.

.

Ruínas de São Miguel das Missões comemoram 30 anos como patrimônio da humanidade

Haverá uma programação de eventos para comemorar a data - Foto: Banco de Imagens.
12/12/2013

Os 30 anos do tombamento das Ruínas de São Miguel como Patrimônio Cultural da Humanidade foram comemorados em uma solenidade oficial, nessa segunda-feira (9), no município da Região Missões. O evento contou com a presença de representantes da Secretaria do Turismo (Setur/RS), do município, além de deputados, membros do poder público e privado ligados ao turismo, historiadores, entre outros.

A programação alusiva à data conta com o apoio da Setur/RS e se estende até a sexta-feira (13), com discussões sobre a pesquisa arqueológica, exposição fotográfica missioneira; encontro de benzedeiros, rezadeiros e mateiros; shows regionais diversificados; sessão de cinema nas ruínas; bailes; gincana cultural; apresentações folclóricas e lançamento do curta gaúcho Projeto Missões.

"Conservar e valorizar a história dos povos é fundamental para que outras pessoas possam conhecer as Ruínas de São Miguel. A Setur investe na Região das Missões, norteada pelo turismo como vetor de desenvolvimento do Rio Grande do Sul", disse a representante da Setur/RS no ato, Cora Chiappetta.

O prefeito de São Miguel das Missões, Hilário Casarin, saudou a todos que contribuíram para o trabalho. "É uma satisfação comemorar junto a vocês essa data tão especial. São 25 anos de emancipação da cidade e 30 anos do tombamento das Ruínas de São Miguel como patrimônio cultural da humanidade", disse.

Para a representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado, a data é significativa. "A história das ruínas de São Miguel vai além da estrutura de pedra e o que tem por detrás dela. Não pertence somente à cidade, mas ao mundo", salientou.

Seminário internacional 
Em comemoração aos 30 anos da declaração do Sítio de São Miguel Arcanjo como Patrimônio da Humanidade, a Setur/RS promove o seminário internacional "Missões - Patrimônio da Humanidade: turismo cultural e preservação", nesta quinta (12) e sexta-feira (13), em São Miguel das Missões, no Hotel Park Tenondé. A atividade ocorre em parceria com o Iphan e prefeitura do município. 
O Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo abriga parte da antiga redução Jesuítica-Guarani de São Miguel Arcanjo, fundada por volta de 1687, e o Museu das Missões, inaugurado em 1940. A elevação à Patrimônio da Humanidade reconheceu o valor histórico do local, que também completa 75 anos de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Investimentos 
De acordo com a secretária do Turismo, Abgail Pereira, o sítio é parte importante da história do Rio Grande do Sul e, como tal, deve ser valorizado.

"Estamos investindo nas Missões com o objetivo de atrair ainda mais turistas às ruínas. Entre as ações que estamos realizando com esse intuito, além da realização deste seminário, foi firmado um convênio com a Associação Amigos das Missões em a Setur repassou R$ 185 mil para a aquisição de áudioguias em sete idiomas para o espetáculo Som e Luz, além de uma versão infantil em português, espanhol e guarani e uma em libras para auxiliar os deficientes auditivos", disse. 

Abgail destacou ainda que a Setur faz está a em um projeto do PAC das Cidades Históricas, do Ministério do Turismo (Mtur), que prevê a construção de um Centro Cultural das Missões, onde haverá um local diferenciado para receber os turistas. 

Confira a programação: 

12 de dezembro - Quinta-feira 

8h30min - Abertura oficial com a presença da secretária do Turismo, Abgail Pereira 
9h30min - Painel "História e Arqueologia nas Missões", com Arno Kern, PUCRS

- Arqueologia histórica nas missões jesuíticas coloniais platinas, Eduardo Neumann, UFRGS

- A escrita indígena nas reduções do Paraguai (séculos XVII e XVIII), Walmir Pereira, Unisinos

- Patrimônio Cultural da Humanidade e os Guarani Mbya 
Moderação: Ronaldo Colvero, diretor da UniPampa - Campus São Borja 
12h - Intervalo 
13h30min - Painel "Arte, Arquitetura e Urbanismo nas Missões", com Ramón Gutierrez, Conicet, Argentina

- Urbanismo das missões guaranis - um modelo alternativo, Darko Sustersic, UBA, Argentina

- Contribuição dos Guarani no desenvolvimento de novos padrões artísticos na imaginária e na arquitetura missioneira, Myriam Ribeiro de Oliveira, UFRJ

- O universo iconográfico das imagens jesuítas do tipo missioneiro: notas para uma abordagem geral do tema 
Moderação: Eduardo Hahn - Superintendente IPHAN-RS 
15h30min - Intervalo 
16h - Painel "Antropologia e Etnologia nas Missões, com Beatriz Freire, IPHAN

- Missões revisitadas: o Registro de São Miguel Arcanjo a partir de concepções Guarani, Flávio Leonel Abreu da Silveira, UFPA

- Paisagem missioneira e transculturação na porção austral brasileira e Ariel Ortega, cineasta e cacique da Aldeia Koenju 
Moderação: Muriel Pinto, Unipampa - Campus São Borja 
18h30min - Encerramento 
20h - Cinema nas Ruínas - apresentação do filme Duas Aldeias, uma Caminhada, realizado pelo grupo de jovens guaranis (sacristia da antiga igreja de São Miguel Arcanjo) 
21h30min - Espetáculo Som e Luz 
13 de dezembro - Sexta-feira 
9h - Painel "Marketing do Turismo Cultural", com Américo Córdula, secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Victor Toniolo, coordenador de Acompanhamento e Estruturação de Produtos Embratur, Carlos Augusto Silveira Alves, presidente da Associação Amigos das Missões, e Camila Mumbach, diretora de Promoção e Marketing da Setur/RS 
Moderação: Geovani Gisler, Instituto Iguassu-Misiones 
12h - Intervalo 
13h30min - Painel "Patrimônio e Turismo Cultural nas Missões", com Pedro Salmeron, Instituto Andaluz do Patrimônio Histórico (IAPH), Espanha

- Estratégias comparadas sobre turismo cultural nos Guias da Paisagem de Alhambra e Sevilha: bases de partida para o caso das Missões Jesuítico-Guarani, Andrey Schlee, IPHAN/Brasília e Ramón Gutierrez, Conicet, Argentina

- Projeto Itinerário Cultural do Mercosul - Missões 
Moderação: Maximilianus Pinent - diretor de Desenvolvimento do Turismo da Setur-RS 
15h30min - Intervalo 
16h - Painel "As Missões como Patrimônio e Paisagem Cultural, com Ana Lúcia Goelzer Meira, IPHAN/RS

- A trajetória do IPHAN nas Missões: da pedra e cal às referencias imateriais, Diego Luis Vivian, IBRAM

- Museu das Missões: 1940 - 2013 e Pedro Salmerón, Instituto Andaluz do Patrimônio Histórico

- IAPH, Espanha - Guia da Paisagem das Missões 
Moderação: Prefeitura Municipal de São Miguel das Missões 
18h30min - Encerramento 
20h - Cinema nas Ruínas - apresentação do filme Duas Aldeias, uma Caminhada, realizado pelo grupo de jovens guaranis (sacristia da antiga igreja de São Miguel Arcanjo) 
21h30min - Espetáculo Som e Luz


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...