Região do Complexo da Rodoviária
Estádio José Pinheiro Borda (Beira-Rio)
Recursos: Outros
Execução: Outros
Prazo: Ago/2012
Custo: R$ 130.000.000,00
BRT: Av. Bento Gonçalves / Portais Azenha e Antônio Carvalho (2 estações)
Segundo a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, uma das obras de mobilidade urbana previstas para a capital gaúcha, para a Copa 2014, é a implantação do sistema BRT (Bus Rapid Transit) na Av. Bento Gonçalves com a construção de duas estações, Azenha e Antônio Carvalho. O projeto tem extensão de 9,4 km que liga a zona sudeste ao centro da cidade.
Recursos: Outros
Execução: Outros
Prazo: Ago/2012
Custo: R$ 130.000.000,00
BRT: Av. Bento Gonçalves / Portais Azenha e Antônio Carvalho (2 estações)
Segundo a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, uma das obras de mobilidade urbana previstas para a capital gaúcha, para a Copa 2014, é a implantação do sistema BRT (Bus Rapid Transit) na Av. Bento Gonçalves com a construção de duas estações, Azenha e Antônio Carvalho. O projeto tem extensão de 9,4 km que liga a zona sudeste ao centro da cidade.
Este projeto foi adicionado via Termo Aditivo à Matriz de Responsabilidades em 29 de abril de 2010. Termo este, celebrado entre o Ministério do Esporte, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
Recursos: Governo Federal (Financiamento Caixa)
Execução: Governo Municipal
Prazo: Jun/2013
Custo: R$ 23.000.000,00
Adequação do Corredor de Ônibus da Av. Assis Brasil para o Sistema BRT
Segundo a Prefeitura Municipal de Porto Alegre (RS), uma das obras de mobilidade urbana previstas para a capital gaúcha, para a Copa 2014, é a adequação das atuais faixas exclusivas para a circulação de ônibus, conhecidas como corredores de ônibus, da Avenida Assis Brasil para o sistema BRT (Bus Rapid Transit), com a construção de sete estações.
Recursos: Governo Federal (Financiamento Caixa)
Execução: Governo Municipal
Prazo: Dez/2012
Custo: R$ 28.000.000,00
Adequação do Corredor de ônibus da Av. Protásio Alves para o Sistema BRT
A Avenida Protásio Alves é composta por faixas exclusivas para ônibus com sentidos opostos, posicionadas junto ao canteiro central, segregada com tachões. As estações de ônibus localizam-se nas laterais da faixa exclusiva com embarque e desembarque à direita. As outras duas faixas posicionadas em cada uma das laterais da via central (faixa exclusiva) são destinadas ao tráfego de veículos particulares.
Segundo a Prefeitura Municipal de Porto Alegre (RS), para a Copa 2014, está prevista a adequação dos atuais corredores de ônibus para o sistema BRT (Bus Rapid Transit), que irá contemplar 11 estações. O cronograma e a previsão de investimentos para as obras estão apresentadas nas tabelas ao final da página.
Recursos: Governo Federal (Financiamento Caixa)
Execução: Governo Municipal
Prazo: Jun/2011
Custo: R$ 53.000.000,00
Complexo da Rodoviária
Segundo a Prefeitura Municipal de Porto Alegre o projeto do Complexo da Rodoviária consistirá na construção de um viaduto ligando as avenidas Júlio de Castilhos e Presidente Castelo Branco, e de uma estação de ônibus junto ao canteiro central. Visa também complementar a 1ª Av. Perimetral, melhorar a trafegabilidade na região central e ordenar os fluxos entre veículos particulares e transporte público.
Este projeto foi adicionado à Matriz de Responsabilidades em 29 de abril de 2010, por meio de Termo Aditivo celebrado entre o Ministério do Esporte, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
Recursos: Governo Federal (Financiamento Caixa)
Execução: Governo Municipal
Prazo: Mar/2013
Custo: R$ 19.000.000,00
Desapropriações
Recursos: Governo Municipal
Execução: Governo Municipal
Prazo: Dez/2012
Custo: R$ 2.000.000,00
Corredor da Avenida Moab Caldas
Segundo a Prefeitura de Porto Alegre (RS), a Avenida Moab Caldas (Tronco) terá 3,4 quilômetros de sua extensão duplicados, com duas pistas de rolamento, em cada sentido, em toda a sua extensão – da Av. Dr. Carlos Barbosa até a Av. Icaraí. A obra prevê também a construção de ciclovia e corredor de ônibus. Com a duplicação, a avenida representará uma nova alternativa de deslocamento à Zona Sul de Porto Alegre. Durante a Copa, ela absorverá o tráfego de veículos que normalmente utilizariam as avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Padre Cacique, que deverão ter o trânsito interrompido durante os jogos.
Recursos: Governo Federal (Financiamento Caixa)
Execução: Governo Municipal
Prazo: Dez/2012
Custo: R$ 129.300.000,00
Desapropriações
Recursos: Governo Municipal
Execução: Governo Municipal
Prazo: Dez/2012
Custo: R$ 4.300.000,00
Corredor Padre Cacique / Av. Beira-Rio
Segundo dados da Prefeitura de Porto Alegre (RS), a Avenida Padre Cacique perderá uma pista de rolamento em cada sentido de sua extensão, que é de 5,5 quilômetros, para a construção de um corredor de ônibus em sua parte central. Esta intervenção vai proporcionar um transporte público mais veloz para os bairros da zona sul da cidade, o que contribuirá para o tráfego de pessoas durante a Copa 2014.
Outro empreendimento de mobilidade urbana a ser realizado na mesma região e assumido na Matriz de Responsabilidade da Copa 2014, é a duplicação de 1,8 quilômetro da Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), nas proximidades do Estádio Beira-Rio.
No trecho entre a Usina do Gasômetro e a Rua Pinheiro Borba, a Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) tem um total de 5,8 quilômetros de extensão. Existe um projeto de duplicação para todo o trecho, com três faixas de rolamento em cada sentido. Esta intervenção desafogará o trânsito nos dias de jogos nas proximidades do estádio Beira-Rio e irá garantir o acesso à zona sul da cidade.
Mais um trecho para o projeto foi apresentado pela Prefeitura de Porto Alegre via aditivo à Matriz de Responsabilidade, é a duplicação do 4º trecho da Av. Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) que complementará a ligação do Estádio Beira-Rio com o Centro da Cidade e terá 1,2km.
Recursos: Governo Federal (Financiamento Caixa)
Execução: Governo Municipal
Prazo: Dez/2012
Custo: R$ 78.200.000,00
Corredor Voluntários da Pátria e Terminal de Ônibus São Pedro
Segundo dados da Prefeitura de Porto Alegre (RS), a Rua Voluntários da Pátria complementará as obras de extensão da Rua Dona Teodora e Pe. Leopoldo Bretano, já em execução, e qualificará a ligação entre a BR-448 (Rodovia do Parque), Arena do Grêmio, Aeroporto, Área Central e Estádio Beira-Rio. O projeto prevê a duplicação da via em 3,5km, entre a avenida Sertório e a rua Conceição (Estação Rodoviária e a Ponte Guaíba), contando com faixa exclusiva para transporte coletivo, ciclovia, passeios públicos e a construção do terminal de ônibus junto à Estação São Pedro.
Projeto adicionado via Termo Aditivo à Matriz de Responsabilidades em 29 de abril de 2010. Termo celebrado entre o Ministério do Esporte, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
Recursos: Governo Federal (Financiamento Caixa)
Execução: Governo Municipal
Prazo: Jun/2013
Custo: R$ 24.000.000,00
Desapropriações
Recursos: Governo Municipal
Execução: Governo Municipal
Prazo: Dez/2012
Custo: R$ 6.000.000,00
Corredor 3ª Perimetral
Segundo dados da Prefeitura de Porto Alegre (RS), com o objetivo de agilizar o trânsito durante o período da Copa 2014, serão realizadas, entre outros empreendimentos de mobilidade urbana, as seguintes intervenções no sistema viário da 3ª perimetral:
Viaduto no cruzamento entre as avenidas Aparício Borges/Salvador França e Bento Gonçalves
Extensão: 277,0 metros
Investimento : R$ 40,7 milhões
Viaduto no cruzamento entre as avenidas Plínio Brasil Milano e Carlos Gomes
Extensão: 158,6 metros
Investimento: R$ 21,9 milhões
Passagem de nível na avenida Farrapos/Viaduto Leonel Brizola
Extensão: 300,0 metros
Investimento: R$ 12,0 milhões
Passagens de nível na avenida Cristovão Colombo e na rua Anita Garibaldi
Investimento: R$ 24,0 milhões
Recursos: Governo Federal (Financiamento Caixa)
Execução: Governo Municipal
Prazo: Jun/2012
Custo: R$ 94.600.000,00
Desapropriações
Recursos: Governo Municipal
Execução: Governo Municipal
Prazo: Dez/2011
Custo: R$ 25.800.000,00
Prolongamento da Av. Severo Dullius
Segundo a Prefeitura Municipal de Porto Alegre uma das obras de mobilidade urbana previstas para a capital gaúcha, para a Copa 2014, é o prolongamento da Av. Severo Dullius. Esse projeto consistirá no alargamento e prolongamento em 2 km da avenida, ligando-a à avenida Assis Brasil. A proposta se baseia no plano de expansão do aeroporto, apresentado pela INFRAERO.
Este projeto foi adicionado à Matriz de Responsabilidades em 29 de abril de 2010, por meio de Termo Aditivo celebrado entre o Ministério do Esporte, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
Recursos: Governo Federal (Financiamento Caixa)
Execução: Governo Municipal
Prazo: Set/2012
Custo: R$ 21.600.000,00
Desapropriações
Recursos: Governo Municipal
Execução: Governo Municipal
Prazo: Jun/2012
Custo: R$ 2.400.000,00
Monitoramento dos Corredores
Segundo dados da Prefeitura de Porto Alegre (RS), o tráfego das faixas exclusivas para ônibus, conhecidas como corredores, das avenidas Tronco, 3ª Perimetral e Padre Cacique/Beira Rio, será controlado por um sistema integrado de monitoramento, com a finalidade de melhorar e controlar o deslocamento dos ônibus e qualificar as informações para os usuários. Este é mais um empreendimento que será feito em virtude da Copa 2014.
Recursos: Governo Federal (Financiamento Caixa)
Execução: Governo Municipal
Prazo: Dez/2011
Custo: R$ 13.700.000,00
Fonte: Portal Transparência
Execução: Governo Municipal
Prazo: Jun/2013
Custo: R$ 23.000.000,00
Adequação do Corredor de Ônibus da Av. Assis Brasil para o Sistema BRT
Segundo a Prefeitura Municipal de Porto Alegre (RS), uma das obras de mobilidade urbana previstas para a capital gaúcha, para a Copa 2014, é a adequação das atuais faixas exclusivas para a circulação de ônibus, conhecidas como corredores de ônibus, da Avenida Assis Brasil para o sistema BRT (Bus Rapid Transit), com a construção de sete estações.
Recursos: Governo Federal (Financiamento Caixa)
Execução: Governo Municipal
Prazo: Dez/2012
Custo: R$ 28.000.000,00
Adequação do Corredor de ônibus da Av. Protásio Alves para o Sistema BRT
A Avenida Protásio Alves é composta por faixas exclusivas para ônibus com sentidos opostos, posicionadas junto ao canteiro central, segregada com tachões. As estações de ônibus localizam-se nas laterais da faixa exclusiva com embarque e desembarque à direita. As outras duas faixas posicionadas em cada uma das laterais da via central (faixa exclusiva) são destinadas ao tráfego de veículos particulares.
Segundo a Prefeitura Municipal de Porto Alegre (RS), para a Copa 2014, está prevista a adequação dos atuais corredores de ônibus para o sistema BRT (Bus Rapid Transit), que irá contemplar 11 estações. O cronograma e a previsão de investimentos para as obras estão apresentadas nas tabelas ao final da página.
Recursos: Governo Federal (Financiamento Caixa)
Execução: Governo Municipal
Prazo: Jun/2011
Custo: R$ 53.000.000,00
Complexo da Rodoviária
Segundo a Prefeitura Municipal de Porto Alegre o projeto do Complexo da Rodoviária consistirá na construção de um viaduto ligando as avenidas Júlio de Castilhos e Presidente Castelo Branco, e de uma estação de ônibus junto ao canteiro central. Visa também complementar a 1ª Av. Perimetral, melhorar a trafegabilidade na região central e ordenar os fluxos entre veículos particulares e transporte público.
Este projeto foi adicionado à Matriz de Responsabilidades em 29 de abril de 2010, por meio de Termo Aditivo celebrado entre o Ministério do Esporte, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
Recursos: Governo Federal (Financiamento Caixa)
Execução: Governo Municipal
Prazo: Mar/2013
Custo: R$ 19.000.000,00
Desapropriações
Recursos: Governo Municipal
Execução: Governo Municipal
Prazo: Dez/2012
Custo: R$ 2.000.000,00
Corredor da Avenida Moab Caldas
Segundo a Prefeitura de Porto Alegre (RS), a Avenida Moab Caldas (Tronco) terá 3,4 quilômetros de sua extensão duplicados, com duas pistas de rolamento, em cada sentido, em toda a sua extensão – da Av. Dr. Carlos Barbosa até a Av. Icaraí. A obra prevê também a construção de ciclovia e corredor de ônibus. Com a duplicação, a avenida representará uma nova alternativa de deslocamento à Zona Sul de Porto Alegre. Durante a Copa, ela absorverá o tráfego de veículos que normalmente utilizariam as avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Padre Cacique, que deverão ter o trânsito interrompido durante os jogos.
Recursos: Governo Federal (Financiamento Caixa)
Execução: Governo Municipal
Prazo: Dez/2012
Custo: R$ 129.300.000,00
Desapropriações
Recursos: Governo Municipal
Execução: Governo Municipal
Prazo: Dez/2012
Custo: R$ 4.300.000,00
Corredor Padre Cacique / Av. Beira-Rio
Segundo dados da Prefeitura de Porto Alegre (RS), a Avenida Padre Cacique perderá uma pista de rolamento em cada sentido de sua extensão, que é de 5,5 quilômetros, para a construção de um corredor de ônibus em sua parte central. Esta intervenção vai proporcionar um transporte público mais veloz para os bairros da zona sul da cidade, o que contribuirá para o tráfego de pessoas durante a Copa 2014.
Outro empreendimento de mobilidade urbana a ser realizado na mesma região e assumido na Matriz de Responsabilidade da Copa 2014, é a duplicação de 1,8 quilômetro da Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), nas proximidades do Estádio Beira-Rio.
No trecho entre a Usina do Gasômetro e a Rua Pinheiro Borba, a Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) tem um total de 5,8 quilômetros de extensão. Existe um projeto de duplicação para todo o trecho, com três faixas de rolamento em cada sentido. Esta intervenção desafogará o trânsito nos dias de jogos nas proximidades do estádio Beira-Rio e irá garantir o acesso à zona sul da cidade.
Mais um trecho para o projeto foi apresentado pela Prefeitura de Porto Alegre via aditivo à Matriz de Responsabilidade, é a duplicação do 4º trecho da Av. Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) que complementará a ligação do Estádio Beira-Rio com o Centro da Cidade e terá 1,2km.
Recursos: Governo Federal (Financiamento Caixa)
Execução: Governo Municipal
Prazo: Dez/2012
Custo: R$ 78.200.000,00
Corredor Voluntários da Pátria e Terminal de Ônibus São Pedro
Segundo dados da Prefeitura de Porto Alegre (RS), a Rua Voluntários da Pátria complementará as obras de extensão da Rua Dona Teodora e Pe. Leopoldo Bretano, já em execução, e qualificará a ligação entre a BR-448 (Rodovia do Parque), Arena do Grêmio, Aeroporto, Área Central e Estádio Beira-Rio. O projeto prevê a duplicação da via em 3,5km, entre a avenida Sertório e a rua Conceição (Estação Rodoviária e a Ponte Guaíba), contando com faixa exclusiva para transporte coletivo, ciclovia, passeios públicos e a construção do terminal de ônibus junto à Estação São Pedro.
Projeto adicionado via Termo Aditivo à Matriz de Responsabilidades em 29 de abril de 2010. Termo celebrado entre o Ministério do Esporte, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
Recursos: Governo Federal (Financiamento Caixa)
Execução: Governo Municipal
Prazo: Jun/2013
Custo: R$ 24.000.000,00
Desapropriações
Recursos: Governo Municipal
Execução: Governo Municipal
Prazo: Dez/2012
Custo: R$ 6.000.000,00
Corredor 3ª Perimetral
Segundo dados da Prefeitura de Porto Alegre (RS), com o objetivo de agilizar o trânsito durante o período da Copa 2014, serão realizadas, entre outros empreendimentos de mobilidade urbana, as seguintes intervenções no sistema viário da 3ª perimetral:
Viaduto no cruzamento entre as avenidas Aparício Borges/Salvador França e Bento Gonçalves
Extensão: 277,0 metros
Investimento : R$ 40,7 milhões
Viaduto no cruzamento entre as avenidas Plínio Brasil Milano e Carlos Gomes
Extensão: 158,6 metros
Investimento: R$ 21,9 milhões
Passagem de nível na avenida Farrapos/Viaduto Leonel Brizola
Extensão: 300,0 metros
Investimento: R$ 12,0 milhões
Passagens de nível na avenida Cristovão Colombo e na rua Anita Garibaldi
Investimento: R$ 24,0 milhões
Recursos: Governo Federal (Financiamento Caixa)
Execução: Governo Municipal
Prazo: Jun/2012
Custo: R$ 94.600.000,00
Desapropriações
Recursos: Governo Municipal
Execução: Governo Municipal
Prazo: Dez/2011
Custo: R$ 25.800.000,00
Prolongamento da Av. Severo Dullius
Segundo a Prefeitura Municipal de Porto Alegre uma das obras de mobilidade urbana previstas para a capital gaúcha, para a Copa 2014, é o prolongamento da Av. Severo Dullius. Esse projeto consistirá no alargamento e prolongamento em 2 km da avenida, ligando-a à avenida Assis Brasil. A proposta se baseia no plano de expansão do aeroporto, apresentado pela INFRAERO.
Este projeto foi adicionado à Matriz de Responsabilidades em 29 de abril de 2010, por meio de Termo Aditivo celebrado entre o Ministério do Esporte, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
Recursos: Governo Federal (Financiamento Caixa)
Execução: Governo Municipal
Prazo: Set/2012
Custo: R$ 21.600.000,00
Desapropriações
Recursos: Governo Municipal
Execução: Governo Municipal
Prazo: Jun/2012
Custo: R$ 2.400.000,00
Monitoramento dos Corredores
Segundo dados da Prefeitura de Porto Alegre (RS), o tráfego das faixas exclusivas para ônibus, conhecidas como corredores, das avenidas Tronco, 3ª Perimetral e Padre Cacique/Beira Rio, será controlado por um sistema integrado de monitoramento, com a finalidade de melhorar e controlar o deslocamento dos ônibus e qualificar as informações para os usuários. Este é mais um empreendimento que será feito em virtude da Copa 2014.
Recursos: Governo Federal (Financiamento Caixa)
Execução: Governo Municipal
Prazo: Dez/2011
Custo: R$ 13.700.000,00
Fonte: Portal Transparência
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