O Merlot Terroir é elaborado apenas em safras excepcionais com uvas 100% Merlot, provenientes da região demarcada do Vale dos Vinhedos.
Resultado inédito, revelado abaixo, foi obtido por uma degustação de experts, conduzida pelo único Master Of Wine da América Latina, Dirceu Vianna Junior.
Um dos grandes segredos do mundo do vinho está finalmente revelado. Em uma espécie de Copa do Mundo vinícola, tendo como árbitro o único Master of Wine homem da América Latina, Dirceu Vianna Junior, radicado em Londres (Inglaterra), 17 vinhos brasileiros disputaram contra produtos de 10 regiões produtoras de vinhos do mundo – todos da variedade de uva merlot. Os juízes desta partida enológica internacional foram 40 profissionais, experts em degustação de vinhos, entre eles 15 dos 280 Master Of Wine do mundo, jornalistas, sommeliers, enólogos e importadores. "O resultado foi impressionante", afirma Dirceu Vianna Junior. No total, oito rótulos verde-amarelos foram classificados entre os 10 melhores vinhos merlot do mundo.
O ranking, inédito, é o seguinte:
1º Miolo Merlot Terroir 2005 - Brasil
2º Thelema Merlot 2005 – África do Sul
3º Pizzato Single Vineyard Merlot 2005- Brasil
4º Vallontano Merlot Reserva 2005 - Brasil
5º Concha Y Toro Casillero del Diablo Merlot 2006 - Chile
6º Larentis Reserva Especial Merlot 2004 - Brasil
7º Don Laurindo Merlot Reserva 2005 - Brasil
8º Cavalleri Pecato Merlot Reserva 2005 - Brasil
9º Michelle Carraro Merlot 2005 - Brasil
10º Milantino Merlot Reserva 2004 – Brasil
"Quem diz que o Brasil não sabe produzir vinhos de qualidade, está totalmente desinformado", diz Vianna.
O ranking, inédito, é o seguinte:
1º Miolo Merlot Terroir 2005 - Brasil
2º Thelema Merlot 2005 – África do Sul
3º Pizzato Single Vineyard Merlot 2005- Brasil
4º Vallontano Merlot Reserva 2005 - Brasil
5º Concha Y Toro Casillero del Diablo Merlot 2006 - Chile
6º Larentis Reserva Especial Merlot 2004 - Brasil
7º Don Laurindo Merlot Reserva 2005 - Brasil
8º Cavalleri Pecato Merlot Reserva 2005 - Brasil
9º Michelle Carraro Merlot 2005 - Brasil
10º Milantino Merlot Reserva 2004 – Brasil
"Quem diz que o Brasil não sabe produzir vinhos de qualidade, está totalmente desinformado", diz Vianna.
Três dos oito vinhos merlots classificados entre os 10 melhores do mundo são de vinícolas integrantes (Miolo, Pizzato e Don Laurindo) do projeto Wines From Brazil (WFB), realizado em parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). "Este reconhecimento é muito importante para os vinhos brasileiros no mundo todo, já que os jurados são importantes críticos conhecidos nos principais mercados onde nossos produtos pretendem estar", destaca a gerente de Promoção do WFB, Andreia Gentilini Milan.
Todos os vinhos de boa reputação são varietais, ou seja, têm um mínimo de 85% da variedade merlot, eram de safras recentes (2004, 2005 e 2006) e de faixa de preço similar (de R$ 15 a R$ 45 na Inglaterra). Os 17 vinhos escolhidos para participar da degustação foram elaborados por 15 vinícolas do Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, que tem encaminhada para este ano a sua DO (Denominação de Origem) justamente com base na uva merlot. A média dos vinhos avaliados ficou em 13,47%. A do Brasil ficou acima da média geral, com 13,58%. A média da degustação dos vinhos de outros países foi de 13,32%. A tese, que serviu para a aprovação de Vianna como Master Of Wine, foi apresentada em 2008.
Michele Carraro Vinhos Finos- Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves
Os vinhos brasileiros superaram rótulos famosos do mundo, como Norton Barrel Select Merlot 2004 (Argentina), Gallo Merlot 2006 (Estados Unidos), Reserve de Mouton Cadet St Emillion 2005 (França), Capucho Merlot Ribatejo 2004 (Portugal), Planeta Merlot 2004 (Itália), Montana Merlot Reserva 2005 (Nova Zelândia), Torres Atrium Merlot 2006 (Espanha) e Berri Estates Merlot 2006 (Austrália).
Análise
Análise
Conforme ele, os resultados da pesquisa, em geral, são positivos e animadores para os produtores brasileiros. A degustação revelou uma oportunidade em relação ao mercado externo. O índice para o potencial de compra de vinhos brasileiros superou os 50%, sendo que apenas 8% responderam que não estariam interessados. A percepção acerca do Brasil alcançou 85%. "Os vinhos brasileiros podem competir com vinhos estrangeiros em matéria de preço e custo benefício", avalia.
A pesquisa ainda demonstrou que a imagem do Brasil perante o consumidor é positiva e inicialmente a energia deve ser focada em vinhos "mid-premium". "Atividades de marketing focadas, dedicação e paciência são ingredientes necessários que irão ajudar produtores brasileiros evoluir no mercado externo", recomenda.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
OAJ Comunicação & Marketing
>>>Orestes de Andrade Jr.
+55 51 8111.7199
+55 51 3022.8901 Telefone novo
imprensa@ibravin.org.br
www.ibravin.org.br
A pesquisa ainda demonstrou que a imagem do Brasil perante o consumidor é positiva e inicialmente a energia deve ser focada em vinhos "mid-premium". "Atividades de marketing focadas, dedicação e paciência são ingredientes necessários que irão ajudar produtores brasileiros evoluir no mercado externo", recomenda.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
OAJ Comunicação & Marketing
>>>Orestes de Andrade Jr.
+55 51 8111.7199
+55 51 3022.8901 Telefone novo
imprensa@ibravin.org.br
www.ibravin.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário