.

.

Feira do Livro de Porto Alegre inicia edição do 60º aniversário

Feira do Livro de Porto Alegre chega a 60ª edição em 2014 (Foto: Joel Vargas/PMPA)

Evento a céu aberto começa nesta sexta-feira (31), até 16 de novembro.
Barracas dos 127 livreiros funcionam diariamente das 9h30min às 21h.

A Feira do Livro de Porto Alegre, que completa 60 anos em 2014, começa nesta sexta-feira (31) na Praça da Alfândega, no Centro da capital gaúcha, com um número menor de expositores, mas com novidades e programação extensa. A expectativa é receber, até 16 de novembro, cerca de 1,4 milhão de visitantes na edição de aniversário do evento literário mais importante da cidade.

A abertura oficial será a partir das 19h na Praça de Autógrafos, com a presença de autoridades e a posse do patrono, o jornalista, fotógrafo e escritor Airton Ortiz. No entanto, atividades já estão previstas desde as 9h em diferentes pontos do evento, que segue até o dia 16 de novembro.

Com 127 expositores – 13 a menos que na edição passada –, o evento terá sessões de autógrafos, eventos em salas (mesas-redondas, palestras e seminários), oficinas ligadas ao livro e à criação literária, eventos artísticos e culturais, a presença da literatura internacional e uma área dedicada a bebês, crianças e jovens.

As barracas dos livreiros funcionam das 9h30min às 21h. As tendas instaladas nas áreas Geral e Internacional têm visitação das 12h30 às 21h, e a programação da Área Infantil e Juvenil começa às 9h.

Airton Ortiz é o patrono da 60ª Feira do Livro de Porto Alegre 
(Foto: Feira do Livro/Divulgação)
País homenageado
Por ser o país homenageado neste ano, o Canadá terá a representação de oito escritores entre os convidados especiais da programação deste ano. A repórter investigativa Isabel Vincent, que atualmente trabalha no The New York Post, e recebeu, entre outros, prêmios por sua cobertura na guerra das drogas nas favelas do Rio de Janeiro em 1994, é um dos nomes confirmados.

Outra escritora canadense, de Montréal, é Claire Varin, pesquisadora de Clarice Lispector, que publicou um dos primeiros e mais importantes estudos sobre as relações biográficas na obra da autora.

No entanto, um país europeu também será lembrado na Feira do Livro: em 8 de novembro será celebrado o Dia da Polônia. Debates, saraus, apresentação de danças folclóricas e música integram a programação.

Sessentona, a Feira do Livro de Porto Alegre reunirá ainda nomes dos mais variados em suas atividades em 2014. Entre os convidados, estão o best-seller espanhol Javier Moro e os brasileiros Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, que receberá uma homenagem pelo conjunto da obra, o humorista e cronista Gregório Duvivier, do grupo Porta dos Fundos, além da escritora Thalita Rebouças, autora da popular série de livros “Fala Sério".

Feira do Livro terá 127 expositores na Praça da
Alfândega (Foto: Joel Vargas/PMPA)
Souvenirs personalizadas
A partir desta 60ª Feira do Livro, a loja de produtos oficiais terá novidades. A linha de souvenirs  - aquelas lembrancinhas temáticas que todos levam para casa na sacola com os livros - foram personalizadas.

Foram recriadas algumas peças  tradicionais, como camisetas e canecas, utilizando desenhos e ilustrações assinadas por cartunistas gaúchos. Está lá o dedo de Luis Fernando Verissimo, Santiago, Moa, Rafael Corrêa, Rodrigo Rosa, Edgar Vasques, entre outros. Nas prateleiras, os leitores encontrarão também bonés, mochilas e guarda-chuvas e novos produtos foram incorporados como agendas, cadernos, moleskines, postais, pôsteres, jogo americano e porta-copos.

A loja fica junto à Praça de Autógrafos, no lado direito, e funciona das 12h30min às 21h.

Literatura de terror volta a ser destaque
O projeto "Tu, Frankstein", que estreou na Feira do Livro de 2013, é um dos pontos altos da programação de 2014. Voltado à literatura de terror, suspense e fantasia terá troca de ideias, bate-papos, oficinas literárias e sessão de autógrafos.

Entre os estrangeiros listados para participar do evento estão os escandinavos Nikolaj Frobenius e Catharina Ingelman-Sundberg, o espanhol Manel Loureiro, o mexicano Jorge Zepeda, o argentino Gustavo Nielsen e o francês Hubert Tézenas.

Escritores convidados ainda participam, em 8 de novembro, de uma criação literária. Ambientada na Biblioteca Pública do Estado, a atividade exigirá de cada um deles a produção de um conto - tal qual à noite de 1816 em que Mary Shelley criou Frankstein.

A agenda completa da Feira do Livro pode ser encontrada no site oficial.

Feira do Livro de Porto Alegre ocorre até o dia 16 de novembro (Foto: Joel Vargas/PMPA)

Fonte: G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...