![]() |
| © Getty Images |
24/08/2013
Em sua visita ao país para acompanhar a evolução das obras em arenas que receberão a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, reuniu-se com representantes dos meios de comunicação nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, para compartilhar suas impressões sobre diversos assuntos. Pouco antes, o diretor de marketing da FIFA, Thierry Weil, também conversou com os jornalistas sobre as primeiras horas do processo de venda de ingressos para a competição.
Veja um resumo do que foi dito:
- Jérôme Valcke, secretario-geral da FIFA
Sobre os estádios visitados nesta semana
"Em São Paulo não é uma arena da Copa do Mundo: é uma arena do Corinthians que vai ter jogos da Copa do Mundo. É um estádio de futebol muito bonito. Você tem a sensação de que tudo foi feito por alguém que vai usar o estádio. Ele foi construído para o futebol. Em Curitiba, a partir do momento em que acordamos em deixar para depois da Copa a cobertura retrátil, o clube aceitou e não há mais preocupações quanto ao tempo de entrega. E Curitiba é excelente em mobilidade pública. Em Manaus, já temos as datas do cronograma, e isto é importante. Quatro jogos serão disputados lá. Vi e fiquei deslumbrado com um programa relacionado à Copa do Mundo, o Amazonas Bilíngue, com as crianças aprendendo inglês. Não estou incomodado quando dizem que só nos preocupamos com estádios. Claro, sem estádio não há Copa. E sem motor um carro não anda, mas sempre dizemos que futebol não é só um jogo, é muito mais do que isso. Há um série de programas como o Amazonas Bilíngue. Certos estádios abrigam escola, hospital, clínica. Há muitos programas lançados como consequência direta da Copa. E nem falo das melhorias nas cidades, falo do que está relacionado aos estádios."
Sobre partidas da Copa do Mundo disputadas sob calor
"Já foram realizadas partidas em lugares onde fazia muito mais calor do que em Manaus. O Brasil é um país em que, no mesmo, dia pode fazer 0 grau em Porto Alegre e 25 em Manaus. As decisões sobre o calendário de jogos foram tomadas ouvindo peritos médicos, levando em conta o setor de competições. É possível jogar futebol em Manaus em junho e julho com o calor que se faz lá. Jogadores de França, Espanha e Itália jogam em julho e agosto, que são meses muito quentes. Fez mais de 36 graus neste verão. A maior parte dos jogadores está acostumada. Quando os jogadores precisarem se hidratar, o árbitro terá liberdade de interromper o jogo duas ou três vezes. Isto ainda vai ser discutido. Os árbitros terão essa liberdade. Para nós, o mais importante é a saúde dos jogadores e espectadores."
Sobre a polêmica da discriminação sexual no Mundial de Atletismo, na Rússia
"Há princípios no mundo do esporte quanto à luta contra a discriminação e o racismo. Para nós, é muito importante. Nós pedimos esclarecimentos e não vamos abrir mão da nossa luta contra discriminação. Protegemos opiniões diferentes, direitos de cada um, aquilo que faz com que nosso mundo seja um bom mundo. Nós estamos trabalhando bem com a Rússia. De jeito nenhum a FIFA vai renunciar a seus princípios. Não me pergunte se isto significa que a FIFA pode ameaçar uma retirada da Copa do Mundo. Não é. É uma discussão com as autoridades russas. Estamos esperando esclarecimentos. Não vamos ter discriminação na Copa do Mundo. A tolerância é zero contra a discriminação, e não só o racismo, mas tudo que pode cercear a liberdade de cada um: orientações políticas, sexuais, seja lá o que for."
- Thierry Weil, diretor de marketing da FIFA
Sobre os países com mais solicitações
“Não vendemos ingressos. Temos mais de 2,3 milhões de pedidos e, com certeza, a maioria é do Brasil. Tenho que dizer que é natural, porque o Brasil sabe onde seu time vai jogar a maioria dos jogos. Por isso, tantos pedidos. O segundo país com mais pedidos é a Argentina, que deve estar pensando em fazer a final contra o Brasil. Em terceiro, os Estados Unidos e, depois, uma longa lista de países que ainda não sabem onde seus times vão jogar.”
As categorias mais procuradas
“Com certeza, a maior procura de ingressos é pela categoria 4. O resto é dividido entre as outras categorias. Quase um milhão para a categoria 4, 200 mil para a categoria 1, 130 mil para a categoria 2, 260 mil para a categoria 3. Isso são números de ontem (terça-feira, 20/8), com 1,5 milhão de solicitações.”
Comprar, mesmo sem ainda saber as equipes
“Em primeiro lugar, gostaria de agradecer ao público brasileiro pelo interesse enorme, solicitando ingressos. Claro que todo mundo está interessado nos jogos da Seleção Brasileira, na Abertura e na Final. Gostaria de sugerir que solicitem seus ingressos antes de saberem que países vão jogar em sua cidade. Quando todos souberem, o resto do mundo vai entrar na disputa e solicitar ingressos. Se você morar numa das cidades-sede e quiser dizer aos netos que estava lá e viu a Copa do Mundo da FIFA, deve pedir ingresso agora, mesmo sem saber quais jogos vão ser. A vantagem de pedir agora é que, quando os 31 outros países souberem onde vão jogar, os jogos de suas seleções vão ser muito mais procurados. Outros vão esperar o sorteio. Se eu fosse de Natal e quisesse ver um jogo, seja quais fossem as seleções, eu pediria ingressos agora. Depois do sorteio, eu terei menos chance de ter ingresso. É só uma recomendação, nada mais.
Fonte: FIFA

.png)
Nenhum comentário:
Postar um comentário