.

.

Espírito olímpico toma conta de Bento Gonçalves

A atiradora esportiva Janice Teixeira finalizou o trajeto da Tocha Olímpica. 
Foto: Bruna Maria de Moura/GRUPO RSCOM

09/07/2016

O espírito esportivo que percorre o mundo inteiro desde a Grécia antiga contagiou os condutores da tocha olímpica na manhã deste sábado, dia 9, em Bento Gonçalves. Foram 25 condutores que realizaram o revezamento da chama no percurso de cinco quilômetros pelas principais ruas do município. Um deles foi a atleta olímpica Janice Teixeira, da modalidade de tiro esportivo, que estará nas Olimpíadas do Rio de Janeiro representando a Capital do Vinho. "Sei que toda a população bento-gonçalvense estará comigo lá, apertando o gatilho da espingarda", comemora.

A emoção da única atleta bento-gonçalvense já confirmada nos jogos contrastou com a passagem burocrática do símbolo das Olimpíadas. Programada para chegar na cidade às 7h,  na avenida Humberto Alencar Castelo Branco, local em que foi dada a largada para o percurso, a tocha olímpica chegou com um atraso de cerca de 40 minutos, o que fez com que toda a programação fosse apressada, com pouco espaço para que a população apreciasse o símbolo mais demoradamente.

Mas isso não foi motivo para que a população desanimasse. Crianças, pais, professores e a comunidade em geral esperaram pela chegada da chama e, quando ela finalmente chegou, eles acompanharam os condutores animados durante todo o percurso.

Os alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus de Bento, Júlia Carraro Dalmolin, que ficou em primeiro lugar no concurso, Danton Magri e Laura Caroline Strozak, vencedores do concurso da redação sobre as olimpíadas estavam na expectativa pra a chegada da chama, pois o primeiro contato da Tocha  no município seria pelas mãos dos três estudantes. "Esse é um momento único para o Brasil. Essa tocha que estamos recebendo hoje não é só a Tocha da Olimpíada é o fogo que simboliza a união dos povos e a luta pela paz e a democracia", enfatiza Júlia. 

"A gente espera que o turismo no Brasil cresça bastante com a divulgação das olimpíadas para o mundo e mostrar que o Brasil não é só carnaval e festa", afirma Magri. 

Os alunos acenderam o fogo olímpico e entregaram para o primeiro condutor do símbolo olímpico no município, Juliano Morais, maquinista da Maria Fumaça, um dos principais pontos turísticos do município. Ele conta que escreveu sua história para uma das patrocinadoras do evento e foi escolhido. "Tenho paixão pelo trabalho que faço hoje, são oito anos que conduzo a Maria Fumaça", conta. 

Visivelmente emocionada Janice Teixeira, atleta confirmada para as Olímpiadas Rio 2016, pela seleção brasileira de tiro esportivo na modalidade de Foça Olímpica Feminina,  finalizou o percurso carregando o símbolo.  Sem conseguir conter as lágrimas ela diz que é um orgulho representar Bento Gonçalves no país inteiro, que ter sido selecionada para o revezamento hoje é uma honra. "Gente o Brasil tá vivendo um momento único, os atletas como eu estamos lutando muito, mas o coração está a flor da pele batendo. Eu estou tão feliz, representar Bento é o minimo que eu posso fazer por uma cidade que me acolheu e me empurrou até a olimpíada", emociona-se. 

Após finalizar o percurso na Capital do Vinho, a Tocha Olímpica seguiu para a cidade de Torres.






Foto: Bruna Maria de Moura/GRUPORSCOM
Fonte: Leouve

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...