Airton Michels falou da estratégia da pasta para a Copa
Crédito: Vinícius Roratto
|
26/02/2013
Cursos para capacitar policiais militares começam em março
Questões ligadas à segurança durante a Copa do Mundo de 2014 mobilizaram a Brigada Militar a promover um seminário para tratar do evento, nesta terça-feira, na Academia de Polícia em Porto Alegre. Órgãos do governo estadual e municipal se encontraram para unificar informações e elaborar projetos para capacitação de oficiais gaúchos para o maior evento esportivo.
Um dos organizadores das palestras, o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), major André Luiz Córdova, afirmou que o cronograma de segurança para a Copa está dentro do previsto e o encontro serviu para unificar as práticas a serem adotadas, tanto na Capital como no interior. A partir de março, oito grupos de oficiais farão cursos no Rio de Janeiro para aperfeiçoar técnicas de manejo de grandes multidões. “Eles vão atuar como multiplicadores do conhecimento para toda a corporação”, ressaltou.
O secretário de Segurança Pública, Airton Michels, também falou para cerca de 200 policiais militares que acompanharam as palestas no auditório. Ele ressaltou a importância do trabalho integrado entre a Capital, o Estado e o governo federal. Além disso, disse que é preciso eleger prioridades para manter os serviços que contemplem a maioria da população. Na mesma linha, o secretário municipal da Segurança de Porto Alegre, José Freitas, salientou que as parcerias com a Brigada Militar devem ser mantidas e ampliadas, não só para a Copa, mas permanentemente.
O governo do estado e o da Capital vem costurando uma estratégia para a criação de uma polícia comunitária, que atuará mais próximo da população. Atualmente a Guarda Municipal conta com 550 homens, efetivo que será ampliado em, pelo menos, outros 250 até 2014. “A Fifa também exige a ampliação de videomonitoramento. A Guarda tem 43 câmeras, mas vamos instalar mais na orla do Guaíba e na Redenção para criar um cercamento eletrônico”,
explicou.
Sobre "Fan Fest"
Em todos os dias da competição haverá, no Largo Glênio Peres, um evento chamado Fan Fest, que contará com telões para que o público possa assistir às partidas e aproveitar outras atividades artísticas e culturais ligadas ao evento. Essa iniciativa deverá reunir cerca de 26 mil pessoas, segundo estimativas da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
O secretário estadual do Esporte e do Lazer (SEL), Kalil Sehbe, fez uma apresentação aos policiais da importância da Copa para o Rio Grande do Sul. “Para nós, representa uma série de desafios, mas muito mais oportunidades. Todos nós somos atores da Copa e precisamos trabalhar em sinergia”, disse.
Fonte: Correio do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário