Secretaria fez 31 atendimentos de saúde e 116 inspeções sanitárias na Arena
Foto: Patrícia Coelho/SMS PMPA
|
21/06/2019
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou 31 atendimentos de saúde e 116 inspeções sanitárias na Arena do Grêmio nessa quinta-feira, 20, feriado de Corpus Christi, durante a partida disputada entre o Japão e o Uruguai, válida pela Copa América.
Nas fiscalizações, são vistoriados serviços de alimentação e ambulatórios de atendimento de saúde e ambulâncias. Foram 28 atendimentos clínicos e três por trauma, com uma remoção de paciente por serviço móvel do Samu. O total de serviços vistoriados foi de nove, sem observação de irregularidades sanitárias.
Dos serviços de alimentação – incluindo food trucks instalados na Esplanada do estádio, bares e lanchonetes de permissionários da Arena do Grêmio e áreas para convidados da Conmebol, camarotes e áreas vip – das 116 vistorias, foram detectadas irregularidades em um food truck, que resultou na apreensão de 9kg de carne com prazo de validade expirado e 90 unidades de pães vencidos.
“Os trabalhos começam pelo menos quatro horas antes do início do jogo e só terminam após o final da partida”, explica o gerente da Unidade de Vigilância Sanitária da SMS, Marcelo Páscoa Pinto, que coordena uma equipe formada por 20 servidores – 16 da vigilância em saúde municipal e quatro do Centro Estadual de Vigilância em Saúde.
Próximos jogos - No sábado, 22, as equipes da Vigilância Sanitária vão vistoriar, a partir das 14h30, os food trucks da Arena 1 - programação prevista para todos os dias de jogos da Seleção Brasileira, que se realiza no Anfiteatro Pôr do Sol, na orla do Guaíba. No domingo, a partir do meio-dia, os servidores voltam à Arena do Grêmio, para vistoriar os serviços de alimentação e atendimento em saúde, antes do jogo entre as seleções da Argentina e do Qatar, marcado para as 16h.
Além das vistorias na Arena 1 e na Arena do Grêmio, a SMS mantém plantão na sede da Vigilância em Saúde municipal, pré e durante os jogos do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) Porto Alegre, instância que, em contato com Cievs estadual e nacional, monitora eventuais eventos adversos, como comunicação de suspeita de casos de doenças infecciosas e presta apoio às equipes de campo em caso de necessidade.
Plantão também é realizado pela vigilância epidemiológica do município. Desde a chegada de turistas e delegações, comissões técnicas e de arbitragem, além de convidados, a Porto Alegre, não houve notificação de suspeitas de agravos em pessoas vinculadas à programação da Copa América.
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre
Nenhum comentário:
Postar um comentário