![]() |
| Divulgação Internacional e Portal da Copa/ junho 2013 |
29/07/2013
Atualmente, 30 módulos das partes 1 e 2, além de oito da parte 3 estão instalados. Nos próximos dias será erguido o primeiro módulo da parte 4, que pesa cinco toneladas. Estrutura metálica deve ser concluída em novembro
A cobertura do estádio Beira-Rio, palco de Porto Alegre para cinco jogos da Copa do Mundo de 2014, será composta de 65 folhas que estão sendo montadas em quatro partes (P1, P2, P3 e P4). Atualmente, 30 módulos da P1 e P2, além de oito da P3 estão instalados. Nos próximos dias será erguido o primeiro módulo da P4, com cinco toneladas. Assim como os demais, foi montado no pátio da arena. As equipes foram divididas em seis frentes de trabalho, com 80 pessoas envolvidas diretamente no processo, além das equipes de apoio. São instaladas de três a quatro folhas por semana.
![]() |
| Divulgação Internacional |
O cronograma das obras prevê a conclusão da estrutura metálica até o fim de novembro. A partir de setembro, a membrana que cobrirá as folhas começa a ser instalada e tem previsão de conclusão em dezembro. De origem alemã, a película passa por beneficiamento e preparo na fábrica. Ela vem para o Brasil em navios e já nas medidas corretas.
A cobertura está sendo confeccionada em PTFE (Politetrafluoretileno), material sintético com diversas propriedades vantajosas para o uso na construção civil. Nos módulos principais (folhas) a membrana é opaca e entre as folhas, translúcida, o que permitirá a iluminação interna do estádio.
Ao ser instalada, a membrana das folhas tem uma coloração bege. Poucos dias depois, com a ação do sol, passa para o branco. A nova cobertura terá superfície com propriedades antiaderentes, o que facilita a limpeza, é classificada com incombustível (segura contra o fogo) e durabilidade comprovada (algumas estruturas similares em obras internacionais são mantidas desde a década de 70 sem sinais de deterioração).
A data de entrega do estádio é dezembro de 2013. A obra de modernização do Beira-Rio alcançou a marca de 74% de conclusão no fim de junho.
» Confira a sequência da montagem da cobertura no vídeo abaixo
Fonte: Portal da Copa



.png)
Nenhum comentário:
Postar um comentário