Mudas de grama do tipo bermuda TifGrand começarão a ser plantadas na quinta
Foto: World Sports / Divulgação
|
27/02/2013
Agrônomo projeta que campo estará com condições de receber partidas em até 90 dias
Adriano de Carvalho
adriano.carvalho@zerohora.com.br
O gramado que receberá cinco partidas da Copa 2014 em Porto Alegre terá seu plantio iniciado na quinta-feira.
Após a finalização da etapa construtiva do tapete do Beira-Rio - que incluía a instalação de camadas de brita e areia, de tubos de drenagem e a nivelação a laser do terreno - mudas de grama do tipo bermuda TifGrand (inédita em estádios do Brasil) começarão a germinar no campo, que poderá receber jogos em até 90 dias.
O projeto do gramado do Beira-Rio segue especificações designadas por um estudo específico da Fifa que levou em conta as condições de arquitetura que o estádio terá após a reforma e o clima de Porto Alegre. O tipo bermuda TifGrand foi o escolhido por apresentar maior tolerância ao sombreamento, ou seja, sofrerá menos com a baixa quantidade de luz natural que receberá (bloqueada pela nova cobertura). Como seu crescimento é mais intenso no verão, a gramínea, desenvolvida nos Estados Unidos, na Universidade da Geórgia, também receberá reforço de sementes de grama de inverno (Lolium Perenne, tipo usado na Arena do Grêmio) para receber partidas em clima frio _ caso da Copa, que será disputada entre junho e julho de 2014.
O plantio, que começa na quinta e termina 24h depois, será mecanizado. Cerca de 10 pessoas devem ser envolvidas no processo que será executado por operadores de máquinas que farão o plantio das mudas. O processo será supervisionado pelo engenheiro agrônomo Fábio Câmara, da empresa World Sports, a mesma responsável pelo campo na Arena do Grêmio. O profissional explica que o gramado do Beira-Rio terá uma melhor formação se o Inter voltar a mandar seus jogos no estádio somente em dezembro.
– Queremos entregar o campo pronto no começo de junho. No entanto, por conta da época desfavorável (inverno), o ideal seria esperar um pouco mais para usá-lo. O gramado bermuda ficaria em uma condição ainda melhor e só precisaria receber reforço de sementes em 2014, antes dos jogos da Copa – opina Câmara.
O terreno que receberá o gramado também conta com tecnologia diferenciada. Na areia que servirá como base para o plantio foi misturado um composto de fibras elásticas para deixar o campo mais resistente. É uma metodologia diferente da utilizada na Arena do Grêmio, onde o mesmo tipo de fibra foi costurado por máquinas no solo para se entrelaçar com as raízes de grama.
Com pouco mais de mil funcionários trabalhando diariamente nas obras, o Beira-Rio está com 58% de conclusão. Na última semana, a estrutura do setor inferior das arquibancadas, que abrigará cerca de 23 mil torcedores, foi concluída. Em setembro, data oficial para o retorno do mando de campo à Capital, a Andrade Gutierrez teria, segundo o cronograma, 80% das obras concluídas. No entanto, o Inter não descarta seguir atuando no estádio Centenário, em Caxias do Sul, até o final de 2013.
Fonte: ZHESPORTES
Nenhum comentário:
Postar um comentário