.

.

Tocha Olímpica se despede do Rio Grande do Sul e segue rumo ao Rio de Janeiro

O último condutor da tocha no estado foi o surfista Rodrigo Pedra Dornelles, 
campeão gaúcho de surfe e o único gaúcho a fazer parte do WCT, a elite do 
surfe mundial - Foto: Divulgação Setel 

09/07/2016 

Depois de percorrer 2,5 mil quilômetros em sete dias, a Tocha Olímpica deixou o Rio Grande do Sul no começo da tarde deste sábado (9). Ao todo 617 condutores levantaram o fogo olímpico pelas ruas de 28 municípios do Estado. De Torres, o símbolo máximo do esporte segue, pelo Litoral de Santa Cantarina, o caminho até o Rio de Janeiro, quando, no dia 5 de agosto, acenderá a Pira Olímpica no Estádio do Maracanã, dando início aos Jogos Rio 2016.
Torres foi a cidade que encerrou o caminho olímpico no Rio Grande do Sul. O último condutor da tocha no estado foi o surfista Rodrigo Pedra Dornelles, campeão gaúcho de surfe e o único gaúcho a fazer parte do WCT, a elite do surfe mundial. A tocha chegou ao Parque da Guarita no início da tarde, foi acesa pela estudante Mayne Caroline de Matos Coelho, da Escola Estadual de Educação Básica Marechal Deodoro, que entregou para o primeiro condutor, o lateral-direito do São Paulo Bruno Nascimento, na beira da Praia da Guarita.

A chuva não atrapalhou a festa e a passagem do fogo olímpico, que percorreu, pelas mãos de 25 condutores, 5 quilômetros pelas ruas da praia do Litoral Norte. Entre os condutores, estavam a jogadora de handebol Ana Carolina Alves e o presidente da Federação Gaúcha de Balonismo, Luciano Gross Caetano. Atividades esportivas marcaram o trajeto, que incluiu a Lagoa do Violão e as praças Borges de Medeiros, Pinheiro Machado e XV. O percurso foi o traçado também da Corrida da Ascort e Ciclismo/Passeio.
O comerciante Claudiomiro Dias de Oliveira, 42 anos, achou "sensacional" a tocha passar por Torres. "É muito emocionante ver o símbolo das Olimpíadas passar pela minha cidade pelo menos uma vez na vida", disse. Para Oliveira, a escolha de Pedra Dornelles para encerrar o percurso da tocha no estado foi acertada, "porque ele levou o nome da cidade para o mundo através do surfe".

Bento Gonçalves

Pela manhã, depois de sair da última Cidade Celebração, Caxias do Sul, 25 pessoas conduziram o símbolo olímpico por 5 quilômetros e 100 metros pelas ruas de Bento Gonçalves.  O estudante Bernardo Fanton Tomazzoni, 14 anos, acendeu a tocha e iniciou o percurso na última cidade da Serra gaúcha. Entre os condutores estavam os atletas Gregório Lavandoski, maratonista; Rosângela Dalcin, tênis de mesa; Jussemar Noskoski, muaythai; e o ex-jogador de vôlei, Marcus Vinícius Freire.

Atividades culturais e esportivas marcaram a passagem da tocha pela cidade serrana. No Centro, na Via del Vino, a passagem da tocha foi marcada por um ola coletivo, com espumantes da vinícola Lídio Carraro. A última condutora do fogo olímpico em Bento Gonçalves, a atleta de tiro Janice Teixeira, percorreu o trajeto acompanhada pela tradicional Maria Fumaça. Ao chegar à estação do trem, a comunidade festejou o símbolo olímpico.

Passagem pelo RS

Para o secretário de Turismo, Esporte e Lazer (Setel), Juvir Costella, o Estado cumpriu seu papel, organizando um revezamento exemplar. "Acompanhamos as 28 cidades do percurso em chão gaúcho e o que vimos foi uma comunidade receptiva e unida pela paz, que é, exatamente, o que simboliza o espírito olímpico", avaliou o secretário.  

O caminho olímpico no Rio Grande do Sul percorre ao todo 2,5 mil quilômetros por terra, ar e água, em um roteiro que começou no último domingo (3) por Erechim e Passo Fundo. A Tocha Olímpica passou também pelos municípios de São Miguel das Missões, Santo Ângelo, Ijuí, Cruz Alta, Encantado, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Sepé, Caçapava do Sul, Canguçu, Rio Grande, Pelotas, São Lourenço do Sul, Camaquã, Guaíba, Porto Alegre, Canoas, Esteio, Novo Hamburgo, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Torres.

Texto: Mirella Poyastro, com informações da Setel
Edição: Denise Camargo/Secom 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...