.

.

Santa Cruz entra na rota do revezamento da tocha olímpica

03/07/2016

Um evento histórico marcará a cidade na próxima terça-feira, 5. Santa Cruz do Sul entra na rota do revezamento da tocha olímpica que passará pelas principais ruas da cidade. O percurso, de aproximadamente cinco quilômetros, sairá da Avenida Independência no pórtico da Unisc, às 13h42min, com chegada na Praça Getúlio Vargas, às 14h56min. No Rio Grande do Sul 28 municípios receberão a tocha, sendo Santa Cruz a única do Vale do Rio Pardo.

Da Avenida Independência o trajeto seguirá pela Galvão Costa, Tenente Coronel Brito até a Senador Pinheiro Machado, ingressando na Marechal Floriano até a Sete de Setembro e entrando na Marechal Deodoro até a Rua Ramiro Barcelos, em frente à Catedral São João Batista, onde termina. Ao chegar ao palco montado na Praça Getúlio Vargas, será realizada a grande celebração oficial, com atrações locais. A chama permanecerá por 15 minutos no local, seguindo depois para a cidade de Santa Maria.

No total serão 25 condutores, sendo que quatro deles foram indicados pelo Executivo Municipal, conduzirão a tocha Rogério Klafke, Fabiano Peçanha, Sabine Letícia Heitling e Roberta Cristina Etges Schroeder. Na lista de nomes, 19 foram divulgados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e o restante será surpresa no dia do evento.

Ser palco de um evento olímpico desperta orgulho nos santa-cruzenses e, mais ainda, em três alunos da rede municipal de ensino. Escolhida por ter o maior índice do IDEB do município, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Leonel de Moura Brizola teve a oportunidade de contar com três de seus alunos na recepção à chama olímpica. Vencedores de um concurso de redação, avaliada por uma comissão do Ministério da Educação, os alunos William dos Santos Limberger, Amanda Pereira de Borba e Pamela Borges dos Reis receberam uniformes e acompanharão, num percurso de 200 metros, o primeiro condutor da tocha.

O revezamento da tocha olímpica faz parte da cerimônia de abertura dos jogos, que pela primeira vez acontecem na América do Sul. O evento ocorrerá nos 26 estados do Brasil e mais o Distrito Federal e mobilizará aproximadamente 300 cidades do Brasil, incluindo todas as capitais. Serão 12 mil condutores, ao longo de 20 mil quilômetros. O revezamento da tocha olímpica faz parte da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos 2016, marcada para o dia 5 de agosto, no Estádio do Maracanã.

A comitiva da força-tarefa responsável pelo revezamento é composta pelas secretarias municipais de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte (SMSCRCE), de Educação e Cultura (Smec), de Comunicação Social (Secom), de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia (SMDETCT), de Saúde, de Transportes e Serviços Públicos (SMTSP), através da Fiscalização de Trânsito, Gabinete do Prefeito Municipal e 6ª CRE.

Trânsito - O bloqueio das ruas para a passagem do comboio acontecerá a partir das 12h30min, exceto vagas de 15 minutos, carga e descarga e embarque e desembarque que ficarão livres até 12h. A rua Marechal Floriano, parte da Ramiro Barcelos e o trecho entre as ruas Júlio de Castilhos e Thomas Flores e a Ramiro Barcelos, estarão bloqueadas até o fim do evento. As áreas estarão isoladas e será proibido o estacionamento. 

Confira os nomes de alguns condutores da tocha olímpica

- Lenara Antonio Teixeira
- Maurício Scota
- Sérgio Leandro da Rosa
- Vanildo dos Santos Sant'Ana
- Fabiano Peçanha
- Roberta Cristina Schroeder Etges
- Rogério Klafke
- Sabine Letícia Heitling
- Liziane Brum Barros
- Mariana dos Santos Fortes
- Róger Pereira Lehmen Landim
- Vitor Cardoso Fleck
- Cláudio Adão Amaral de Souza
- Emanuel Rodrigues de Ávila
- Jaqueline Tatsch Motta
- José Joaquim Dias Barbosa
- Paulo Admir Sanguinete Pires
- Rafael Berté
- Raquel Ferreira Ribeiro

Acompanhe a programação da celebração

13h – Abertura com apresentação cultural da 6ª Coordenadoria Regional de Educação:
- Grupo de música da Escola Alexandrino de Alencar do município de Passo do Sobrado;
- Grupo de dança da Escola Alfredo Kliemann do município de Santa Cruz do Sul;
- Grupo de dança da Escola José Mânica do município de Santa Cruz do Sul;
- Banda Marcial do Instituto Ernesto Alves do município de Rio Pardo;
Responsável: Prof. Juliano – 6ª Coordenadoria Regional de Educação

14h – Apresentação cultural da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Santa Cruz do Sul:
- Grupo de danças alemãs da EMEI Beija Flor;
- Grupo de danças gaúchas da EMEI Paraíso Infantil;
- Banda Marcial da EMEI Félix Hoppe;
- Grupo de dança da EMEF José Ferrugem;
Responsável: Juliana – SMEC Santa Cruz do Sul

14h45min – Chegada do Revezamento da Tocha no palco:
- Presença da Comitiva da Oktoberfest com as Soberanas,
Banda Típica Alemã e Bonecos Fritz e Frida;
Responsável: Berenice Bohnen e Cândida Severo

15h15min – Premiação das Olimpíadas Escolares de Santa Cruz do Sul;
Responsável: Prof. Paulo Rocha – Departamento de Esporte

15h45min – Encerramento com banda oferecida pelo SESC Santa Cruz do Sul;
Responsável: Roberta Pereira – SESC Santa Cruz do Sul





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...