.

.

S.E.R CAXIAS, Recordar é preciso

A história do Caxias se iniciou no ano de 1935, quando os rivais Rui Barbosa e Rio Branco se uniram para formar o Grêmio Esportivo Flamengo. Ítalo Bertuzzi foi fundador e integrante da primeira diretoria do clube, no cargo de segundo secretário; Alfredo Caberlon foi fundaor e primeiro secretário do clube; e Cypriano Torresini foi fundador e zagueiro da equipe. Foi fundado para fazer frente ao Juventude, que dominava o futebol de Caxias na época.

A fundação do Flamengo ocorreu na casa 310 da Av. Rio Branco (antes casa 36), onde era a sede do Rio Branco, onde compareceram torcedores, dirigentes e jogadores dos dois times, e ficou acertada a fusão. As cores foram herdadas dos dois clubes, sendo o azul e branco do Rio Branco e bordô e branco do Rui Barbosa.



Casa onde o Flamengo foi fundado



A primeira partida da história do Flamengo foi contra o temido Juventude, que acabou em uma grande vitória do então jovem clube por 3 x 1.



Primeira formação do Flamengo, em 1935


Em 1937 o clube foi campeão pela primeira vez em Caxias, dando o troco no Juventude, ao perder a edição anterior.

Após 16 anos de sua fundação, o Grêmio Esportivo Flamengo inaugurava a sua casa: a Baixada Rubra, quando foi aprovada a construção na câmara de vereadores da cidade. A inauguração do estádio foi em uma partida contra o Grêmio, em que o time da capital goleou o Flamengo por 6 x 1, no dia 25 de fevereiro de 1951. Torres, do Flamengo que marcou o primeiro gol do estádio. Depois seria contratado pelo próprio Grêmio.

Com o passar do tempo o estádio foi melhorando aos poucos. Logo em 1963 foi lançado um projeto para um estádio completamente novo.



Baixada Rubra em 1951

Querendo formar um futebol mais forte na cidade, a diretoria dos rivais Flamengo e Juventude optaram por fundir os times e formar uma nova força na cidade no dia 14 de dezembro de 1971: a Associação Caxias de Futebol. No começo achava que iria dar certo, o público aumentou nos estádios, embora alguns pararam de torcer por não gostarem da decisão.

A fusão no entanto acabou dando errado, e em 1975 ela foi desfeita, sendo que o Juventude passou a ser um time normal. Mesmo com as dificuldades, continuaram tendo dois clubes na cidade, e no dia 17 de Outubro de 1975, com um planejamento articulado pelo empresário Francisco Stédile, houve a mudança de nome de Grêmio Esportivo Flamengo para Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul, mantendo as cores do Flamengo. O presidente seria o próprio Francisco Stédile, um homem que quase não tinha ido em jogos de futebol em sua vida.

Mas para disputar teria que ter construir um estádio para no mínimo 25 mil pessoas em um tempo de 7 meses, para não ficar de fora da competição. Foram elaboradas rifas, vendas de cadeiras, camarotes, enfim, tudo para o estádio ficar pronto. Até que o sonho virou realidade no dia 12 de setembro de 1976, quando o antigo estádio da Baixada Rubra foi demolido e o novo Centenário foi inaugurado em partida que o Caxias venceu o Internacional por 2 x 1, sendo o primeiro gol da nova casa de Osmar, do Caxias. Na Série A o time não conseguiu passar da primeira fase, mas começaria uma nova era na história do clube.

O nome Centenário foi em homenagem aos 100 anos da imigração italiana na cidade, ocorrida em 1975.


Estádio Centenário


Nos anos 70 o Caxias teve um ilustre jogador em seu elenco: o zagueiro Luiz Felipe Scolari, que não teve tanto sucesso como jogador, mas sim depois como treinador.

Felipão com a camisa do Caxias

BANDEIRA



A bandeira é um dos símbolos oficiais da Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul. Conforme o art. 107 do Estatuto Social, deve ser de formato retangular, na proporção de 1 x 1,5 metro na horizontal, contendo três faixas de igual proporção nas cores oficiais da S.E.R. Caxias, o grená, o branco e o azul, respectivamente, contendo na faixa branca o distintivo.

Bandeirão
O bandeirão oficial da S.E.R. Caxias foi confeccionado entre os anos de 1999 e 2000. Com listras grená, branco e azul na horizontal, a enorme bandeira tem o escudo do Caxias no centro com as inscrições “A RAÇA DE SER” na porção inferior, a qual está pintada na cor azul. O bandeirão é um atrativo à parte nos jogos, pois emociona a todos pela sua beleza e representatividade. As medidas oficiais do bandeirão são 45x30 metros.

ESCUDOS

Flamengo



Associação Caxias




Criado nas cores Grená, Branco e Azul, o distintivo da S.E.R. Caxias do Sul possui especial identificação com a cidade. Formado por uma roda dentada de nove dentes, com um deles apontados para o norte, simbolizando a força da metalurgia da Região da Serra Gaúcha, tem seu interior dividido em três partes, na superior as letras S.E.R., na intermediária a palavra “CAXIAS” e na parte inferior os dizeres “DO SUL”. Traz o nome da entidade, da cidade, o resgate das cores do Grêmio Esportivo Flamengo, sendo a cor Grená uma homenagem à uva, com amplo cultivo na região, e ao vinho, bebida típica do imigrante italiano, colonizador da cidade.

MASCOTES


A S.E.R. Caxias do Sul possui dois mascotes oficiais, o Falcão e o Bepe.
Inspirado nas cores do clube, o Falcão é o mascote que batizou o antigo Centro de Treinamento (Ninho do Falcão) e uma das categorias de sócios (Falcão Grená). Em 2005, com o lançamento de selo comemorativo aos 70 anos, o Falcão Grená acabou por inspirar o cartunista Iotti que desenhou o selo com o Falcão Grená e os distintivos da S.E.R. Caxias do Sul e do G.E. Flamengo.



Bepe (Italiano)

Cria do cartunista Iotti, surgiu nos anos 90, popularizando-se rapidamente. Inspirado pelas características do imigrante italiano que colonizou a região Nordeste do Rio Grande do Sul. Fanfarrão e irônico, preza as coisas boas da vida: mesa farta, vinho (bordô, é claro), estádio lotado (com muitas ragazzas, lógico) e grandes jogos.

ESTÁDIOS

Baixada Rubra
Nome: Estádio Baixada Rubra
Local: Caxias do Sul/RS
Capacidade:
Demolição: 1975
Inauguração: 25 de fevereiro de 1951, Flamengo-RS 1 x 6 Grêmio
Primeiro Gol: Torres, do Flamengo
Recorde de Público:
Propriedade: Grêmio Esportivo Flamengo (atual Caxias)


Nome: Estádio Francisco Stedile
Local: Caxias do Sul/RS
Capacidade: 30.822 mil pessoas
Inauguração: 12 de setembro de 1976, Caxias 2 x 1 Internacional
Primeiro Gol: Osmar, do Caxias
Recorde de Público: 28.500 pessoas, Caxias 0 x 0 Palmeiras em 1976
Propriedade: Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul
Rua Thomas Beltrão de Queiroz, 898 - Bairro Marechal Floriano
Caxias do Sul - 95010-680 - Rio Grande do Sul - Brasil


HINO

Letra: Dirceu Antônio Soares
Música: Antônio Messias e Dirceu Antônio Soares

Ser Caxias é ser desportista
E um bravo honrador da história
Seguir sempre com muita justiça
A longa impávida senda da glória
O passado, o suor e a esperança,
Um presente de glória e emoção
Jubilando os nossos desportos, consagrados
por esta nação.

Meu sangue é grená e azul
Aliado ao branco pureza
Me dá vida e orgulho, ô Caxias
A minha alegria é a tua grandeza.
Ô bandeira em punho desfraldada
Tu hás de muito brilhar
nosso povo cheio de fervor
Na alegria ou na dor há de sempre gritar...

Sites:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...