Mais de 30 mil pessoas participam do Caminho do Gol

Evento uniu torcidas do Grêmio e Inter antes do primeiro Gre-nal do ano
Foto: Ivo Gonçalves/PMPA

02/03/2015 

Para matar a saudade do que eles consideram uma grande sacada da Copa de 2014 em Porto Alegre, Felipe Pires, colorado, e a esposa Carolina, gremista, decidiram conferir como seria o Caminho do Gol no Gre-nal. Eles percorreram os 1, 8 mil metros e curtiram as atrações espalhadas pela avenida Borges de Medeiros, entre a Ipiranga e o estádio Beira-Rio. "É muito bom poder aproveitar esse clima de confraternização. Que sirva de exemplo de tolerância e respeito não só nos estádios, mas também entre religiões, povos, heterossexuais e homossexuais, etc", disse o médico. "Tão bom ter um espaço onde a gente possa se divertir junto nos dias de jogos", comemorou a psicopedagoga. 

O Caminho do Gol, área de convivência entre torcedores de times rivais, também fez a dupla Rafael Alves, colorado, e Marcelo Fernandes, gremista, se programar para chegar mais cedo no jogo. No caso deles, é a primeira vez que conferem o evento. E aprovaram. “É um oportunidade de se divertir e chegar ao estádio com segurança", disse o torcedor tricolor. Para o amigo colorado, a iniciativa deve aumentar cada vez mais o número de adeptos da torcida mista. "Que a gente possa um dia ter metade dos torcedores de cada time dentro do estádio. Se começa com essa integração aqui fora, tem tudo para dar certo," concluiu.

No trecho, o que não faltaram foram atrações culturais, como espetáculos circenses, performances teatrais, escola de samba e shows musicais. A Banda da Brigada Militar, outra estrela do Caminho do Gol na Copa, além de animar gremistas e colorados, acompanhou o grupo da torcida mista, que se concentrou numa área isolada no viaduto Dom Pedro I até o estádio.

O prefeito José Fortunati acompanhou a abertura do Caminho do Gol, às 15h, direto do Centro Integrado de Comando de Porto Alegre. Depois, seguiu até o local para aproveitar as atrações. Acompanhando a primeira-dama e deputada estadual, Regina Becker, que é colorada, o prefeito gremista marcou presença na torcida mista. “É um marco no futebol gaúcho. Gremistas e colorados já deram um belo exemplo de convivência pacífica na Copa de 2014 e agora estamos mostrando ao mundo que rivais em campo andam lado a lado, em paz, seja nas ruas, nos estádios, enfim, onde estiverem. Amigos, familiares que torcem por times diferentes precisam ter um ambiente seguro para confraternizar. Esse é o verdadeiro espírito do futebol, do esporte”, afirmou. Fortunati também anunciou que acertou com a direção dos dois clubes que o evento deve ser reeditado em jogos importantes.

A iniciativa é uma parceria da prefeitura com o Internacional, Grêmio, Brigada Militar e Unimed, para unir as torcidas do Grêmio e do Internacional antes do primeiro Gre-nal do ano e também o primeiro com torcida mista. A atração teve seu tamanho adaptado e ofereceu duas estações de serviços, que foram instaladas no percurso, uma no estacionamento do Parque Marinha do Brasil, em frente ao Shopping Praia de Belas, e outra no viaduto Dom Pedro I. Nesses locais, foram oferecidos diversos tipos de atendimento, inclusive com estrutura de banheiros químicos. Com abertura às 15h, garantiu diversão e serviços aos torcedores durante três horas e meia, até o início da partida.

Órgãos municipais mobilizados – Pelo menos 15 órgãos municipais estão envolvidos no evento: as secretarias de Saúde, Acessibilidade, Indústria e Comércio, Segurança, Meio Ambiente, Juventude, Obras e Viação, Esporte, Cultura, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), a Carris, o Gabinete de Comunicação Social, o Centro Integrado de Comando, o #POAdigital e a Procempa.

Além disso, a Brigada Militar ficou responsável pela segurança do estádio e dos participantes ao longo do percurso. Na área da saúde, a Unimed, com ambulâncias e equipes médicas, deu cobertura ao local.
Serviços envolvidos:

EPTC - Em parceria com a Brigada Militar, a EPTC preparou um esquema especial de trânsito. Noventa agentes e funcionários foram mobilizados. A operação começou às 12h e terminará após o jogo, às 21h30, com o bloqueio do tráfego de veículos das avenidas Borges de Medeiros e Padre Cacique (esta no sentido Centro-bairro), da Ipiranga até a rua B, via próxima ao Beira-Rio. O trecho pode ser utilizado somente pelos torcedores a pé.

Ao final da partida, a avenida ficará em sentido único em direção ao Centro, para escoar melhor o tráfego. Quem vai à zona Sul e quer evitar a região, as alternativas são as avenidas Ipiranga, Azenha, Carlos Barbosa e Moab Caldas ou a Terceira Perimetral. Uma faixa de emergência, para serviço de ambulância e de segurança, foi implantada na Edvaldo Pereira Paiva, na pista sentido bairro-Centro.  

Transporte público - Foram disponibilizados dez ônibus Futebol, saindo do Largo Glênio Peres (ao lado do Mercado Público) em direção ao Beira-Rio. Em razão do Caminho do Gol, todas as linhas que utilizavam do sentido Centro-bairro do eixo Borges de Medeiros e Padre Cacique foram desviadas para a Edvaldo Pereira Paiva.

Desvio após o Jogo - Como a Edvaldo Pereira Paiva terá sentido único em direção ao Centro, e a Padre Cacique e Borges de Medeiros permanecem bloqueadas para o Caminho do Gol, as linhas de ônibus da zona Sul que utilizam essas vias estão com seus itinerários alterados. A expectativa da EPTC é de que esse desvio tenha duração de uma hora, do fim do jogo (20h30) até o encerramento do Caminho do Gol (21h30).

Saúde - Duas estações de serviços da Secretaria Municipal de Saúde, uma no estacionamento do Parque Marinha, em frente ao Shopping Praia de Belas, e outra embaixo do viaduto Dom Pedro I, funcionaram até as 18h30.

Uma equipe do projeto Coração no Ritmo Certo atuou no local. Foram colocados dois dispensers de camisinhas, um em cada estação, onde seis promotores de saúde deram orientação e distribuíram 20 mil preservativos e 10 mil lubrificantes. A Unimed, que está apoiando o evento, realizou três atendimentos. Os torcedores atendidos passam bem e já foram liberados.

Smic - Os ambulantes que trabalharam no Caminho do Gol foram os mesmos comerciantes que participaram do evento durante a Copa do Mundo. A Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio fez a fiscalização no local.

DMLU - Uma equipe extra de garis está trabalhando no Caminho do Gol e entorno do estádio. São 40 bombonas coletoras de lixo espalhadas pela avenida Borges de Medeiros. Também está sendo feita a limpeza na área do Anfiteatro Pôr do Sol.

Estação da Acessibilidade – Mais de 2 mil pessoas foram atendidas no local, recebendo informações e atendimento com profissionais em Libras. Cento e quinze torcedores com deficiência e mobilidade reduzida, ou com crianças de colo, percorreram o Caminho do Gol em carrinhos elétricos. Três foram disponibilizados no trecho.

Segurança - Para garantir a segurança dos torcedores e moradores e também manter a ordem, guardas municipais e 450 policiais militares atuam no Caminho do Gol. Além disso, o local é monitorado por câmeras do Centro Integrado de Comando de Porto Alegre. Para a operação, estão sendo utilizadas câmeras de videomonitoramento instaladas nas avenidas Borges de Medeiros, Ipiranga, Padre Cacique, José de Alencar, Edvaldo Pereira Paiva, rua Otávio Dutra e Parque Marinha do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...