.

.

PERGUNTAS E RESPOSTAS: VEJA O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A TECNOLOGIA 4G


05/05/2013

As seis sedes da Copa das Confederações terão cobertura do serviço nas regiões das arenas e aeroportos

As seis sedes da Copa das Confederações FIFA Brasil 2013 – Brasília, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro – terão os serviços da tecnologia 4G para dispositivos móveis com pelo menos 50% de cobertura. De acordo com o estabelecido nos contratos com as operadoras vencedoras da licitação ocorrida em abril de 2012, as regiões dos estádios e aeroportos deverão estar entre as áreas com cobertura da tecnologia.

O Brasil é o primeiro país a sediar um evento de porte mundial com a tecnologia de quarta geração para telefones móveis. A tecnologia permite conexões à internet, através de dispositivos móveis, com velocidade até dez vezes superior às redes atuais. O 4G permitirá melhor acesso a conteúdos multimídia como vídeos em alta definição, videoconferências e músicas diretamente da internet.

» Saiba mais sobre a tecnologia 4G:

O que é o 4G?
4G é a quarta geração de telefonia móvel. A tecnologia permite conexões à internet, através de dispositivos móveis, com velocidade até dez vezes superior às redes atuais. O 4G permitirá melhor acesso a conteúdos multimídia como vídeos em alta definição, videoconferências e músicas diretamente da internet.

Quando a tecnologia estará disponível?
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que realizou o leilão da faixa de frequência de 2,5 GHz para implantar o 4G no Brasil, definiu o seguinte cronograma:

- até 30 de abril de 2013, o 4G estará disponível nas 6 cidades-sede da Copa das Confederações (Brasília, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Fortaleza e Belo Horizonte);
- até o fim de 2013,  a nova tecnologia terá de ser implantada em mais 6 capitais que vão sediar a Copa do Mundo de 2014 (São Paulo, Porto Alegre, Cuiabá, Curitiba, Manaus e Natal);
- até 31 de dezembro de 2014, em todas as capitais com mais de 500 mil habitantes;
- até 31 de dezembro de 2015, em todas as cidades com mais de 200 mil habitantes;
- até 31 de dezembro de 2016, em todas as cidades com mais de 100 mil habitantes;
- até 31 de dezembro de 2017, em todas as cidades com mais de 30 mil habitantes.

Como vai funcionar a nova tecnologia no Brasil?
Inicialmente, o 4G no Brasil vai funcionar na frequência de 2,5 Gigahertz. Essa faixa é a mesma utilizada atualmente em 27 países da Europa, Ásia e Oriente Médio. Outros 22 países planejam implantar a nova tecnologia na mesma frequência escolhida pelo Brasil.

A tecnologia 4G opera em várias frequências no mundo. Alguns países utilizam a de 2,5GHz, outros a de 1,8 GHz ou de 2,1 GHz e outros ainda a faixa de 700 MHz. Estados Unidos e Argentina, por exemplo, usam a faixa de 700 MHz. No Brasil, essa frequência vai abrigar o 4G depois da digitalização da TV aberta, que hoje ocupa essa faixa do espectro.

Posso usar o 4G no meu celular atual?
O 4G só poderá ser utilizado em aparelhos compatíveis com a nova tecnologia, ou seja, seu celular deve ser necessariamente do tipo smartphone ou tablet que permite acesso à internet. Hoje existem no mundo cerca de 400 equipamentos compatíveis com essa tecnologia. Alguns modelos já são vendidos no Brasil. Mas para utilizar, o usuário deve adquirir um plano com sua operadora.

Meu celular 4G também funciona em 3G e 2G?
Sim. Os aparelhos 4G poderão funcionar nas redes 2G e 3G. Se o usuário contratou um plano 4G, poderá usar a rede 3G em áreas onde ainda não há cobertura da nova tecnologia. A mudança de rede de 4G para 3G ocorre de forma automática. Sempre que houver cobertura de 4G, o celular vai captar o sinal.

A internet 4G vai funcionar em qualquer lugar da minha cidade?
As operadoras têm de garantir a cobertura da tecnologia em pelo menos 50% da área urbana nas cidades brasileiras, de acordo com o cronograma definido pela Anatel no leilão da faixa.

Por que alguns smartphones não funcionam em 4G no Brasil?
Porque operam em faixas de frequência diferentes da utilizada pelo Brasil. Mas o celular irá continuar funcionando normalmente, apenas não terá acesso ao 4G. A União Internacional de Telecomunicações estuda unificar a produção de aparelhos para que operem o 4G multifrequência, como ocorreu com a implantação da tecnologia 3G no mundo.

O que deve fazer  o turista estrangeiro que vier ao Brasil?
Se quiser usar a tecnologia 4G e seu aparelho não for compatível com a tecnologia brasileira, terá que trocar de aparelho.  Mas a recomendação geral é adquirir um chip nacional porque evitará o alto custo do roaming internacional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...