Revezamento da Tocha Olímpica dá seus primeiros passos no Brasil

Vanderlei Cordeiro de Lima, um dos maiores nomes do atletismo brasileiro,
foi um dos primeiros condutores do simbolo olímpico. (Foto: Célio Messias/Rio2016)

05/05/2016

Ela há cerca de 24 horas em território brasileiro e já causou um alvoroço no país-sede dos primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul. Após a chegada da chama Olímpica ao Aeroporto Internacional de Brasília, conduzida pelo presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê Organizador Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, o símbolo de paz dos Jogos cruzou os quatro cantos da capital federal, nesta terça-feira (3). Conduzida por ídolos nacionais e heróis anônimos, a tocha Rio 2016 visitou atrações turísticas, cruzou terra, água e ar e até lançou moda com uma descida de rapel. Um primeiro dia mágico para uma jornada épica que se estende pelos próximos 94 dias, rumo à cerimônia de abertura dos Jogos Rio 2016, no Maracanã, dia 5 de agosto.

O ponto de partida do revezamento foi o Palácio do Planalto, sede da presidência da República, onde, com as boas-vindas da presidente Dilma Roussef, a tocha Olímpica Rio 2016 deu seus primeiros passos no Brasil conduzida pela capitã da seleção brasileira de voleibol, Fabiana Claudino.

Fabi foi a primeira de uma vasta lista de condutores ilustres escolhidos para abrir o tour do símbolo no país, que inclui nomes como o surfista Gabriel Medina, a pugilista Adriana Araújo, o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima e o nadador Thiago Pereira.

A rota da tocha Rio 2016 percorreu mais de 100 km no Distrito Federal. Moradores e turistas puderam acompanhar de perto a maior parte do trajeto. O clima de festa tomou conta das ruas de Brasília. Em determinados pontos do traçado, manifestantes exibiram cartazes de cunho político.

Tocha Olímpica em Santa Maria

No Rio Grande do Sul cinco cidades receberão a visita do símbolo dos Jogos Olímpicos e Santa Maria foi incluída no trajeto que cortará o país de norte a sul. A tocha desembarca na cidade no dia 5 de julho, em Camobi, e percorrerá 12 km, tendo como ponto final a Gare da Viação Férrea, onde a população poderá conferir a programação artística, esportiva e cultural desenhada pelo Comitê Municipal. Além do Coração do Rio Grande, a tocha ainda irá passar por Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Porto Alegre.

Fonte: EsporteSUL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...