.

.

Tudo pronto para o Caminho do Gol no domingo

Participaram representantes da prefeitura, Brigada e dos dois clubes
Foto: Ricardo Giust/PMPA

28/02/2015 

Os últimos detalhes para o Caminho do Gol, que ocorre neste domingo, 1º de março, foram acertados em reunião na manhã desta sexta-feira, 27. O prefeito José Fortunati, gestores de órgãos municipais, além da Brigada Militar e representantes do Internacional e do Grêmio, trataram dos ajustes finais para o evento que foi sucesso na Copa do Mundo de 2014. A programação promete entreter milhares de gremistas e colorados antes do primeiro enfrentamento do ano, batizado de Gre-Nal de todos – Onde a convivência sempre vence. A reunião de trabalho ocorreu no Centro Integrado de Comando da Cidade (Ceic). 

Na reunião, o prefeito destacou que, graças a uma ação integrada, com a colaboração voluntária de parceiros, a cidade viverá um momento ímpar. “O Gre-Nal de domingo vai entrar para a história, porque além da torcida mista teremos o retorno do Caminho do Gol, onde as torcidas rivais e o povo em geral poderão conviver pacificamente. É um momento onde a cidade está mostrando que não se dobra à violência de uma minoria, e que a convivência é necessária, importante e saudável”, afirmou Fortunati. 

Órgãos municipais mobilizados 

Mais de 30 mil torcedores são esperados para o Caminho do Gol. Para que a iniciativa tenha êxito, mais de 15 órgãos municipais estarão envolvidos no evento: as secretarias de Saúde, Acessibilidade, Indústria e Comércio, Segurança, Meio Ambiente, Juventude, Obras e Viação, Esporte, Cultura, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o Departamento Municipal de Limpza Urbana (DMLU), a Carris, O Gabinete de Comunicação Social, o #POAdigital e a Procempa. Além disso, a Brigada Militar garantirá a segurança do estádio e para os participantes ao longo do percurso. Conforme o comandante do Policiamento da Capital, Mário Ikeda, a instituição compreendeu desde o início a importância do evento. Na área da saúde, a Unimed, com ambulâncias e equipes médicas, dará cobertura ao local.  

O presidente do Internacional, Vitório Píffero, elogiou a organização do evento e a importância que ele terá mundialmente. “Estou honrado e satisfeito de fazer parte deste momento”, enfatizou. O chefe de gabinete do Grêmio, Marco Bobsin, destacou que a iniciativa da prefeitura será um marco para a transformação do clássico gaúcho. “Que seja transformador, com mais segurança, alegria e, consequentemente, mais gente nos nossos estádios.” 

Programação 

Com tamanho adaptado, o percurso de 1,8 mil metros pela avenida Borges de Medeiros, entre a avenida Ipiranga e o estádio Beira-Rio, terá serviços da prefeitura e atrações artísticas e culturais, que iniciam-se às 15h. No viaduto Dom Pedro I, será isolada uma área para concentração da torcida mista, a partir das 16h. Às 17h30, o grupo fará o deslocamento até o estádio acompanhado pela Banda da Brigada Militar.

Haverá atrações progressivas ao longo do trajeto preferencial, a partir de duas estações: Marinha e Dom Pedro I. Música, teatro e apresentações circenses prometem animar os participantes. Cada estação contará, ainda, com serviços de infraestrutura básica como tendas, com mesas e cadeiras, banheiros químicos, carrinhos de acessibilidade, serviços de alimentação e postos de segurança e saúde. 

Serviços envolvidos:

EPTC

Em parceria com a Brigada Militar, a EPTC preparou um esquema especial de trânsito. Serão 90 agentes e funcionários mobilizados. A operação para realizar o Caminho do Gol começará às 12h e encerrará às 21h30, com o bloqueio do tráfego de veículos das avenidas Borges de Medeiros e Padre Cacique (esta no sentido Centro-bairro), da Ipiranga até a rua B, via próxima ao Beira-Rio. O trecho será utilizado somente pelos torcedores a pé.

Os condutores que pretendem ir ao estádio de carro poderão utilizar a Edvaldo Pereira Paiva. Ao final da partida, a avenida ficará em sentido único em direção ao Centro, para escoar melhor o tráfego. Quem vai à zona Sul e quer evitar a região, as alternativas são as avenidas Ipiranga, Azenha, Carlos Barbosa e Moab Caldas ou a Terceira Perimetral. Uma faixa de emergência, para serviço de ambulância e de segurança, será implantada na Edvaldo Pereira Paiva, na pista sentido bairro-Centro. No viaduto Dom Pedro I (no cruzamento da José de Alencar com Praia de Belas), ficará o Posto de Controle, onde estará disposta a banda da Brigada Militar e os serviços da prefeitura.

Transporte público 

Serão disponibilizados dez ônibus Futebol, saindo do Largo Glênio Peres (ao lado do Mercado Público) em direção ao Beira-Rio. Em razão do Caminho do Gol, todas as linhas que utilizavam do sentido Centro-bairro do eixo Borges de Medeiros e Padre Cacique serão desviadas para a Edvaldo Pereira Paiva.

Desvio após o Jogo 

Como a Edvaldo Pereira Paiva terá sentido único em direção ao Centro, e a Padre Cacique e Borges de Medeiros estarão bloqueadas para o Caminho do Gol, as linhas de ônibus da zona Sul que utilizam essas vias terão seus itinerários alterados. A expectativa da EPTC é de que esse desvio tenha duração de uma hora, do fim do jogo (20h30) até o encerramento do Caminho do Gol (21h30).

Saúde 

Serão duas estações de serviços da Secretaria Municipal de Saúde, uma no estacionamento do Parque Marinha, em frente ao Shopping Praia de Belas, e outra embaixo do viaduto Dom Pedro I. Funcionarão das 15h até as 18h30.

Uma equipe do projeto Coração no Ritmo Certo atuará no local. Também serão colocados dois dispensers de camisinhas, um em cada estação, onde seis promotores de saúde farão a orientação e distribuição dos preservativos e gel lubrificante. Serão distribuídos 57 mil preservativos masculinos e 20 mil embalagens de gel lubrificante. O atendimento médico será feito pela Unimed, que está apoiando o evento.

Smic 

Os ambulantes poderão se instalar no Caminho do Gol, no trajeto entre o Shopping Praia de Belas e a rua A, próximo ao Estádio Beira-Rio. A Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) está convidando os mesmos comerciantes que participaram do Caminho do Gol durante a Copa do Mundo para fazer parte do evento do próximo domingo. Só esses ambulantes serão autorizados a trabalhar no domingo e está sendo feito um cadastro dos que aceitarem participar.

DMLU 

Uma equipe extra de garis irá trabalhar no Caminho do Gol e entorno do estádio no domingo. Serão disponibilizadas 40 bombonas coletoras de lixo, que serão espalhadas pela avenida Borges de Medeiros. Também será efetuada a limpeza antes e depois do jogo na área do Anfiteatro Pôr do Sol.

Estação da Acessibilidade | Irá funcionar domingo, no estacionamento do Parque Marinha do Brasil, em frente ao Shopping Praia de Belas. Do local, partirão os carros elétricos, com capacidade para seis a oito pessoas, que percorrerão o Caminho do Gol transportando pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, como idosos, gestantes e obesos, até o Beira-Rio. Três carros elétricos irão operar a partir das 15h, no dia do Gre-Nal. O serviço também será oferecido na saída do estádio, no fim da partida. Além do deslocamento facilitado, o espaço vai disponibilizar intérprete de Libras, piso tátil e rampa.

Cultura 

O Caminho do Gol terá um total de 15 atrações, seis de música mais a Banda da Brigada Militar, cinco atrações circense, três atrações com bonecos gigantes, o dragão chinês e um arrastão de palhaços ao fim. As atrações começam às 15h, no pórtico de entrada do Caminho do Gol, avenida Ipiranga esquina Borges de Medeiros. As atividades acontecem em três estações artísticas, uma no Parque Marinha do Brasil, em frente ao Shopping Praia de Belas, uma ao lado do viaduto Dom Pedro e uma em frente ao Canhão da Marinha. 

Segurança 

Para garantir a segurança dos torcedores e moradores e também manter a ordem, guardas municipais e 450 policiais militares atuarão no Caminho do Gol. Além disso, o local será monitorado por câmeras do Centro Integrado de Comando de Porto Alegre. Para a operação, serão utilizadas câmeras de videomonitoramento instaladas nas avenidas Borges de Medeiros, Ipiranga, Padre Cacique, José de Alencar, Edvaldo Pereira Paiva, Rua Otávio Dutra e Parque Marinha do Brasil.

Confira os mapas com as alterações de trânsito.

Mapa Caminho do Gol no Gre-Nal
Foto: Divulgação/PMPA

Mapa Caminho do Gol no Gre-Nal - Acesso de veículos ao Beira-Rio
Foto: Divulgação/PMPA

Mapa Caminho do Gol no Gre-Nal - Sentidos
Foto: Divulgação/PMPA

Mapa Caminho do Gol no Gre-Nal - Desvios do Transporte Público
Foto: Divulgação/PMPA

Metroclima amplia estações meteorológicas e divulga novo mapa do clima da cidade 
Foto: Divulgação/PMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...