.

.

Visibilidade gerada pela Copa altera planejamento em segurança, alertam especialistas


O evento reuniu referências nacionais e internacionais no tema - Foto: Beto Rodrigues/FDRH.

18/10/2013

Segurança Pública e Preparação para Grandes Eventos foi o tema do seminário promovido pela Rede Escola de Governo, da Fundação de Desenvolvimento e Recursos Humanos (FDRH), nesta sexta-feira (18). O evento reuniu especialistas que são referência nacional e internacional no tema, como o consultor estadunidense Peter Tarlow; o diretor do Centro de Estudos da Acadepol do Rio de Janeiro, Camilo Dornellas; e o vereador de Porto Alegre Alberto Kopittke, que há mais de 10 anos trabalha com questões de segurança.

O diretor-presidente da FDRH, Jorge Branco, e a diretora de Educação e Formação, Sandra Bitencourt, abriram a atividade que contou também com a presença do Secretário de Segurança de Porto Alegre, José Freitas. 

Kopittke relatou experiências na organização e na forma como a segurança foi conduzida durante os Jogos Pan-Americanos de 2007. Dornellas e Tarlow destacaram que é preciso investir em capital humano, em profissionais da área de segurança que tenham diferentes habilidades e capacidades. Os três painelistas salientaram que a Copa do Mundo não é um evento do Brasil, mas mundial. As atenções da mídia internacional estarão voltadas para o país, e é preciso haver planejamento no que se refere à manobra de crises, especialmente ao que se refere às manifestações sociais. Os especialistas enfatizaram, ainda, que o Brasil pode se tornar palco para reivindicações dos problemas mundiais e que deve haver atenção à possibilidade de atos terroristas, tendo em vista à projeção que megaeventos assumem. 

A FDRH, por meio da Rede Escola de Governo, realizou diferentes cursos sobre o tema da segurança pública. Em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, está em andamento uma pós-graduação sobre o tema. Também houve cursos de extensão em Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de Segurança. Em parceria com a Universidade Feevale, foram realizadas seis turmas em Mediação de Conflitos e Gerenciamento de Crises. Ao todo, a Rede Escola de Governo, em conjunto com 32 universidades, já chegou a mais de 14 mil servidores públicos e agentes sociais; destes, cerca de 1000 foram ou estão sendo formados em temas correlatos à segurança.
Durante a tarde, os convidados visitaram o Estádio Beira-Rio, que sediará os jogos da Copa em Porto Alegre. 

Segurança na Copa

O Rio Grande do Sul investe em qualificação técnica e humana na preparação da área para a Copa do Mundo. Equipamentos de última tecnologia e capacitação de grande parte do efetivo estão entre as ações. No Estado, a preparação de segurança para o Mundial está na reta final, confira: 
http://www.copa2014.rs.gov.br/conteudo/2927/seguranca-publica


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...