.

.

Brilha Porto Alegre terá programação artística e tour de Natal

11/11/2014

Durante um mês, o espírito natalino deve invadir Porto Alegre não apenas nas decorações das vitrines do comércio. A iniciativa que pretende transformar a Capital num destino para as festas de fim de ano vai decorar ruas, praças, parques, prédios públicos e privados, além de transformar esses espaços no palco de várias atrações artísticas e culturais. De 28 de novembro a 28 de dezembro, quem passar pela cidade vai poder conferir exposições, concertos, teatro, artes circenses e atividades para crianças.

O Brilha Porto Alegre 2014 foi lançado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL/POA) e pelo Sindilojas Porto Alegre nesta terça-feira, 11, durante um café da manhã e coletiva à imprensa, no Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (Sindpoa), o novo parceiro da iniciativa. A campanha tem o apoio da Prefeitura de Porto Alegre. O objetivo é o mesmo dos anos anteriores: incentivar a iluminação de casas, lojas e estabelecimentos e também promover atrações para movimentar o turismo na cidade. A expectativa é aumentar o fluxo de turistas na Capital e ampliar a ocupação da rede hoteleira e gastronômica. No varejo, a previsão é de um crescimento de 15% nas vendas até 2017, algo em torno de R$ 65 milhões.

No evento, o prefeito em exercício, Professor Garcia, destacou a importância de iniciativas que geram benefícios para a cidade. “A função da prefeitura é agregar as ideias boas, como esta. Por isso damos todo o apoio e incentivo necessários. Temos que resgatar esse espírito natalino, humanizar o Natal, fazer com que as pessoas compartilhem esses momentos em família, com os vizinhos, amigos, com a comunidade e que ocupem os espaços públicos realizando uma grande confraternização, uma grande festa natalina”, afirmou o prefeito em exercício.

Antes de apresentar as ações planejadas para o período e a programação, o presidente da CDL, Gustavo Schifino, falou sobre o objetivo de promover uma transformação do Natal na cidade. “É muito mais que movimentar o comércio e a economia. Queremos fazer o bem, promover um Natal bonito para as famílias, que as pessoas se orgulhem da cidade e que os visitantes fiquem aqui, não apenas passem pela Capital. Queremos gerar um benefício para Porto Alegre, para a comunidade”, declarou Schifino.

Pensamento semelhante é o do presidente do Sindilojas, Paulo Kruse. “A data do Natal é significativa para todos nós, por isso temos que resgatar esse espírito. Temos que promover a cultura de enfeitar a cidade, de compartilhar esses momentos”, ressaltou Kruse. O presidente do Sindpoa, Henry Chmelnitsky, disse que isso se torna possível a partir da união das entidades na campanha. “Com o esforço conjunto, o trabalho e a persistência vamos transformar Porto Alegre num destino de Natal”, concluiu.

Também participaram os secretários municipais de Turismo, Luiz Fernando Moraes, da Produção Indústria e Comércio, Humberto Goulart, e o adjunto da segurança, João Helbio. O evento conta com promoção do Grupo RBS.

Chegada do Papai Noel - A programação inicia-se no próximo dia 28, sexta-feira, com a Chegada do Papai Noel no Shopping Total. No sábado, 29, às 21h, acontece a primeira sessão da projeção mapeada em 3D na fachada da Usina do Gasômetro, local da Estação Brilha Porto Alegre. A atividade é gratuita e aberta ao público. A programação cultural do Brilha Porto Alegre foi reunida num roteiro chamado de “Caminhos de Natal” (veja programação no quadro abaixo).

Natal Solidário - Além das cinco sessões de projeção mapeada em 3D, que vão ocorrer nos dias 29 e 30 de novembro, 13, 14 e 25 de dezembro, sempre às 21h, a Estação Brilha Porto Alegre receberá a doação de brinquedos na Oficina do Papai Noel, projeto da prefeitura que distribui presentes para crianças carentes do município.  

Decoração e tour – A Usina do Gasômetro terá decoração especial, com bolas gigantes de Natal e mobiliário urbano com neve, além de uma iluminação especial. O ônibus da Linha Turismo de Porto Alegre fará o tour natalino, que vai percorrer diversos prédios, monumentos e ruas decoradas para o Natal. Nas escolas da rede municipal, como atividade didática, serão distribuídas 5 mil cartilhas para colorir e paper toys.

Programação do “Caminhos de Natal” (sujeita a alterações):

28/11 - Lançamento do Brilha Porto Alegre – Natal de Estrelas TOTAL
19h – Circo Petit Poa: show de acrobacias revelando uma diversidade de cores, movimento, luz e som.
19h40 – Coral da PUCRS, com canções natalinas.
20h – Chegada do papai Noel: famoso rapel na chaminé do Shopping iluminado com projeções em movimento de luzes e show de fogos de artifício.

Inauguração da Estação Brilha Porto Alegre na Usina do Gasômetro 
29/11, às 21h – primeira sessão de projeção mapeada em 3D
Demais sessões: 29 e 30 de novembro e 14, 15 e 25 de dezembro, às 21h

Usina do Gasômetro:
• Campanha do Brinquedo
Data: de 20 de novembro a 22 de dezembro
Mezanino - Oficina do Papai Noel
Chaminé "Toca do Papai Noel" - central de coleta

• Contação de histórias - Mamãe Noel
Datas: 
6 de dezembro às 18h
13 de dezembro às 18h
20 de dezembro às 18h

Santander Cultural - Exposição Natal Artesanal
Data: 03 de dezembro a 04 de janeiro de 2015

Catedral Metropolitana - Mostra de Presépios
Data: 29 de novembro a 4 de janeiro de 2015

Praça Júlio de Castilhos - Natal na Praça
Data: 2 de dezembro, às 21h

Pão dos Pobres (Rua da República, 801) - Concerto de Natal Solidário
Data: 9 de dezembro às 20h

Parque Moinhos de Vento (Parcão) - Concertos Comunitários Zaffari com a Orquestra da Unisinos e Colégio Anchieta, e participação da cantora Maria Rita
Data: 14 de dezembro, às 20h

Paço Municipal - III Sonho de Natal com Coral Infantil das Escolas Municipais
Data: 18 de dezembro, às 18h30min

Praça da Matriz - Concerto de Natal OSPA
Data: 21 de dezembro, às 20h

Programação nos shoppings:

Iguatemi - Londres é logo Aqui
Data: até 6 de janeiro de 2015, na Praça Érico Veríssimo, 1º Piso. Shows todas as quartas, às 19h30min, até dia 17 de dezembro.

Praia de Belas - Natal no parque
Data: até 30 de dezembro, na Praça das Artes, 1º piso.
Carrossel para crianças a partir de 4 anos de idade, no valor de R$ 10,00.

Barra Shopping Sul - Festa de Natal na Cidade Nevada, com oficina de brinquedos virtuais
Data: até 24 de dezembro, das 14h às 19h45min

Espaços Públicos e prédios que serão iluminados:

Santa Casa de Misericórdia
Santander Cultural
Casa Torelli
Chafariz do Largo Glênio Peres
Praça São Sebastião
Praça Júlio de Castilhos
Cúria Metropolitana
Monumento do Laçador
Rua Padre Chagas
Prédio do DMAE (Rua 24 de outubro)
Faculdade Senac Porto Alegre – Rua Coronel Genuíno, 130 – Centro Histórico.
Senac Passo D’Areia – Avenida Assis Brasil, 1481 – Passo D’Areia.
Senac Floresta – Avenida Farrapos, 146 – Floresta.


Cursos Online na área de Ciências Agrárias e da Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...