Grenoble - França
Créditos: Divulgação/Site FIFA
|
08/06/2019
Porta de entrada para a bela região dos Alpes franceses, Grenoble recebe o primeiro jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo Feminina no domingo (9)
A estreia está próxima! No domingo (9), a Seleção Brasileira começa sua caminhada na Copa do Mundo Feminina diante da Jamaica, às 10h30 (horário de Brasília), no Stade des Alpes, em Grenoble. Conectando passado, presente e futuro, a cidade localizada no sudeste da França possui mais de dois mil anos de história e é considerada a porta de entrada para a bela região dos Alpes franceses. Fundada em 43 a.C., a capital do departamento de Isère é a maior cidade dos Alpes, a frente de Innsbruck. A Seleção se junta aos mais de 160 mil habitantes de Grenoble até a estreia na Copa do Mundo, no dia 9 de junho, diante da Jamaica.
Jogos Olímpicos de Inverno 1968
Destino turístico popular, principalmente para quem curte um frio e esportes de inverno, Grenoble já foi a sede dos Jogos Olímpicos de Inverno em 1968. Na ocasião, a décima edição dos Jogos contou com 37 países e 10 modalidades esportivas. A Noruega foi a primeira colocada no quadro geral, conquistando 14 medalhas, sendo seis de ouro. Foi o primeiro país a superar a União Soviética desde sua entrada nos Jogos em 1956.
Futebol em Grenoble
Apesar dos esportes de inverno ocuparem um espaço especial em Grenoble, o futebol também abrilhanta a região dos Alpes franceses. O time local é o Grenoble Foot 38, uma fusão do Olympique Grenoble Isère e Norcap Grenoble, em 1997. No entanto, a fundação do time é creditada a mesma do clube de origem, em 1892. O primeiro nome da equipe foi FC Grenoble e, até o nome atual, foram cinco mudanças.
Mesmo com pouca tradição no cenário nacional, o Grenoble Foot 38 possui dois títulos da segunda divisão francesa e algumas participações na Ligue 1. O máximo de tempo que ficou na elite do futebol na França foram duas temporada consecutivas, entre 2008 e 2010. Além disso, alguns jogadores famosos já desfilaram pelos gramados da cidade, como Youri Djorkaeff, Olivier Giroud, Gustavo Poyet e Sofiane Feghouli.
Time do Grenoble Foot 38
Créditos: Julien Diaferia/Grenoble Foot 38
|
Stade des Alpes
Fundado no dia 15 de fevereiro de 2008, o Stade des Alpes, que será o palco da estreia da Seleção Feminina na Copa do Mundo, é a casa do Grenoble Foot 38. O estádio foi construído para receber as partidas da equipe na primeira divisão francesa. Com capacidade pra pouco mais de 20 mil pessoas, o Stade des Alpes atualmente divide suas atenções entre futebol e rúgbi.
Stade des Alpes - Grenoble
Créditos: Divulgação/Site FIFA
|
Uma união entre passado e futuro
Próxima de Lyon, local onde a Seleção desembarcou na França antes de chegar em Grenoble, a capital dos Alpes é rica em cultura, reunindo teatros, monumentos históricos e museus. O Museu de Grenoble - um dos principais de arte francesa - e o Museu de História Natural ficam na região. Além disso, Grenoble também possui uma bastilha, mas não aquela famosa da Revolução Francesa. Esse forte medieval fica no topo de um monte e possui uma das vistas mais bonitas da cidade. Valorizando o passado, mas também pensando no futuro, Grenoble abriga quatro grandes instituições de ensino superior e também é conhecida como uma cidade universitária.
Fonte: CBF
Nenhum comentário:
Postar um comentário