04/12/2014
Edição da Copa América 2015, no Chile, quebra padrão e estréia nova diretriz para identidades visuais do evento.
A Copa América é o torneio de futebol internacional mais antigo, que acontecerá no Chile em 2015.
O primeiro torneio ocorreu em 1996 e seguindo o padrão da Copa do Mundo, ocorre a cada 4 anos. A sede é sempre um país sulamericano, membro do CONMEBOL.
Para a identidade visual do evento, o estúdio Brandia Central, especializado em projetos de eventos esportivos, foi contratado.
O destaque deste projeto fica no fato de haver uma quebra ao padrão extremamente datado que vinha sendo utilizado nos últimos 15 anos.
E isto não foi uma mera coincidência ou preferência estética, mas sim uma decisão estratégica da organização do evento. Esta edição da Copa América é o início de algo novo: as identidades visuais deste evento não vão mais seguir um padrão institucional, mas sim usar elementos exclusivos e nacionais dos anfitriões de cada edição.
Logos das Edições Passadas da Copa América |
Sendo assim, a cultura chilena foi a grande inspiração para o processo criativo, o que trouxe muitos elementos patriotas ao resultado final: a estrela de cinco pontas da bandeira nacional, a estrela de oito pontas representado cada uma das cidades sede e o cultrún (um tambor símbolo da cultura indígena mapuche). Todos estes elementos foram trabalhados para alcançar um visual contemporâneo, arrematados com desenhos indicando quatro valores: superação, paixão, triunfo e celebração.
Defesa Visual – Logo Copa América 2015 |
Processo Criativo |
Elementos da Identidade Visual |
Elementos Visuais – Logo Copa América 2015 |
Enquanto é discutível que a identidade como um todo tem muitos elementos, estamos falando de um evento esportivo, uma festa, e não de algo corporativo. É um importante primeiro passo para que a Copa América ganhe uma identidade relevante e com mais potencial de engajamento como ocorre com outros grandes eventos da FIFA, como a Copa do Mundo.
Logo com Tagline |
Variações Cromáticas |
Ícones |
Aqui fica claro que a premissa foi “mais é mais”. De novo, se este era o intuito e se estamos falando de um evento cultural, esportivo e festivo, por que não?
Selo da Cidade Sede |
A questão agora é como cada país sede irá desenvolver sua identidade visual para os torneios futuros.
Fonte: ChocolaDesign
Nenhum comentário:
Postar um comentário