Clóvis Fernandes, o Gaúcho da Copa, marca presença na Copa América
Rodrigo Calvozzo / Goal Brasil
|
17/06/2015
Há 20 anos acompanhando a Seleção em diversos torneios, torcedor símbolo do Brasil elogia o clima e a estrutura montada no Chile para receber a Copa América
Cafu, 150 jogos, o jogador com mais partidas pela Seleção. Será? Clóvis Fernandes, de 60 anos, garante que tem mais. "Tenho 157 partidas, amanhã contra a Colômbia, completarei a de número 158", brinca. Figura sempre presente nos compromissos do Brasil, o corretor de imóveis, conhecido como o "Gaúcho da Copa", coleciona momentos inesquecíveis ao lado do time canarinho.
Afinal, no seu "currículo" constam sete Copas do Mundo, sete Copas América, quatro Copa das Confederações e uma Olimpíada. "Até a Fifa já reconheceu que sou o 12º jogador da Seleção. Estou ali no banco de reservas para o que precisar. Neymar que se cuide", avisa, aos risos, Clóvis, natural de Porto Alegre.
O Gaúcho da Copa esteve na Copa do Mundo de 2010 - Getty Images |
O torcedor-símbolo começou a seguir o Brasil em 1990 e não parou mais. "Tento juntar um troquinho para viajar todo ano. Se não consigo, fico devendo", conta ele. Cada nova "aventura" é registrada com um broche no chapéu, típico gaúcho.
O TRI CONTAGIOU
E tudo começou na época do tricampeonato, em 1970, quando assistiu pela TV a primeira transmissão a cores de um Mundial. Ao ver Pelé e companhia brilharem no México, prometeu a si mesmo: "Ainda assistirei a uma Copa ao vivo e a cores. Se Deus quiser, farei isso".
Exatos 20 anos depois, na Itália, começava a empreitada. Então dono de uma pizzaria, deixou o trabalho de lado, comprou as passagens e rumou ao Velho Continente
Apesar da força do elenco, o Gaúcho se diz pronto para ajudar o time do Brasil - Getty Images. |
COPA AMÉRICA 2015
Sobre a competição no Chile, o "Gaúcho da Copa" se mostra confiante, apesar de reconhecer que o torneio será equilibrado. "Todas as equipes têm jogadores famosos na Europa, vêm com muita vontade de ganhar e de bater a Seleção", acredita.
Clóvis Fernandes trata de alertar o Brasil de Dunga ao falar da Colômbia, adversário desta quarta-feira, às 21h (de Brasília), em Santiago, pela segunda rodada do Grupo C. "Eles vão ter que fazer o jogo da vida deles, pois perderam para a Venezuela. Precisamos atuar como na vitória do Peru, correndo, com vontade, mostrar força", conclui.
Fonte: CA2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário