* Texto e fotos que não possuem fonte foram retiradas do blog Malas e Panelas.
1. Prefeitura Municipal de Porto Alegre
O prédio do Paço Municipal possui em sua unidade as características básicas de uma arquitetura com matrizes classicistas. A Fonte Talavera de La Reina é um monumento da cidade de Porto Alegre. Encontra-se em frente ao prédio da prefeitura, na Praça Montevidéo número 10, e foi um presente da colônia espanhola em 1935, por ocasião da comemoração do centenário da Revolução Farroupilha. Sinaliza o marco zero da cidade.
jeffersonbernardes (CC BY-NC-SA 2.0)
2. Guaíba
O Lago Guaíba é a mais forte expressão geográfica de Porto Alegre e marca da identidade paisagística da cidade. A orla fluvial soma 72 Km de extensão e é um dos espaços de lazer ao ar livre mais movimentado da cidade.
ddkluc (CC BY-NC-SA 2.0)
3. Praça da Alfândega
Construída no fim do século 18, foi um dos primeiros sítios de ocupação dos açorianos que iniciaram a fundação da cidade. Famosa pelas grandes paineiras, ipês e jacarandás, a Praça da Alfândega abriga no circuito entre as ruas da Praia, a mais antiga do Centro Histórico, e 7 de Setembro, belos prédios históricos ocupados por espaços culturais de primeira linha, a poucos passos um do outro: o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs), o Santander Cultural e o Memorial do Rio Grande do Sul.
zealfredor (CC BY-NC-SA 2.0)
4. Casa de Cultura Mário Quintana
Ocupa o prédio do antigo e chique Hotel Majestic, restaurado em 1990 e tombado como patrimônio histórico do Estado em 1982. O nome faz justa homenagem a um dos mais importantes poetas brasileiros, Mário Quintana, que fez de um dos quartos do hotel sua residência por quase 15 anos.
zecafona (CC BY-NC-SA 2.0)
5. Catedral Metropolitana
Com a transferência da capital do Estado, que mudou de Viamão para Porto Alegre, tornou-se evidente a necessidade da construção de uma igreja com dimensões correspondentes à nova situação de Porto Alegre. Pelos anos de 1793, a nova igreja de uma só nave e sem torres, dominava no alto da colina sobre o casario branco da vila de Porto Alegre. A atual Catedral Metropolitana começou a ser erguida em 1921 e foi concluída somente em 1986.
manhattan104 (CC BY-NC-SA 2.0)
6. Mercado Público
É um mundo de tradição, diversidade e beleza ligado à memória e ao imaginário da cidade. Mais de 100 mil pessoas circulam diariamente pelas 107 bancas e lojas distribuídas nos dois andares do Mercado Público, patrimônio histórico e cultural de Porto Alegre e onde se encontra de tudo: produtos e utensílios típicos gaúchos, frutas exóticas e hortigrangeiros, carnes, temperos e especiarias da culinária internacional, artigos religiosos afrobrasileiros, artesanato, padarias, lojas de vinhos e cachaçaria com o melhor da produção nacional.
dpfeiffercardoso(CC BY-NC-ND 2.0)
7. Parque Farroupilha (Redenção)
É o mais tradicional ponto de lazer e convivência dos porto-alegrenses e um dos locais preferidos para manifestações culturais de rua. Nos finais de semana, mais de 70 mil pessoas passeiam por seus 37 hectares repletos de monumentos, recantos e jardins temáticos, um grande lago, parque de diversões infantis, canchas de futebol e de bocha e pista de atletismo.
ddkluc(CC BY-NC-ND 2.0)
8. Parque Moinhos de Vento (Parcão)
É o pulmão verde do bairro mais chique de Porto Alegre, o Moinhos de Vento. A área de 11,5 hectares, que foi a praça de corrida mais frequentada no antigo hipódromo da capital, é mais conhecida como Parcão. Fim de semana no Parcão é sinônimo de muita gente bonita, rodas de chimarrão nos gramados e descontração, embalada também pelos bares e cafés das ruas que contornam o parque e que oferecem boas opções de sucos e lanches.
podrepobreepoeta(CC BY-NC-SA 2.0)
9. Theatro São Pedro
Foi inaugurada em junho de 1858, época em que Porto Alegre denominava-se Província de São Pedro. Localizada no Centro Histórico, a casa de espetáculo é considerada uma das mais belas do país. A construção tem o estilo barroco português e, internamente, veludo e ouro na decoração. A disposição da platéia, em forma de ferradura, é característica do teatro italiano da época. O prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual desde 1984.
ddkluc (CC BY-NC-SA 2.0)
10. Fundação Iberê Camargo
Porto Alegre é uma capital em que os contrastes se complementam. Ao mesmo tempo em que o patrimônio histórico e cultural é cuidado e preservado, é a primeira cidade no continente que exibe a obra vanguardista de Álvaro Siza. Os conceitos arrojados do premiado arquiteto português estão no prédio do Museu da Fundação Iberê Camargo, que transformou Porto Alegre em um pólo irradiador da arte moderna e contemporânea.
tibimeirellez (CC BY-NC-SA 2.0)
11. Usina do Gasômetro
No dia 15 de novembro de 1928, era inaugurada uma das primeiras edificações em concreto armado do Estado, projetada para gerar energia elétrica à base de carvão mineral para Porto Alegre. Em novembro de 2008, a Usina do Gasômetro completa 80 anos e se caracteriza como um dos principais centros culturais da capital gaúcha.
suzanagudolle (CC BY 2.0)
12. Estádio Beira Rio
O Estádio Beira-Rio é a casa dos colorados, o palco das grandes conquistas do Internacional, eternizadas no gramado por onde desfilaram os grandes craques do Clube mais vencedor do Sul do País. O Gigante da Beira-Rio segue forte e sólido há 43 anos, recebendo com orgulho a Maior e Melhor Torcida do Rio Grande. De olho no futuro e na Copa de 2014, o Estádio está passando por uma grande reforma de modernização.
ddkluc (CC BY-NC-SA 2.0)
13. Arena do Grêmio
O novo estádio do Grêmio, de 60 mil lugares, com capacidade para receber jogos oficiais da FIFA, além de espetáculos e shows, integrado a um complexo multiuso com um centro de convenções de mais de 20 mil m², um hotel com 240 apartamentos, um shopping Center, um centro empresarial, uma área residencial e 5300 vagas de estacionamento.
OAS – arena.gremio.net
14. Solar dos Câmara
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), pois, além de seu valor histórico, passou a ser o remanescente mais antigo de arquitetura residencial do século XIX em Porto Alegre. Hoje o Solar dos Câmara é um espaço cultural completo, disponibilizando diferentes ambientes e programas à comunidade.
al.rs.gov.br
15. Parque Marinha do Brasil
Construído sobre a área de aterro da orla do Guaíba, oportuniza um contato muito especial com suas águas. Em 12 de outubro de 1997, durante a 1ª edição da Bienal do Mercosul, inaugurou-se no Parque Marinha do Brasil o primeiro e único “jardim de esculturas” da cidade, a fim de propiciar a convivência artística da comunidade em um espaço público de lazer.
dpfeiffercardoso (CC BY-NC-SA 2.0)
16. Hidráulica Moinhos de Vento – DMAE
A Estação de Tratamento de Água Moinhos de Vento é responsável pelo abastecimento de 14 bairros da cidade. Entre as atrações que podem ser encontradas no local estão a torre da Hidráulica Moinhos de Vento – antiga casa de filtros construída em 1910 e desativada em 1969, o prédio histórico – construído em 1928 com arquitetura inspirada no Palácio de Versalhes, com traços ecléticos positivistas, os jardins com um belo chafariz e a Galeria de Arte.
downthewaterfall(CC BY-NC 2.0)





























.jpg)



.png)
Nenhum comentário:
Postar um comentário