11/06/2013
Projeto do Sebrae, o Brasil Original desenvolve espaço nas cidades-sede para grupos do país inteiro exporem suas criações
Turistas do Brasil e do mundo inteiro poderão conhecer e levar para casa durante a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014 um pouco da beleza e diversidade do artesanato nacional. Para incentivar o desenvolvimento desse mercado e mostrar aos turistas a qualidade do artesanato brasileiro, o Sebrae montou showrooms em cinco cidades-sede dos jogos (Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte, Salvador e Rio de Janeiro).
“Nossa estimativa é receber, em cada showroom, pelo menos 60 mil visitantes e alcançar mais de R$ 500 mil em volume de negócios”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.
A iniciativa permitirá ao visitante conferir de perto peças originais produzidas em todo o país, como tapeçarias, rendas, cestaria, cerâmica, marchetaria e produtos em fibras naturais. Os showrooms têm como público-alvo a população local e os turistas atraídos pelos grandes eventos esportivos.
Pensando nos visitantes, o número mais significativo das peças deve reunir objetos de tamanho pequeno e médio, o que vai facilitar o transporte, principalmente para aqueles que viajam grandes distâncias. Os ambientes exibirão trabalhos do Brasil inteiro.
Durante a Copa das Confederações - que começa na capital do País no dia 15 de junho -, os showrooms do Brasil Original vão funcionar:
- Brasília: no ParkShopping (SAI/SO Área 6580 - CEP: 71219-900);
- Fortaleza: na Avenida Monsenhor Tabosa;
- Belo Horizonte: no Circuito Cultural Praça da Liberdade;
- Salvador: no Shopping Barra (Av. Centenário, 2992 - Chame-Chame - CEP 40140-400);
- Rio de Janeiro: no Shopping Rio Sul (R. Lauro Muller, 116 - Botafogo).
Os showrooms estão relacionados com a estratégia de reposicionamento do artesanato brasileiro adotada pelo Sebrae, que busca a elevação da produção artesanal brasileira a um patamar de sofisticação e agregação de valor.
Os turistas poderão apreciar o design contemporâneo e a decoração sofisticada dos próprios showrooms, situados em locais privilegiados do ponto de vista do fluxo turístico. Os ambientes trazem em seu conceito a ideia de que o artesanato representa a cultura e beleza das tradições brasileiras.
Em Salvador, o espaço funcionará em uma área de 360 metros quadrados, dentro do Shopping Barra. O espaço terá peças de cem artesãos atendidos pelo Sebrae na Bahia e pelo Instituto Mauá, órgão do governo estadual. O projeto Brasil Original em Salvador também exibirá trabalhos de outros sete estados. Ainda nesse showroom, haverá áreas destinadas a produtos certificados pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) e selecionados pela 3ª Edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato.
Em Belo Horizonte, o showroom do Brasil Original ficará no Centro de Referência em Economia Criativa. O espaço será organizado no estilo de uma galeria, com uma iluminação especial. Terá apenas obras de mineiros, para valorizar a diversidade e a riqueza do artesanato do estado.
Formalização
Outro aspecto que evidencia a profissionalização da arte popular diz respeito à formalização dos artesãos. Todos os grupos que foram selecionados para participar precisaram, como um dos requisitos, possuir o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), garantia da formalização. Além de realizar as exposições com os artesãos, o Sebrae promoveu uma série de atividades de capacitação junto aos profissionais. Eles passaram por cursos sobre otimização da produção, desenvolvimento de coleções, gestão empresarial e outros temas.
Fonte: Agência Sebrae


.png)
Nenhum comentário:
Postar um comentário