Pútin concede cidadania russa ao jogador brasileiro Mario Fernandes

Fernandes (esq.) durante o Campeonato Russo 2015, em que o CSKA foi campeão 

Foto:Mikhail Metzel/TASS

15/07/2016

Atualmente no CSKA, lateral-direito poderá ser reforço da seleção russa na Copa de 2018. Fernandes já havia anunciado que não pretende renunciar à nacionalidade brasileira.

O presidente russo, Vladímir Pútin, concedeu cidadania russa para o jogador de futebol brasileiro Mario Fernandes, segundo um decreto presidencial publicado pelo portal de informações jurídicas do Kremlin nesta quarta-feira (13).

Fernandes, que atua no CSKA Moscou de 2012, havia solicitado passaporte russo em maio deste ano, mas garantiu que não renunciaria à nacionalidade brasileira. “Tudo está certo, vou manter a dupla cidadania, tanto russa como brasileira”, disse, mais cedo, à agência TASS.

O ministro dos Esportes russo, Vitáli Mutko, que é também presidente da União Russa de Futebol, agradeceu a Pútin pela concessão da cidadania russa ao lateral-direito brasileiro. “O jogador queria ter um passaporte russo. Sou grato ao chefe de Estado por seu apoio”, disse.


“Estamos nos preparando frente à Copa do Mundo de 2018”, acrescentou o ministro russo. De acordo com as regras da Fifa, um jogador que queira mudar de cidadania para jogar por outra nação e que tenha participado da seleção de seu país de origem em partidas não oficiais, deve residir, pelo menos, por cinco anos no país em cuja equipe nacional pretende atuar.

O jogador foi vendido do Grêmio para o CSKA em abril de 2012, quando foi celebrado um contrato de 14 milhões de euros e válido por cinco anos. Fernandes atuou uma única vez pela seleção brasileira em outubro de 2014, em Cingapura, onde entrou no lugar do lateral direito Danilo e ajudou o Brasil a vencer o Japão por 4 a 0.

O brasileiro jogou 128 partidas pelo CSKA Moscou e marcou dois gols. No reforço da equipe moscovita, Fernandes venceu três campeonatos russos (2012/13, 2013/14 e 2015/16).

Fonte: Gazeta Russa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...