.

.

Semana de aniversário de Porto Alegre contará com mais de 100 atrações culturais

Livros da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães farão parte da
exposição sobre 244 anos de Porto Alegre| Foto: Guilherme Santos/Sul21

23/03/2016

De 26 de março a 3 de abril, Porto Alegre recebe extensa programação de dança, música, artes visuais, literatura, circo, entre outras atividades, em comemoração aos seus 244 anos. Com o tema “Viva o que Porto Alegre tem de melhor”, esta é a 57ª vez que a capital gaúcha celebra seu aniversário com atrações culturais. O prefeito José Fortunati divulgou a programação durante coletiva de imprensa na última terça-feira (15).

“Porto Alegre é uma das capitais mais jovens do país e mostra que não ficou parada no tempo, sendo referência para o mundo em democracia participativa e cidade da participação popular. Não podemos deixar de celebrar e viver a nossa cidade”, afirmou Fortunati. Ele também destacou que a intenção é consolidar a semana como um grande marco cultural da cidade. “A Semana de Porto Alegre deverá ser, em um futuro não tão distante, o momento mais glorioso desta cidade, com uma programação rica que atraia turistas, fomente a economia e com atrações cada vez mais qualificadas”, ressaltou o secretário da cultura, Roque Jacoby.

A Semana contará com sete apresentações de teatro, 25 atividades musicais, 20 de cinema, 18 de literatura, duas de dança (Maratona e Maratoninha) e 17 atividades de fotografias, entre museus, exposições e oficinas. Os destaques da programação são o 23º Salão Internacional de Desenho para Imprensa (Sidi), na Usina do Gasômetro, e as 24 horas de Cultura no sábado (26) e domingo (27). Dentre a programação das 24 horas, está a Maratona de Dança, a partir das 17h no Auditório Araújo Vianna, com entrada gratuita a partir de distribuição de senhas.

Prefeito apresentou programação da semana na última terça-feira (15) | Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Dentre as exposições, há duas sobre a história da capital gaúcha. No Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues, acontece a partir do dia 26 a mostra “244 anos de Porto Alegre: A cidade em imagens e livros”, enquanto no Museu Joaquim Felizardo estará a exposição fotográfica “Porto Alegre Ontem e Hoje”, ambas com entrada gratuita.

Há ainda atividades que destacam a cultura, herança e história africana na cidade. Durante a semana, de segunda a sexta-feira, acontece a oficina “Vivência de Tambores: Sopapo, Candombe e Batuque de Nação Oyó Idjexá com visita guiada à exposição” do museu Joaquim Felizardo; enquanto no segundo sábado de programação (2 de abril) a população poderá participar do percurso cultural, histórico e educativo aos “Territórios Negros com Arte”, cujo ponto de encontro é no Largo Zumbi dos Palmares. No último dia da Semana, a Usina do Gasômetro recebe o “Domingo Negro”, com oficinas, apresentações de música, artes plástica, dança, cinema e Feira Afroempreendedora.

A programação traz ainda grandes nomes da música nacional para se apresentar na cidade, como Elza Soares, que chega à capital gaúcha com a turnê “A mulher no fim do mundo”, na sexta-feira (1º), no Teatro do Bourbon Country. Roberto Carlos também virá a Porto Alegre, na quinta-feira (31), no Araújo Vianna. A Virada Sustentável, que reúne cultura e preocupação com o meio-ambiente, começa também na sexta, com diversas atrações.

No cinema, o aniversário da Cinemateca Capitólio conta com extensa programação, assim como a Mostra de Filmes Argentinos na Sala P. F. Gastal. Nas artes Cênicas, o destaque vai para a Farra de Teatro, na Usina do Gasômetro, além da programação de artes circenses no Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues. 

Confira aqui a programação completa.

Programação conta com exposições de livros e imagens sobre a história da
capital gaúcha | Foto: Guilherme Santos/Sul21

Fonte: Sul21

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...