Na terça-feira, dia 29 de junho, em Bueno Aires, sob a liderança do Dr. Nicolas Leoz, foi realizada a Reunião Técnica da Copa América.
O evento, realizado no Hotel Hilton, em Buenos Aires, informou aos representantes das equipes participantes na competição sobre as principais questões regulatórias e outras questões do desporto e organização.
Junto com o Dr. Leoz, integraram a mesa o Dr. José Luis Meiszner, titular do Comitê Organizador Local, e os Sres. Eugenio Figueredo (vicepresidente da Conmebol), Eduardo Deluca (secretário geral), Rómer Osuna (tesoureiro),Rafael Esquivel (presidente da Federação Venezuelana de Futebol), Juan Ángel Napout (presidente da Associação Paraguaia), Dr. Sebastián Bauzá (presidente da Associação Uruguaia), Sérgio Jadue (presidente da Federação Chilena), Carlos Alarcón (presidente da Comissão de Árbitros da Conmebol) e Francisco Figueredo (secretário da Conmebol).
Após as boas-vindas oferecida pelo Dr. Leoz e o proprietário do LOC, o Sr. Eduardo Deluca, começou a discussão sobre algumas questões que regem os regulamentos do torneio:
-A programação do primeiro jogo (Argentina x Bolívia, sexta-feira) será 21h45. A cerimônia de abertura será às 20h15.
-Advertências: o jogador que receber um segundo cartão amarelo durante a competição será automaticamente suspenso por um jogo. As associações propuseram eliminar o acumulado de cartões amarelos antes do início das quartas-de-final. A decisão foi aprovada por unanimidade. Apesar disso, os jogadores pendurados no terceiro jogo da primeira fase deverão cumprir sua punição nas quartas-de-final.
-Banco de reservas: haverão 19 pessoas = 12 jogadores reservas e 7 membros da comissão técnica.
Os aquecimentos no gramado antes das partidas serão permitidos, exceto em casos de rodadas duplas, como na quarta-feira, dia 04/07 e quinta-feira, dia 08/07, em San Juan e Mendoza, respectivamente). Nessas ocasiões, as equipes de segundo turno deverão se aquecer em um espaço dentro do estádio.
Procedimentos nos casos de suspensão dos jogos, se por motivos de força maior ou por outras razões, as autoridades da partida, o árbitro e o comissário, irão esperar um tempo razoável se o jogo puder continuar. Se não o fizer, o jogo continuará no dia seguinte no horário a ser determinado pelo Comitê Organizador do torneio. Se houver incidentes, o árbitro decidirá se haverá suspensão permanente ou temporária.
-Haverá um protocolo de entradaem campo das equipes, como na Copa do Mundo. Em caso de atrasos, serão aplicadas multas de US $ 5.000.
-Hinos Nacionais: serão executados em todas as partidas do torneio. Somente no jogo de abertura serão tocados os hinos completos de cada equipe. Nas outras partidas serão executados por um minuto e meio.
Uniformes: O Equador usará seu traje alternativo em seu duelo contra o Brasil. No confronto entre Paraguai e Venezuela, ambas as equipes usarão suas camisas principais. Porém, os paraguaios usarão shorts e meis brancas, enquantos os venezuelanos trajarão shorts e meias bordô.
Haverão workshops antes de cada jogo.
O tesoureiro Rómer Osuna expressou o seguinte:
- O COL providenciará o transporte aéreo para cada delegação com capacidade para 33 pessoas.
- A bola oficial da competição é a Nike Tracer Doma. Haverá nove bolas disponíveis por partida, dos quais três serão personalizados com as datas da partida ( ao final, será entregue uma bola a cada time, como souvenir.
-Será realizado o controle de doping nos 26 jogos do torneio. Nesse aspecto, serão designados três jogadores por equipe, com os dois primeiros que foram submetidos à análise. Os sorteios serão transcorridos aos 30 minutos do segundo tempo de cada partida. Exceto na final, os jogadores sorteados deverão comparecer imediatamente ao local designado para a análise, uma vez concluído o jogo.
- Foi dito que as equipes são obrigadas a assistir às coletivas de imprensa após cada jogo. O técnico e dois jogadores devem comparecer à reunião com os repórteres.
- Ao final de cada jogo, a televisão vai eleger um jogador para fazer uma entrevista flash de dois minutos no campo do jogo. Foi solicitado às equipes que cooperem nesse sentido.
O Dr. Carlos Alarcón, presidente da Comissão de Árbitros da Conmebol tomou a palavra para pontuar o seguinte:
Aproveitando a celebração da Copa América, se organizou um curso de arbitragem na cidade de Córdoba. Além dos 10 juízes que apitarão o torneio, outros dez do mais alto nível também assistirão à competição. Serão relaizadas provas exigentes, técnicas e físicas, com o mesmo rigor da África do Sul 2010, e com duas exceções, todos os árbitros aprovaram satisfatoriamente no exame. O árbitro paraguaio Carlos Amarilla e o árbitro brasileiro assistente Marcio Santiago falharam no teste. O Dr. Alarcón explicou que as frias temperaturas presentes nessa época do ano foram um fator prejudicial nesse ponto. Ambos os árbitros continuam na folha de pagamento do torneio, uma vez que há boas chances de recuperação.
- Explicou-se que na seqüência da entrada em vigor de uma nova regulamentação da FIFA, a partir do dia 1 de Julho, os jogadores não poderão utilizar lenços. Ficou claro que os calções mais largos devem ser do mesmo tamanho do que os de baixo.
Finalmente, a Comissão Organizadora aprovou a petição da Delegação da Costa Rica de fazer um minuto de silêncio como sinal de luto, antes da partida contra a Colômbia, no sábado dia 2, em Jujuy, pelo falecimento do jogador internacional Dennis Marshall, ocorrido nesse dia 23 de Junho em um acidente de trânsito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário