.

.

Mais de 300 cursos de qualificação gratuitos para 2014

19/10/2013

Cerca de 400 cursos profissionalizantes serão ministrados com prioridade pela Secretaria Municipal do Trabalho e Empregos (SMTE), em 2014, na Capital. A informação foi apresentada por Flávia Pereira da Silva, administradora na área de Informações sobre o Mercado, na reunião mensal da Comissão Municipal de Empregos. O objetivo foi subsidiar os participantes a respeito dos cursos que terão prioridade nas ofertas de qualificação que deverão ser desenvolvidas conforme o Programa Nacional de Ensino Técnico (Pronatec).

A análise levou em consideração o Mapa Estratégico da Prefeitura, as Metas de Gestão já pactuadas, as Demandas do Orçamento Participativo e o Plano de Metas aprovado para o Programa Cidades Sustentáveis, bem como as vagas não ocupadas segundo informações do Sine Municipal. Conforme Flávia Pereira, foram identificadas como principais áreas de tendências relacionadas à Copa de 2014 e às Olimpíadas de 2016, à Economia Solidária, e à Área Naval em razão do projeto Porto da Capital, bem como as áreas para investimento dos empreendedores.

“O cruzamento dessas informações resultou na correspondência aos eixos do Pronatec: Ambiente e Saúde, Turismo, Hospitalidade e Lazer, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Recursos Naturais, Produção Alimentícia e Desenvolvimento Educacional e Social” enfatiza a técnica. As principais ocupações identificadas nesse estudo em relação às vagas não ocupadas do Sine Municipal foram: Açougueiro, Garçom, Agente de Microcrédito, Gesseiro, Almoxarife, Jardineiro, Assistente de Vendas. Marceneiro, Atendente de Lanchonete, Montador de Estruturas Metálicas, Auxiliar de Lavanderia, Operador de Caixa, Auxiliar de Manutenção Predial ,Padeiro, Confeiteiro, Pintor de Obras, Copeiro, Promotor de Vendas, Estivador, Recreador, Frentista e Vigilante.

De acordo com o estudo apresentado por Flávia Pereira, para os empreendedores foram identificadas as atividades relacionadas à Estética e Rejuvenescimento, Saúde Pessoal, Cuidado com os Idosos, Consultoria Pessoal, Planejamento Financeiro e, no segmento da Tecnologia da Informação (TI): o Desenvolvimento de Software, Comunicação Digital e Alimentos Personalizados.

O presidente da Comissão Municipal de Empregos, Pompeo de Mattos, titular da SMTE considerou o estudo muito importante, por alinhar as propostas de Brasília, pelo Pronatec em plena sintonia com as necessidades de qualificação para o mercado de trabalho da Capital. Destacou também a apresentação do Programa do 2º Fórum Municipal do Trabalho, que este ano tem como tema “Pleno Emprego em Tempos de Crise”, que será realizado dia 5 de novembro no Auditório do TCE- Tribunal de Contas do Estado. As inscrições gratuitas estão abertas no site da SMTE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...