.

.

Revezamento da Tocha Olímpica em Encantado

Crédito: Prefeitura de Encantado

05/07/2016

Um momento emocionante e histórico marcou a passagem do Revezamento da Tocha Olímpica por Encantado na manhã desta terça-feira, dia 5 de julho, exatamente um mês antes do início dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Milhares de pessoas prestigiaram o Revezamento que contou com oito condutores: Adriana Araujo indicada por parceiro Rio 2016; Antonio Martins Dos Reis indicado por Bradesco; Anapaula Gotardi indicado por Coca-Cola; Bruno Alexander Paré Gonçalves Dos Santos indicado por Coca-Cola; Sandro Ben Hur Gonçalves Do Nascimento indicado por Nissan; Fernando Torres de Souza indicado por parceiro Rio 2016; Markus Hohn indicado por parceiro Rio 2016 e Venilton Valandro indicado pela Prefeitura. 

O trajeto percorrido pela Tocha Olímpica teve início na Rua Padre Anchieta com as três estudantes, designadas como anfitriãs da chama olímpica: Emily Nicole Gebing Pinheiro, Júlia Martini Dalmoro e Larissa Klunck Veronese. Elas foram selecionados através de concurso de redação promovido pelo MEC, sendo que a escola escolhida para participar foi o Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini por ter o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas públicas de Encantado. As três estudantes com uma tocha olímpica, acenderam a tocha olímpica do primeiro condutor Sandro Ben Hur Gonçalves Do Nascimento e o acompanharam pelos 200 metros até o próximo condutor. Nascimento tem 44 anos e é cientista social e político de São Borja. “Foi uma emoção inenarrável. Fiquei encantado com Encantado, pois senti uma energia de felicidade, as pessoas muito educadas e criou-se um clima especial do espírito olímpico”, disse o primeiro condutor. De Encantado outras duas pessoas conduziram a tocha olímpica, a publicitária Anapaula Gotardi (34) e o produtor rural e dono de uma agroindústria Venilton Valandro (49). “Foi um momento único e emocionante. Não imaginava que seria tão grandioso assim e tudo muito bem organizado. É muito emocionante ver que a tocha que passou por todo o país esteve na minha cidade”, disse Valandro. Anapaula também emocionada disse que “não tem palavras para descrever este momento. Passa um filme. Ver as pessoas gritando o meu nome foi emocionante. É algo único e ainda mais importante para mim por eu ser daqui”.

Escolas, entidades, grupos, e a comunidade em geral de Encantado e de outras cidades como Anta Gorda, Coqueiro Baixo, Campo Bom, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Ilópolis, Muçum, Nova Bréscia, Relvado, Roca Sales, Vespasiano Correa e São Valentim do Sul prestigiaram o momento e fizeram uma grande festa para celebrar Revezamento que reuniu mais de seis mil pessoas.

A tocha percorreu o Centro da cidade passando pela Rua Padre Anchieta até a Rua Duque de Caxias, na esquina do Bradesco, subiu até o Rua Barão do Rio Branco, onde seguiu pela Rua Júlio de Castilhos até o Hospital Beneficente Santa Terezinha, passando pela Rua Coronel Sobral e continuando pela Rua Monsenhor Scalabrini até a Praça da Bandeira. Antes do início do Revezamento da Tocha Olímpica um comboio passou com veículos e caminhões do Bradesco, Coca-Cola e Nissan distribuindo brindes e animando o público com músicas, enquanto isso os sinos da Igreja Matriz São Pedro tocavam anunciando a chegada do Revezamento em Encantado. Também houve a distribuição de viseiras.

Celebração

Na Praça da Bandeira houve a celebração com a presença de autoridades e do público que lotou todos os espaços. A tocha chegou conduzida, desde o Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini e Centro Administrativo Municipal, por Venilton Valandro até o palco. Na oportunidade, o prefeito de Encantado, Paulo Costi, saudou a todos os presentes. “Muito obrigado aos organizadores, aos que se empenharam para o sucesso deste evento, que agora passa, também, a fazer parte da nossa história e da história dos municípios filhos de Encantado aqui representados, que eternizam ainda mais este momento tão especial. Honrados e orgulhosos, mesmo de longe, certamente iremos sentir, que a chama acesa terá, também, um pouquinho da nossa querida Encantado e da nossa região”, destacou o prefeito.

Ainda houve apresentação da Orquestra Municipal e do tenor mirim Vitor Delazeri Fernandes; a entrega dos certificados do concurso de redação Educa RS – Tour Da Tocha pelo secretário estadual do Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella. O objetivo do concurso cujo tema era “Os Valores Olímpicos” desenvolvida pela Fato Comunicação Integrada, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação dos municípios da Rota da Tocha Olímpica no RS, Secretaria Estadual de Educação do RS e Associação São Miguel.

Estudantes vencedores:

1º Lugar
Valores olímpicos
Escola: Centro Municipal de Educação Encantado
Aluna: Natália Paliosa
Ano: 9º

2º Lugar
Valores olímpicos presentes na nossa vida
Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Batista Castoldi
Aluna: Tamiris Gasparotto
Ano: 9º
Trabalho realizado coletivamente pelos alunos: Iuri dos Santos Fereira; Júlia Moresco; Sandyelen Vian e Tamiris Gasparotto

3º Lugar
A tocha olímpica
Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha
Aluno: Rodrigo Zotti
Ano: 9º
Trabalho realizado coletivamente pelos alunos: Júlia de Paoli, Rafael de Oliveira Martins, Rafael Sleifer, Giovani Ristoff

Também houve atividade física com aulão de zumba com a professora Marlisa Sartori Bratti juntamente com professores do Projeto Viver Bem. Ainda, na Praça, a APAE disponibilizou barraquinhas com venda de lanche e bebidas.

Para coordenador municipal do Revezamento da Tocha Olímpica e secretário municipal da Agricultura e Desenvolvimento, Roberto Pretto, o resultado do evento foi de acordo com o ótimo empenho de todos. “Queremos agradecer a todos os colaboradores, Brigada Militar, Polícia Civil e outros órgãos públicos e entidades, e equipe pela organização exemplar, a comunidade que atendeu a solicitação para a retirada dos veículos e veio participar, bem como aos municípios vizinhos que vieram prestigiar este momento único que prova a mobilização da cidades e cidades vzinhas podemos fazer muita coisa, e aos veículos de comunicação pela divulgação das informações”.  

Uma tocha olímpica foi adquirida pelo município e nos próximos dias estará disponível para visitação na Casa de Cultura. O município de Encantado foi um dos 28 municípios gaúchos escolhidos e uma das 329 cidades brasileiras que receberão o Revezamento da Tocha Olímpica. Os motivos apresentados pelo Comitê Rio 2016 para a escolha foram a bela Igreja Matriz São Pedro, as ruas largas e limpas e também o histórico de uma cidade que realiza eventos periodicamente. O investimento para a realização do evento foi de cerca de R$ 26 mil. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...