar e idiomas. Na lista de funções alvo do Copa na Mesa estão profissionais de cozinha, garçons e gestores de bares e restaurantes. Também está prevista, na iniciativa, a tradução de cardápios, com cinco opções de idiomas, a critério do empreendedor.
“A Copa do Mundo de 2014 é para onde todos estão voltando os olhos. A expectativa do Ministério do Turismo é que o número de turistas estrangeiros passe de 5 milhões ao ano para 12 milhões ao ano, até 2020. O investimento em treinamento não se perde”, explica o presidente-executivo da Abrasel Nacional, Paulo Solmucci Júnior.
Ainda este ano, no Brasil, serão treinados 15 mil profissionais, de 1.500 empreendimentos. No estado, de agosto a dezembro, a meta é atingir 120 empresas, ou 1.200 funcionários, e 2.400 empreendedores individuais. “Os treinamentos por estado dependerão da proporção entre o número de empresas e o de turistas que o destino recebe. São Paulo deve ficar com cerca de 20% ou 30% do total, enquanto o Recife terá em torno de 8%”, detalha Solmucci Júnior, para quem, exceto no quesito aeroportos, o país está preparado para receber o grande evento do futebol mundial.
“Comparando com o que eu vi na África do Sul, acho que temos condições de receber bem. Os bares e restaurantes são os únicos serviços que o turista utiliza com certeza. Ele pode viajar de avião, ou de ônibus; ficar em hotel, ou na casa de parentes; mas, necessariamente, faz refeições fora de casa. Temos a oportunidade de treinar um grande número de profissionais”, completou.
Fonte: Abrasel
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