![]() |
| Crédito: Divulgação |
07/12/2013
Por Mário Marcos
Um dos grandes destaques nas Copas do Mundo, pelo menos desde o distante 1974 da Laranja Mecânica, tem sido a participação da torcida holandesa. Vestidos de laranja, alegres, adeptos de dosagens industriais de cerveja, os torcedores promovem invasões pacíficas das cidades, do entorno dos estádios e das arquibancadas. De quebra, trazem o reforço de belas e autênticas loiras. São eles, com bandeiras, cânticos e o laranja das roupas que estarão em Porto Alegre em junho do próximo ano, quando a Holanda jogar contra a Austrália, no Beira-Rio, assim como fizeram na África, por exemplo (foto). Prepare-se para a festa.
Como a partida anterior da Holanda será dia 13, uma sexta-feira, em Salvador, é provável eu já no sábado eles estejam por aqui. Eles e os atacantes Van Persie, do Manchester United, e Robben, do Bayern de Munique. Serão três ou quatro dias de laranja nos bares e nas ruas da cidade – e com gastos em euros. Não é só.
Porto Alegre vai receber também os franceses de Ribéry e, especialmente, os vizinhos argentinos, os mesmos que ocupam o litoral, daqui a Santa Catarina, todos os anos. Desta vez, eles virão para incentivar Messi – e, como os holandeses, com quatro dias de intervalo entre um jogo e outro.
São três grandes seleções, mas aqui estarão também os africanos da Nigéria e suas danças, os sul-coreanos e seu entusiasmo crescente pelo futebol desde a Copa de 2002, mais hondurenhos e argelinos. Tudo isso daqui a pouco mais de seis meses – mas tudo já começou, desde que as bolinhas revelaram os nomes e os grupos das 32 seleções no sorteio realizado na tarde de sexta-feira na Costa do Suípe, na Bahia.
A partir de agora, o brasileiro terá a Copa do Mundo cada vez mais presente em seu dia a dia. Delegações das seleções farão visitas periódicas para conferir hospedagem, deslocamentos, logística de treinos, locais para a concentração. Sempre acompanhados pela imprensa. Será assim nas próximas semanas já com o programa de cada uma das equipes definido. Vai aumentar com a proximidade da Copa e se intensificar nas semanas anteriores. A Copa, na verdade, começou de fato e de direito.
Nada se compara, claro, com o ambiente da própria Copa. Serão semanas como Porto Alegre nunca viu – e o público local será convidado a participar. Vira uma grande festa.


Nenhum comentário:
Postar um comentário