.

.

CBF Social deixa lições de esporte e vida no RN

COLETIVA DA CBF SOCIAL COM PARTICIPAÇÃO DO GOVERNADOR 
DO RIO DE GRANDE DO NORTE, ROBINSON FARIA
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

08/10/2016


A Seleção Brasileira atuou novamente em Natal após mais de três décadas e fez o primeiro jogo oficial na capital do Rio Grande do Norte em grande estilo. Os comandados do técnico Tite tiveram uma atuação incontestável e golearam a Bolívia por 5 a 0, fazendo a festa para as mais de 30 mil pessoas presentes na Arena das Dunas. A Canarinho não levou alegria apenas ao público que foi ao estádio, mas também promoveu lições de esporte e vida aos potiguares através do Seleção na Minha Cidade, desenvolvido pela CBF Social.

O projeto desembarcou em Natal na última segunda-feira (3) e realizou uma reunião com o staff da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol, representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Prefeitura Municipal de Natal para traçar o planejamento das ações. No dia seguinte, terça (4), foi realizado o Workshop Fifa 11+. No auditório de Educação Física da UFRN, foi apresentado um programa completo de aquecimento e prevenção de lesões no futebol. O evento contou com as palestras de Diogo Netto, gerente da CBF Social e instrutor Fifa, Maeterlink Rêgo, chefe do departamento e médico do América-RN há 45 anos, e do tricampeão mundial e embaixador da CBF Social na capital potiguar, Jairzinho Furacão. O trio compartilhou suas experiências no mundo da bola para acadêmicos e profissionais das áreas de Educação Física, Fisioterapia, Medicina e árbitros da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol.

Ainda na terça-feira, no período da tarde, Jairzinho se juntou ao embaixador local da CBF Social, o ex-meia Souza, e fez a entrega de uma camisa da Seleção Brasileira autografada por todos os atletas do grupo atual ao Hospital Infantil Varela Santiago. A casa de saúde, que tem 110 leitos e está totalmente ocupada no momento, atende somente pacientes da rede pública de saúde, através do SUS, e vai leiloar a peça e utilizar a verba adquirida para dar continuidade aos projetos que vêm sendo desenvolvidos. 

Na quarta (5), foi realizado o segundo Workshop Fifa 11+. O tema debatido foi o futebol na infância e adolescência. Diogo Netto e Jairzinho Furacão compartilharam suas experiências mais uma vez e tiveram a companhia do secretário geral da CBF, Walter Feldman, e do professor do departamento de Educação Física da UFRN, Arnaldo Mortatti. Os participantes falaram sobre os ensinamentos adquiridos ao longo dos últimos anos no ofício e o tricampeão mundial relembrou seus primeiros passos até tornar-se jogador de futebol profissional. Em um auditório cheio, acadêmicos, profissionais de educação física e professores de escolinhas acompanharam atentamente os assuntos debatidos. O evento contou ainda com uma homenagem ao professor de escolinha de futebol, Elói Simplício, que recebeu uma medalha comemorativa do Centenário da CBF como forma de gratidão pelos serviços prestados no desenvolvimento de atletas na capital potiguar.

No mesmo dia, à tarde, a CBF Social anunciou o planejamento de novas ações sociais, que terão o apoio do Governo Federal, para as cidades que receberão partidas da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias da Copa do Mundo Fifa Rússia 2018. O secretário geral da CBF, Walter Feldman, discursou e respondeu questionamentos dos jornalistas ao lado do governador do Rio de Grande do Norte, Robinson Faria, do presidente da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol, José Vanildo, de Julianne Faria, secretária de Trabalho e Assistência Social do Rio Grande do Norte, e dos embaixadores da CBF Social na capital potiguar, Jairzinho Furacão e Souza.

Antes de a bola rolar para Brasil e Bolívia, na manhã de quinta-feira (6), a CBF Social promoveu o Festival de Futebol, no campo da UFRN. Cerca de 300 meninos e meninas, com idade entre 9 e 13 anos, integrantes de projetos sociais e escolas públicas, desenvolveram atividades sob o comando e orientações de profissionais de Educação Física da região. Os exercícios, todos com bola, foram desenvolvidos no dia anterior, após o Workshop Fifa 11+, e passaram não só um aprendizado esportivo, mas também uma lição para vida, como, por exemplo, o trabalho em equipe, aos jovens. Além de Diogo Netto, gerente da CBF Social, Walter Feldman, secretário geral da CBF, e Jairzinho Furacão, embaixador do projeto na capital potiguar, participaram do evento. O mais novo mascote da Seleção Brasileira, Canarinho, também esteve presente e fez a alegria da garotada. Cada participante do evento recebeu um colete da CBF Social.

Na Arena das Dunas, Jairzinho e Souza foram homenageados e receberam uma camisa da Seleção Brasileira emoldurada e personalizada. A do ex-atacante tem o número 70, em alusão ao título da Copa do Mundo de 1970, e a do ex-meia leva o 10, número que ele usou quando defendeu a Seleção, entre 1995 e 1996. No telão da Arena, foram exibidas imagens de Jairzinho e Souza em ação com a Amarelinha. A dupla foi bastante festejada pelo público e retribuiu o carinho. A ação que fechou o Seleção na Minha Cidade em Natal também foi no estádio. Cinquenta crianças e adolescentes de projetos sociais e escolas públicas assistiram, gratuitamente, ao jogo entre Brasil e Bolívia.

O ídolo Jairzinho comentou a participação no projeto. O Furacão da Copa de 1970 elogiou a iniciativa e mostrou orgulho pela contribuição ao desenvolvimento do futebol e da educação na região.  

– Estou muito contente por darmos esse pontapé e começando a fazer os gols para o sucesso da CBF Social. É muito bom deixar esse legado de motivação e incentivação e expectativa positiva para que possamos estar sempre fortalecendo o futebol. E parabenizo a CBF pela iniciativa de dar uma vida melhor ao próximo e principalmente aos jovens do Brasil – destacou.  

Diogo Netto, gerente da CBF Social, fez um balanço da passagem do Seleção na Minha Cidade em Natal e destacou o sucesso da edição. Ele aproveitou para projetar o próximo evento, que será em Belo Horizonte (MG), no mês de novembro. 

– Aqui em Natal foi um sucesso, mais uma vez. É a quinta edição realizada e foi um momento de alegria, aprendizado. Tiveram workshops de prevenção de lesões e futebol na infância e adolescência. Tivemos o Festival de Futebol com mais de 300 crianças, professores foram capacitados com metodologia de ensino adequada para cada faixa etária. E foi um sucesso, um momento marcante e espero que agora, em Belo Horizonte, no próximo jogo da Seleção, seja um sucesso também. Então, no próximo mês, no jogo entre Brasil e Argentina, o projeto Seleção na Minha Cidade, da CBF Social, esterá presente também e convido todos a participarem conosco – enfatizou.

O Seleção na Minha Cidade deixa Natal com muita satisfação e a certeza de que passou ensinamentos para o desenvolvimento do esporte e da educação na região e promoveu momentos inesquecíveis. A capital potiguar fez história com a CBF Social!

Confira vídeos da semana da CBF Social em Natal:

Embaixadores da CBF Social levam camisa a hospital de Natal


Workshop CBF Social debate futebol na infância e na adolescência


CBF Social promove Festival de Futebol em Natal-RN 



Confira as fotos:

FESTIVAL DE FUTEBOL, REALIZADO PELA CBF SOCIAL EM NATAL
Créditos: Leandro Lopes/CBF

CRIANÇAS PARTICIPAM DO FESTIVAL DE FUTEBOL, REALIZADO 
PELA CBF SOCIAL EM NATAL - Créditos: Leandro Lopes/CBF
PARTICIPANTES DA PALESTRA DA CBF SOCIAL SOBRE FUTEBOL NA INFÂNCIA
Créditos: Leandro Lopes
JAIRZINHO FURACÃO RECEBE HOMENAGEM ANTES DE BRASIL X BOLÍVIA, 
NA ARENA DAS DUNAS - Créditos: Lucas Figueiredo/CBF
NO FESTIVAL DE FUTEBOL, CRIANÇAS POSAM AO LADO DO MASCOTE CANARINHO
Créditos: Leandro Lopes/CBF

CRIANÇAS PARTICIPAM DO FESTIVAL DE FUTEBOL, REALIZADO PELA CBF 
SOCIAL EM NATAL - Créditos: Leandro Lopes/CBF
Fonte: CBF

Cursos Online na área de Ciências Humanas e Sociais




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...