.

.

Turismo de Galpão terá 158 atividades no Acampamento Farroupilha

Projeto realizará também oficinas e caminhadas guiadas no Parque Harmonia
Foto: Ricardo Giusti/PMPA

29/08/2016 

A 5ª edição do projeto Turismo de Galpão, que acontece dentro da programação do Acampamento Farroupilha, terá 158 oficinas e atividades de interação e aprendizagem sobre a cultura e as tradições gaúchas, no período de 3 a 20 de setembro. As atrações, que mobilizam 40 entidades tradicionalistas parceiras, prometem movimentar os piquetes no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia), e foram apresentadas nesta segunda-feira, 29, pela Prefeitura de Porto Alegre. A novidade deste ano é o 1º Festival Comida de Galpão, que irá oferecer cardápios de valorização da culinária regional. 

Durante o lançamento da 5ª edição do projeto, Fortunati destacou sua importância para divulgar as tradições gaúchas. “Temos uma cultura rica, forte, mas muito fechada. O Turismo de Galpão rompe com isso e mostra que estamos abertos a outros povos, outras culturas para mostrarmos que somos diferentes, mas somos brasileiros e respeitamos essa diversidade que faz o nosso país tão plural”, afirmou o prefeito. Ele lembrou que o projeto fez sucesso na edição extraordinária do Acampamento Farroupilha na Copa de 2014, quando muitos turistas se encantaram com as oficinas e descobriram tradições e costumes até então pouco difundidos internacionalmente.

O secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, explicou que o ponto de referência do Turismo de Galpão, na área do parque, será o Espaço de Hospitalidade, localizado ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho. No local, os visitantes serão acolhidos e poderão fazer as inscrições nas oficinas. Moraes acrescentou que as atividades proporcionam aos turistas uma experiência única, que é o contato direto com os gaúchos e a nossa cultura. O secretário municipal da Cultura, Roque Jacoby, ressaltou que essa iniciativa, em parceria com a 1ª Região Tradicionalista e a Fundação Cultural Gaúcha, está sendo acompanhada por pesquisadores para servir de exemplo para outras ações de promoção da cultura regional também em outros locais. 

Nas oficinas, os visitantes aprenderão o preparo de pratos da culinária regional e do chimarrão, a forja e a afiação de facas, danças folclóricas, atividades campeiras, jogos, detalhes da indumentária típica de peões e prendas, os usos e costumes do campo. A grande maioria será gratuita, e algumas terão intérprete para inglês, espanhol, além de alemão e francês. O projeto realizará também caminhadas guiadas pelo Parque Harmonia.

Comida de Galpão - No lançamento do Turismo de Galpão foi apresentado o 1º Festival Comida de Galpão. Idealizado por Clarisse Chawrtzmann, nacionalmente conhecida como A Churrasqueira, o evento reunirá, no Espaço de Hospitalidade, alguns dos mais importantes chefs e cozinheiros do Rio Grande do Sul. No dia 20 de setembro, diferentes pratos da culinária gaúcha, preparados a partir da leitura contemporânea de criativos cozinheiros da cidade, estarão disponíveis ao público.

Linha Turismo – Outra novidade é que o city tour oficial de Porto Alegre se integrará aos festejos farroupilha fazendo uma parada especial no roteiro Centro Histórico, entre 3 e 20 de setembro, junto ao Parque Harmonia. Os passageiros que estiverem no passeio poderão desembarcar para visitar o Acampamento, o Espaço de Hospitalidade, interagir com a cultura gaúcha em oficinas do Turismo de Galpão e reembarcar, usando a mesma passagem, em um dos ônibus Linha Turismo que passarão pelo local de hora em hora, entre 10h05 e 16h05, aproximadamente.


Cursos Online na área de Ciências Agrárias e da Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...