.

.

Primeiro teste para a Copa mobiliza prefeitura de Porto Alegre

Centro Integrado de Comando vai integrar atividades durante o amistoso 
Crédito: Vanessa Silva/PMPA/Divulgação CP
07/06/2013

Amistoso entre Brasil e França na Arena terá operação especial das diversas secretarias

Porto Alegre terá seu primeiro "gostinho" de Copa do Mundo ao receber um clássico do futebol internacional neste domingo. A prefeitura anunciou, nesta quinta-feira, mobilização especial das diversas secretarias envolvidas para garantir segurança e mobilidade adequadas no amistoso de Brasil e França, que será realizado na Arena do Grêmio.

Uma operação conjunta está sendo traçada entre Mobilidade Urbana, Segurança, Saúde e Fiscalização. O plano integral será finalizado nesta sexta-feira, no Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic), em reunião coordenada pelo vice-prefeito, Sebastião Melo. O objetivo será integrar os diferentes serviços envolvidos em grandes eventos e garantir o compartilhamento de informações e o atendimento de qualidade à população. 

Conforme nota da prefeitura, este é considerado o primeiro teste da Capital para a Copa do Mundo de 2014. A partida deverá reunir mais de 50 mil pessoas que vão precisar se deslocar por pontos críticos da cidade, principalmente na zona Norte e na região central. No domingo, a movimentação de torcedores e o evento serão acompanhados pelo Ceic, com a presença do prefeito, José Fortunati.

A principal novidade para o jogo será a implantação de um corredor de emergência na Voluntários da Pátria, para deslocamentos de agentes de Segurança e Trânsito, assim como ambulâncias. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) terá 200 agentes trabalhando no evento, e serão mobilizadas duas linhas extras de ônibus e 350 táxis para atender ao público. A Guarda Municipal vai atuar com 30 agentes e 10 motos, fiscalizando principalmente as nove praças da região. O SAMU vai contar com uma ambulância no local e outra na base do Humaitá. Fiscais da secretaria de Produção, Indústria e Comércio (Smic) também vão atuar no entorno, coibindo a venda irregular de bebidas alcoólicas e alimentos. Além disso, 14 agentes do Procon estarão acompanhando as operações na Arena, tanto das vendas online de ingressos, já encerradas, como bilheteria e lancherias, e também divulgando o Estatuto do Torcedor.

O coordenador do centro, Airton Costa, explica que o compartilhamento dos planos de trabalho de cada órgão, além do reconhecimento da estrutura responsável pelo apoio a grandes eventos, é fundamental para a pronta-resposta a qualquer ocorrência. “Com o centro integrado, melhoramos o serviço prestado ao cidadão. Compartilhando informações e atuando juntos, garantimos segurança e orientação para os visitantes, assim como mantemos o funcionamento de rotina da cidade”, explicou.

A secretaria de Obras e Viação (Smov) e os departamentos de Água e Esgotos (DEP) e de Limpeza Urbana (DMLU) também vão trabalhar no entorno, na conservação de vias, iluminação pública, tapamento de bueiros e serviços de capina e limpeza, o que vai envolver 54 homens, três caminhões e uma retroescavadeira. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...