.

.

Turismo de Galpão abre o Acampamento Farroupilha neste sábado

Serão 158 oficinas e atividades que acontecerão nos galpões de 40 entidades
Foto: Ricardo Giusti/PMPA

03/09/2016 

A partir deste sábado, 3, o público que se dirigir ao Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) para o primeiro fim de semana do Acampamento Farroupilha já poderá participar das oficinas do Turismo de Galpão. em sua 5ª edição, o projeto oferece aos visitantes oficinas práticas de interação com a cultura e as tradições gaúchas. Na edição deste ano serão 158 oficinas e atividades que acontecerão nos galpões de 40 entidades tradicionalistas parceiras do Turismo de Galpão. A abertura oficial do Acampamento Farroupilha ocorrerá na quarta-feira, 7. 

Programação será diária, entre 11h e 19h, de 3 a 20 de setembro
Foto: Maia Rubim/PMPA

Programa de sábado - A programação será diária, entre 11h e 19h, até o encerramento do evento, em 20 deste mês. Na manhã deste sábado, às 11h, as primeira atividades abertas ao público serão oferecidas nos piquetes O Mocambo (oficinas sobre Práticas Culturais: saberes diversos da etnia negra) e Galponeiros do Arambaré (oficina que ensina o preparo de arroz de leite).  À tarde, o Piquete Estância das Águas oferecerá a oficina Genealogia: A ciência da história da família, a partir das 15h. Na sequência, às 17h, a mesma entidade ensina como preparar a tradicional bebida típica do Rio Grande do Sul: o chimarrão. O Piquete Laços de Sangue faz um resgate ao passado do gaúcho com o Galpão Rural: Exposição de objetos antigos, às 19h. 

Inscrições - As inscrições para as oficinas e atividades do Turismo de Galpão devem ser feitas no Espaço de Hospitalidade, localizado próximo à entrada principal do Parque Harmonia, ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho. O local é o ponto de referência e de informações sobre toda a programação e de recepção aos visitantes  que são atendidos por recepcionistas que dominam outros dois idiomas (inglês e espanhol). Ali também são disponibilizados materiais impressos sobre as oficinas, mapa com a localização dos galpões que participam do Acampamento Farroupilha, além de informações turísticas da cidade. O Espaço de Hospitalidade do Turismo de Galpão funciona diariamente, das 9h às 22h.

O projeto Turismo de Galpão é uma iniciativa das secretarias de Turismo (SMTUR) e da Cultura (SMC), da 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha. A maioria das atividades é gratuita, e algumas terão intérprete para inglês e espanhol. A programação completa do Turismo de Galpão pode ser acompanhada pelo site www.portoalegrecriativa.info.

Outras atrações 

Festival - Este ano, o projeto traz como uma das atrações o 1º Festival Comida de Galpão, idealizado por Clarisse Chawrtzmann, nacionalmente conhecida como 'A Churrasqueira', que reunirá no Espaço de Hospitalidade alguns dos mais importantes chefs e cozinheiros do Rio Grande do Sul na criação de cardápios de valorização da culinária regional. No dia 20 de setembro, diferentes pratos da culinária gaúcha, preparados a partir da leitura contemporânea de criativos cozinheiros da cidade, estarão disponíveis ao público. O ingresso, por pessoa, será de R$ 20. 

Linha Turismo - O city tour oficial de Porto Alegre se integrará aos festejos farroupilha fazendo uma parada especial no roteiro Centro Histórico, entre 3 e 20 de setembro, junto ao Parque Harmonia. Os passageiros que estiverem no passeio poderão desembarcar para visitar o acampamento, o Espaço de Hospitalidade, interagir com a cultura gaúcha em oficinas do Turismo de Galpão e reembarcar, usando a mesma passagem, em um dos ônibus Linha Turismo que passarão pelo local de hora em hora, entre 10h05 e 16h05, aproximadamente. 

Datas oficiais do Acampamento Farroupilha de 2016

A abertura está programada para quarta-feira, 7 de setembro, com a chegada da chama crioula e o início das atividades oficiais. Com extensa programação de bailes, rodeio e competições de laço, rédeas e gineteadas, esta edição terá como tema Campeirismo Gaúcho e a Sua Importância Social e Cultural.

Cronograma para o Acampamento Farroupilha de 2016

Período oficial do evento:  de 7 a 20 de setembro
Período de montagem: de 20 de agosto a 2 de setembro
Vistoria dos Bombeiros: de 2 a 6 de setembro 
Período de desmontagem: de 21 a 30 de setembro


O Acampamento Farroupilha é uma realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, coordenada pela Secretaria Municipal da Cultura, em parceria com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), por meio da Fundação Cultural Gaúcha.

Serviços oferecidos na área do Acampamento Farroupilha no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho - Estância da Harmonia:

Estacionamentos - Em 2016, serão cinco áreas de estacionamento durante a semana e seis áreas no final de semana. Os estacionamentos, administrados por uma empresa particular, terão o valor unitário de R$ 20 para carros e motos. O funcionamento será integral durante o evento.  

Atendimento médico - O posto de saúde do Acampamento Farroupilha funciona 24 horas com ambulatório, sala de atendimento de emergência e ambulâncias de atendimento básico. Casos mais graves são encaminhados para o Hospital de Pronto Socorro. O posto fica ao lado do galpão da Brigada Militar.

Bancos - O Acampamento Farroupilha dispõe de caixas eletrônicos do banco Bradesco, localizado no Centro de Convivência. No Piquete da Associação dos Servidores do Banrisul existe um Caixa do Banco.

Segurança - A Brigada Militar tem presença ostensiva no Acampamento. A Polícia Civil instalou uma delegacia próxima ao Centro de Eventos. Equipes da Polícia Civil ficam de plantão 24 horas no posto. Além da Brigada Militar e Polícia Civil, tem presença permanente no Parque uma equipe do Corpo de Bombeiros.

Comércio - A Feira de Artesanato do Acampamento Farroupilha está localizada ao lado do Centro de Eventos, próxima à Fazendinha, onde ocorrem as provas campeiras. A feira possui mais de 60 estandes que vendem produtos gauchescos, como artesanato, vestimentas, utilidades para o lar, móveis e lazer. Para oferecer melhor conforto para os visitantes e participantes, os corredores possuem piso de madeira. 

Alimentação - A festa tradicionalista deste ano mantém as novidades dos anos anteriores. Dentre elas está uma picanharia, uma chopperia e um café campeiro que será vendido na padaria do parque. A praça de alimentação será voltada para a tradição e disponibilizará mais iguarias da culinária campeira. Há também padaria, açougue, revendas de gelo, lenha e carvão, depósito de bebidas, churrascaria e restaurantes típicos com ampla variedade de pratos. A praça terá estandes que venderão carnes de vários tipos, entrevero (sanduíche com carne de churrasco), pastel de carrera, frutas com chocolate e produtos coloniais, como queijo, salame, pão, cucas e doces típicos gaúchos.

Transporte - Este ano a novidade fica por conta dos ônibus Linha Turismo que operam o roteiro Centro Histórico e que irão fazer uma parada especial no Parque Harmonia para que os passageiros que estiverem a bordo possam desembarcar, visitar o acampamento, o Espaço de Hospitalidade e interagir com a cultura gaúcha nas oficinas do Turismo de Galpão. 

Linhas de ônibus para chegar ao Acampamento Farroupilha no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho:

Sentido Centro-bairro 

Origem: Centro

C1 – Circular Centro
C4 – Balada Segura
176 - Serraria/Rodoviária
178 - Praia de Belas
180 - Diário
188 - Assunção
244 - Santa Teresa
2441 - Santa Teresa/Mariano de Matos
255 - Caldre Fião
272 - Moradas da Hípica e derivadas
273 - Belém Novo/Hípica e derivadas
282 - Cruzeiro
2821- Pereira Passos
346 - São José
349 - São Caetano
360 - Ipê
376 - Herdeiros/ Esmeralda
394 - Mapa e derivadas
397 - Bonsucesso e derivadas
R32 - Rápida - Bonsucesso

Obs.: Na av. Borges de Medeiros, em frente ao IPE, há várias linhas provenientes da área central (terminais Borges e Salgado Filho) com destino à zona Sul.

Sentido bairro/Centro

Origem: Tristeza

110 - Restinga Nova Tristeza
11- Restinga Velha Tristeza
180 - Diário
188 - Assunção

Origem: Bairro Menino Deus/av Praia de Belas

178 - Praia de Belas
Origem: Protásio Alves

492 - Petrópolis/Sesc
Origem: av Ipiranga

T1 - Transversal 1
T1D - Direta

Obs.: Na av. Borges de Medeiros, em frente ao IPE, há várias linhas provenientes da zona Sul com destino à área Central (terminais Borges e Salgado Filho).

Outras informações no fone 156 e www.poatransporte.com.br


Cursos Online na área de Ciências Agrárias e da Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...