.

.

O Fim de um Ciclo Vicioso: Copa América 2015

04/12/2014

Edição da Copa América 2015, no Chile, quebra padrão e estréia nova diretriz para identidades visuais do evento.

A Copa América é o torneio de futebol internacional mais antigo, que acontecerá no Chile em 2015. 

O primeiro torneio ocorreu em 1996 e seguindo o padrão da Copa do Mundo, ocorre a cada 4 anos. A sede é sempre um país sulamericano, membro do CONMEBOL.

Para a identidade visual do evento, o estúdio Brandia Central, especializado em projetos de eventos esportivos, foi contratado.

O destaque deste projeto fica no fato de haver uma quebra ao padrão extremamente datado que vinha sendo utilizado nos últimos 15 anos.

E isto não foi uma mera coincidência ou preferência estética, mas sim uma decisão estratégica da organização do evento. Esta edição da Copa América é o início de algo novo: as identidades visuais deste evento não vão mais seguir um padrão institucional, mas sim usar elementos exclusivos e nacionais dos anfitriões de cada edição.

Logos das Edições Passadas da Copa América

Sendo assim, a cultura chilena foi a grande inspiração para o processo criativo, o que trouxe muitos elementos patriotas ao resultado final: a estrela de cinco pontas da bandeira nacional, a estrela de oito pontas representado cada uma das cidades sede e o cultrún (um tambor símbolo da cultura indígena mapuche). Todos estes elementos foram trabalhados para alcançar um visual contemporâneo, arrematados com desenhos indicando quatro valores: superação, paixão, triunfo e celebração.

Defesa Visual – Logo Copa América 2015

Processo Criativo

Elementos da Identidade Visual

Elementos Visuais – Logo Copa América 2015

Enquanto é discutível que a identidade como um todo tem muitos elementos, estamos falando de um evento esportivo, uma festa, e não de algo corporativo. É um importante primeiro passo para que a Copa América ganhe uma identidade relevante e com mais potencial de engajamento como ocorre com outros grandes eventos da FIFA, como a Copa do Mundo.







Logo com Tagline

Variações Cromáticas

Ícones

Aqui fica claro que a premissa foi “mais é mais”. De novo, se este era o intuito e se estamos falando de um evento cultural, esportivo e festivo, por que não?

Selo da Cidade Sede



A questão agora é como cada país sede irá desenvolver sua identidade visual para os torneios futuros.


Cursos Online na área de Ciências Biológicas e da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...