01/06/2018
Por Bruno Viterbo
Depois de conhecer cada uma das 11 cidades que vão receber os jogos da Copa do Mundo na Rússia, agora é hora de conhecer três países que estarão no caminho do Brasil: as três seleções que jogarão com a Seleção na primeira fase, integrantes do Grupo E.
O time do técnico Tite terá uma baixa importante: o mítico mascote Canarinho Pistola foi vetado pela FIFA, que dará prioridade ao lobo Zabivaka, mascote oficial do Mundial. O enfezado pássaro amarelo era uma das armas para amedrontar os adversários…
Vamos começar pela última seleção no caminho brasileiro: a Sérvia. A última partida do Brasil na primeira fase será no dia 27 de junho, contra um país cheio de história e transformações.
A Sérvia foi parte da Iugoslávia, chegou a ser uma confederação (Sérvia e Montenegro, que durou apenas três anos), até declarar sua independência em junho de 2006.
Sua capital e principal cidade é Belgrado, que atrai turistas de todo o mundo em busca da mistura entre cultura – por meio da arquitetura, museus e teatros –, praias e rios com paisagens deslumbrantes, e as famosas chatas flutuantes, que servem de base para quem quer cair na gandaia durante a noite.
Para curtir a cidade, a pedida são as kafanas – não confunda com o kafta, prato árabe! Aqui, as kafanas são as antigas tavernas, que reuniam os intelectuais, jornalistas, enfim: a boemia do lugar. Hoje, são locais ideais para encontro com amigos e curtir boa música. O lugar principal é a rua Skadarska (foto no topo da matéria). O charme é ainda maior, já que carros não passam por lá.
Igreja de São Sava
Para comer, a gastronomia sérvia é influenciada pela cozinha mediterrânea. As carnes são o prato principal, e o destaque é a pljeskavica – tem formato de hambúrguer, e vem com vários acompanhamentos. Já o cevapi é um prato com carne moída em tiras, muito popular na Sérvia.
Para visitar, não deixe de ir ao Kalemegan, também conhecida como Fortaleza de Belgrado, e a Igreja de São Sava, considerada um dos maiores templos ortodoxos do mundo.
Fortaleza de Belgrado
A língua oficial é o sérvio, da mesma origem das línguas eslavas do sul (bósnio, croata, entre outras). Só um detalhe: a Sérvia conserva o alfabeto cirílico, aquele que, para nós, não passam de símbolos. Mas não precisa se preocupar: muitos lugares mostram os dois alfabetos, já que o número de turistas é cada vez mais crescente.
A Sérvia está em 35º lugar no ranking de seleções da FIFA – entre os adversários do Brasil, a pior colocada. Por outro lado, revelou um dos talentos do esporte: o tenista campeoníssimo Novak Djokovic.
бон воиаге! Ou melhor: boa viagem!
Fonte: Jornal SPNorte
Nenhum comentário:
Postar um comentário