.

.

EFEITO COPA AMÉRICA AINDA NÃO É SENTIDO NO COMÉRCIO DE PORTO ALEGRE

Foto: Guilherme Testa

Comércio projeta vendas inferiores as registradas na Copa do Mundo de 2014

13/06/2019 

Por Cláudio Isaías
        
O movimento de vendas pela Copa América, nas lojas de Porto Alegre, ainda está tímido. Entre os produtos procurados pelo público estão as camisetas das seleções, principalmente a do Brasil. Os lojistas esperam que nos próximos dias as vendas apresentem uma melhora. Em uma loja da rua dos Andradas, no Centro Histórico, um funcionário informou que as pessoas estão adquirindo bandeiras e camisetas da Seleção Brasileira. Para atrair a atenção dos consumidores, o estabelecimento comercial também está vendendo cornetas e pantufas nas cores verde amarela e réplicas da taça Jules Rimet, apesar da competição ser a Copa América. No Centro Popular de Compras, o POP Center, o comerciante Auri Souza disse que possui camisetas das seleções do Brasil, Colômbia, Argentina, Chile e Uruguai.

"A mais vendida é a da Seleção Brasileira e da Colômbia. A minha expectativa é que às vendas apresentem uma melhora na próxima semana com o começo da competição", ressaltou. Souza disse ainda que comercializa uma média de 30 camisetas por dia de times de futebol. No segundo andar do POP Center, o quiosque onde trabalha Santa Ana Alves chama atenção pela decoração verde amarela. No local, é possível adquirir camisetas das seleções do Brasil, Uruguai, Argentina, Colômbia e do México, que não está competição. 

Na avaliação da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL/RS), a Copa América não vai representar um acréscimo significativo nas vendas varejistas gaúchas. O clima da competição não está tão aquecido quanto se imaginava, mas pode crescer na medida em que os primeiros jogos em Porto Alegre acontecerem. A melhor perspectiva está centrada nos jogos que Uruguai e Argentina vão disputar em Porto Alegre. O Uruguai vai enfrentar o Japão no dia 20 de junho, enquanto a Argentina vai estar na Capital em 23 de junho, jogando contra o Catar. Esses dois jogos devem atrair um bom número de turistas dos dois países, o que segundo a FCDL/RS, deve fomentar a hotelaria, bares e restaurantes.

De acordo com a FCDL/RS, no caso do Brasil ficar em primeiro lugar no seu grupo na competição, a Seleção vai jogar as quartas de finais em Porto Alegre, no dia 27 de junho. E isto poderá ser um fator importante para aumentar o interesse dos gaúchos com a Copa América, trazendo torcedores de outros pontos do país e incrementando, um pouco, as vendas do comércio local. Em 2014, durante a Copa do Mundo, Porto Alegre recebeu cinco jogos da competição e um levantamento realizado logo após o término do Mundial, mostrou que os turistas deixaram R$ 350 milhões na cidade. As áreas de hotelaria e gastronomia faturaram cerca de R$ 200 milhões e o comércio, cerca de R$ 150 milhões. Itens como roupas e calçados tiveram bom desempenho em junho e julho de 2014.

Segundo a FCDL/RS, a Copa América, no entanto, deverá registrar indicadores muito menores do que esses, tendo em vista o potencial de consumo de bem menor do que o de uma Copa do Mundo. Por isso. Não há uma grande expectativa de que as lojas atuem com produtos diretamente ligados ao evento, como camisas das seleções, flâmulas e bandeiras, por exemplo. Ainda assim, a recomendação é que os lojistas estejam preparados para bem receber os turistas, tentando, na medida do possível atender suas necessidades e compreendendo as diferenças que eles tem em relação ao dia a dia dos gaúchos. Um aspecto positivo e importante da Copa América é a reafirmação da vocação turística de Porto Alegre, reiterando que a cidade possui plenas condições de receber grandes eventos e turistas estrangeiros com qualidade, com rede de hospedagem, de alimentação e de lojas de alto nível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...