Evento envolve 120 jogadores amadores que representarão seus respectivos países
Foto: Brayan Martins/ PMPA
|
01/06/2018
Com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), o projeto de integração esportiva que envolve refugiados e migrantes terá início em Porto Alegre neste fim de semana. A chamada Copa dos Refugiados de Futebol envolve a participação de 120 jogadores amadores que representarão seus respectivos países de origem: Angola, Colômbia, Guiné Bissau, Haiti, Líbano, Peru, Senegal e Venezuela.
Neste sábado, 2, a primeira etapa da disputa será no Estádio Passo D’Areia do Esporte Clube São José, a partir das 9h. As semifinais e a grande final do torneio serão realizadas no Estádio Beira-Rio, neste domingo, 3, às 13h. Além dos jogos, está programada uma ação de empregabilidade, com cadastramento de currículos de refugiados, que posteriormente serão encaminhados para empresas da indústria, comércio e serviços do Rio Grande do Sul.
O vencedor da etapa de Porto Alegre disputará a Copa do Brasil de Refugiados, um quadrangular que envolverá também os vencedores do torneio regional que será realizado em São Paulo (em julho) e no Rio de Janeiro (em agosto), assim como um time misto, composto por refugiados de diferentes nacionalidades.
A etapa de Porto Alegre da Copa dos Refugiados já está em seu segundo ano e é realizada pela ONG África do Coração, em parceria com a Ponto Agência de Inovação Social. São apoiadores do projeto a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), a Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, a Associação Antônio Vieira (ASAV), o Sport Club Internacional, gestora do estádio B.RIO, Esporte Clube São José, Federação Gaúcha de Futebol, Associação Buriti de Arte, Cultura e Esporte (ABACE), Beat Conteúdo e Relacionamento, Agência Matriz, Fuerza Studio, Uniritter e Sociedade Libanesa. A patrocinadora oficial da etapa de Porto Alegre da Copa do Brasil de Refugiados é a marca de arroz SunRice.
Para assistir aos jogos em Porto Alegre, será cobrado ingresso único no valor de R$ 10,00, venda antecipada pelo site www.copadosrefugiados.com e na plataforma Sympla - www.sympla.com.br. O ingresso é único e válido para os dois dias de jogos.
Os recursos arrecadados serão destinados ao projeto Tunipiquês – ação social que promoverá cursos gratuitos sobre linguagem e cultura brasileira aos refugiados e migrantes, visando facilitar a inserção dessa população na sociedade brasileira e no mercado de trabalho. A expectativa é de que o público presente nos jogos supere os números do ano passado, ultrapassando três mil pessoas.
Copa dos Refugiados - A Copa dos Refugiados surgiu em 2014 na cidade de São Paulo, uma iniciativa da ONG África do Coração com o apoio do ACNUR. O evento reflete um projeto de integração de pessoas refugiadas por meio do esporte, envolvendo refugiados que representam seus países de origem que buscam promover suas culturas, talentos e conhecimentos.
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre
Nenhum comentário:
Postar um comentário