.

.

Tour de Experiência nos Estádios esclarece as operações durante a Copa

© Getty Images

27/05/2014

Viver uma experiência inesquecível dentro e fora dos estádios. Ter condições de desempenhar seu trabalho com tranquilidade e eficiência. É isso que esperam espectadores e profissionais de imprensa durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014,  que começa no dia 12 de junho, em São Paulo.

Para garantir que torcedores e jornalistas tenham informações precisas sobre como aproveitar os dias de jogos nos estádios, o Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo da FIFA organizou para a imprensa, nesta segunda-feira (26/5), no Maracanã, o segundo Tour de Experiência nos Estádios, realizado pela primeira vez na Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013.

Além do local da grande final da Copa do Mundo da FIFA, outras seis sedes receberão a atual edição do Tour de Experiência nos Estádios: Arena Amazônia (Manaus), Arena Pantanal (Cuiabá), Estádio das Dunas (Natal), Arena de São Paulo (São Paulo), Arena da Baixada (Curitiba) e Estádio Beira-Rio (Porto Alegre). 

O Tour de Experiência nos Estádios detalhou aos jornalistas as seguintes situações específicas e operações em dias de jogos:

·       Chegada ao estádio;
·       Filas de entrada;
·       Verificação de segurança;
·       Passagem por catracas;
·       Resolução de problemas com ingressos;
·       Explicação sobre o ingresso da Copa do Mundo da FIFA;
·       Serviços de alimentação e entretenimento para o espectador;
·       Acessos a assentos marcados;
·       Simulação de atuação de Steward na arquibancada;
·       Operações no Centro de Imprensa do Estádio;
·       Visita ao Broadcast Compound;  
·       Operação da Sala de Entrevistas Coletivas  

Confira abaixo um resumo de cada situação e/ou operação específica:

Chegada ao estádio

O diretor de operações da CET-RIO, Joaquim Diniz, passou aos jornalistas informações sobre como acontecerá o acesso ao Maracanã em dias de jogos. Ressaltou que os portões do estádio estarão abertos a partir de três horas antes do iníco das partidas e que o público deve optar pelo transporte coletivo, utilizando trens e ônibus para chegar e sair do estádio.

Filas na entrada e verificação de segurança

Com a ajuda de voluntários, o gerente de Serviços ao Espectador do COL, Marco Sansoni, orientou a formação de filas na entrada do Maracanã com os “torcedores” passando por corredores gradeados. Em seguida, os “torcedores” passaram pelos detectores de metal e receberam uma orientação importante: em dias de jogos, devem evitar levar bolsas e mochilas para o estádio, contribuindo para a fluidez das filas de acesso.

“A mensagem principal que devemos passar aos torcedores é que cheguem aos estádios com antecedência. Os portões serão abertos três horas antes do apito inicial e, chegando cedo, o espectador entra no estádio com tranquilidade e pode aproveitar os serviços oferecidos”, disse Marco Sansoni.

Passagens por catracas e situações específicas com ingressos

Após a verificação de segurança, os “espectadores” foram conduzidos às catracas, onde os ingressos dos jogos são validados. Situações específicas como o acesso de portadores de necessidades especiais, idosos, mães com criança de colo e mulheres grávidas foram simuladas, assim como a resolução de problemas com ingressos.

Explicações sobre o ingresso da Copa do Mundo

Marco Sansoni ressaltou que os ingressos da Copa do Mundo da FIFA possuem diferenças importantes, dependendo do estádio em que cada partida será realizada. Na Arena da Baixada (Curitiba), Arena Pantanal (Cuiabá), Arena Fonte Nova (Salvador), Estádio das Dunas (Natal), Estádio Castelão (Fortaleza) e Arena de São Paulo (São Paulo), a primeira informação a ser lida pelo espectador para chegar ao seu assento é “Entrada”, seguida de “Portão”, “Bloco”, “Fileira” e, finalmente, “Assento”. Já na Arena Amazônia (Manaus), Arena Pernambuco (Recife), Beira-Rio (Porto Alegre), Estádio Mineirão (Belo Horizonte), Estádio Nacional (Brasília) e Maracanã (Rio de Janeiro), os espectadores deverão observar primeiro “Portão”, “Nível”, “Bloco”, “Fileira” e, por último, “Assento”.

Serviços de alimentação e entretenimento para o espectador

O líder do grupo de Marketing da FIFA, Dominique Boyer, mostrou aos jornalistas o local onde ficará o Commercial Display da FIFA no Maracanã  – área em que o público terá acesso a opções de entrenimento e serviços durante os jogos da Copa do Mundo.

“O nosso objetivo é fazer com que os torcedores cheguem cedo e aproveitem todos os nossos serviços e, também, todas as ações que os patrocinadores da Copa do Mundo da FIFA promoverão nos estádios”, comentou Boyer.

Já o Chefe do Departamento de Marketing da FIFA no Brasil, Jay Neuhaus, passou informações sobre serviços de alimentação e bebidas nos estádios. “No Maracanã serão 523 pontos de venda. Esse número aponta para uma média de uma estação para cada 110 torcedores. Em todos os estádios, teremos 4.928 posições no total.”, informou Jay Neuhaus.


Acesso a assentos marcados e simulação de atuação de Steward na arquibancada

Na arquibancada do Maracanã, a equipe de Serviços ao Espectador do COL mostrou como os torcedores serão orientados até seus assentos numerados. Na simulação, foi testada a situação em que um torcedor chega ao seu lugar e ele está ocupado. Neste caso, o torcedor procurou a ajuda de um Steward, que conduziu o espectador que estava no assento errado, ao local correto.

Operações no Centro de Imprensa do Estádio, visita ao Broadcast Compound e Operação na Sala de Coletivas

A parte final do Tour de Experiência nos Estádios foi dedicada especificamente ao trabalho dos jornalistas, que receberam orientações sobre a operação e serviços disponíveis no Centro de Imprensa do Estádio (SMC); uso de credenciais e SADs (Supplementary Access Device); Tribuna de Imprensa e Zona Mista. Também conheceram o local onde ficará o Broadcast Compound e participaram de uma entrevista coletiva, com a presença do Gerente de Integração Operacional do COL, Tiago Paes, do Presidente da Rio Eventos, Leonardo Maciel e do Diretor do Metrô Rio, Gilberto Flores.

Fonte: FIFA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...