.

.

CATAR LANÇA SEU SEGUNDO ESTÁDIO A TRÊS ANOS DA COPA, E XEIQUE MUDA NOME OFICIAL DURANTE INAUGURAÇÃO

Reuters

16/05/2019

Rebatizada de Al Wakrah para Al Janoub, arena que custou aproximadamente R$ 2 bilhões e vai receber partidas até as quartas de final é a primeira construída do zero para o Mundial de 2022

Por Plácido Berci e Thiago Lima* — Doha, Catar

A quinta-feira foi dia de dar "salaam aleikum" (cumprimento árabe também chamado na versão aportuguesada por "salamaleico") para mais um estádio da Copa do Mundo no Catar. A três anos do Mundial de 2022, já está de pé a primeira arena construída do zero para a próxima edição do maior evento esportivo do planeta, que enfim fará sua estreia no Oriente Médio.

Catar apresenta mais um estádio para a Copa de 2022

Mas o estádio mal nasceu e já se vê envolvido em situações inusitadas. No dia de sua inauguração, por exemplo, com todo o material de divulgação pronto, inclusive placas de trânsito na cidade, uma mudança radical: por decisão do emir Tamim bin Hamad al-Thani, uma espécie de rei do Catar, o palco foi rebatizado em meio à cerimônia para Al Janoub, que significa "o Sul" e fica 15 km abaixo da capital Doha. O xeique compareceu ao evento e foi aplaudido de pé pelos torcedores.

Placa na entrada do estádio com o nome "antigo" de Al Wakrah — Foto: Thiago Lima

Pode parecer algo arbitrário, mas o que Tamim decidir é respeitado. O rei é tão popular que tem seu rosto estampado em várias construções. E seu prestígio não é só pelo status da família real, ele é adorado pelo povo. Principalmente depois da crise com os vizinhos Arábia Saudita e Emirados Árabes, que fecharam as fronteiras recentemente. Teve que procurar outros países em uma operação mais cara que o rei bancou do "próprio bolso" para evitar prejuízos.

Outra polêmica aconteceu em 2013, antes mesmo do início das obras, quando o projeto foi divulgado. A parte estética da cobertura, de autoria da renomada arquiteta iraquiana Zaha Hadid, que também das Olimpíadas de Londres e Tóquio, foi comparada até na imprensa ao órgão genital feminino. O que impactou pelo conservadorismo do Mundo Árabe, majoritariamente muçulmano. Mas a própria criadora, antes de morrer em 2016, tratou a comparação como machismo.

Projeto da cobertura do Al Janoub foi alvo de polêmica por conta do conservadorismo 

Foto: Reprodução

Festa, zebra e elogios

Polêmicas à parte, a inauguração foi em grande estilo. Parecia até abertura de Copa do Mundo: estádio lotado (38.678 torcedores), fogos de artifício, show de luzes, apresentação ensaiada sobre o mapa-múndi, uma taça gigante e mensagens convidando a todos para o Mundial do Catar. O evento de abertura escolhido foi a Amir Cup, uma espécie de Copa do Brasil local.

E o Al Janoub já estreou mostrando que gosta de surpresa. O Al Saad, do astro Xavi, um dos embaixadores da Copa no Catar, era o favorito, mas foi goleado pelo "azarão" Al Duhail por 4 a 1, com dois gols do belga-brasileiro Edmilson Jr. Fora de campo, lendas do passado prestigiaram e elogiaram o palco, como os brasileiros Cafu e Roberto Carlos; o espanhol Fernando Hierro; o camaronês Eto'o; o holandês Gullit, entre outros.

Com Xavi em campo, Al Sadd foi goleado e perdeu o título da Amir Cup — Foto: Reuters

– É impressionante a estrutura que estão fazendo para 2022. Vimos estádios maravilhosos, e esse é um deles. É uma coisa absurda, eles querem fazer a melhor Copa do Mundo de todos os tempos e estão melhorando à cada dia. Pensaram nas seleções, nos torcedores, está sendo tudo muito lindo e me impressionou bastante. É muito parecido (aos estádios europeus). Estão procurando imitar, colocando um pouco de ar condicionado aqui dentro (risos) – exaltou Roberto Carlos.

Outra novidade para a imprensa internacional, convidada pelo comitê da Copa para a inauguração, foi experimentar a sensação de um estádio climatizado com ar-condicionado abaixo das cadeiras na arquibancada. Porém, não foi o primeiro estádio a estrear a tecnologia, pois o Khalifa, reaberto em 2017 após a reforma, também conta com o sistema, que estará em todas as arenas da Copa.

Roberto Carlos e Cafu foram os brasileiros que foram na inauguração 

Foto: Divulgação / Road to 2022

O primeiro estádio inaugurado da Copa foi o próprio Khalifa, que já existia e foi apenas reformado. Os outro sete estão sendo construídos do zero, como o Al Janoub, que levou aproximadamente cinco anos para ficar pronto e teve um custo estimado em cerca de R$ 2 bilhões – valor maior do que o preço final do Mané Garrincha, o mais caro do Mundial do Brasil em 2014, por 1,4 bilhão.

*A reportagem viajou a convite do comitê organizador da Copa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...