.

.

Usuários aprovam nova composição da Trensurb

23/09/2014

Nesta segunda-feira (22), Dia Mundial sem Carro, o trem 226 iniciou período de testes com passageiros fora dos horários de pico.

Foto: Divulgação
Na manhã desta segunda-feira (22), Dia Mundial sem Carro, os usuários do metrô da Região Metropolitana de Porto Alegre tiveram a chance de embarcar pela primeira vez em um dos 15 novos trens em processo de aquisição pela Trensurb. “É muito bonito, espaçoso, é climatizado, moderno. Está aprovado”, elogiou Adilson de Oliveira, morador de Porto Alegre. “O espaço é bom, a ventilação é ótima, é bem silencioso”, afirmou a hamburguense Gislaine Bento.

Diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper esteve na primeira viagem comercial do novo veículo, o trem 226. “O nível de conforto será um fator de destaque para os usuários ao utilizarem os novos trens”, avalia. “No Dia sem Carro, buscamos reafirmar nosso compromisso socioambiental, dando um alerta à população sobre a importância de repensarmos a questão da mobilidade, tendo como foco a sustentabilidade”, completa.

O leopoldense Dionísio de Deus normalmente utiliza o automóvel para se deslocar até o trabalho. Hoje, porém, resolveu andar de metrô para escapar do congestionamento das rodovias, acabou embarcando no novo trem e também aprovou a experiência: “É bem confortável. No verão vai dar uma boa diferença com o ar condicionado”.

“Está bem sinalizado para sabermos em que estação estamos chegando e tem pouco ruído”, observou o porto-alegrense Marco Aurélio Rosa. “Nesse calor, com o ar condicionado fica bem mais tranquila a viagem. A tecnologia, as câmeras também vêm pra melhorar”, lembrou Thiago Webster, morador de Novo Hamburgo.

Ao longo de aproximadamente 90 dias, a nova composição irá operar apenas fora dos horários de pico, entre 9h30 e 16h, ainda em fase de ajustes. Só depois ela terá condições de circular durante todo o horário de funcionamento do metrô – das 5h às 23h20. A previsão é que, a cada 15 dias aproximadamente, um novo trem inicie sua fase de ajustes na circulação com usuários. Estima-se que, a partir de fevereiro de 2015, se possa iniciar a utilização dos novos trens acoplados.

“Não identificamos, neste primeiro dia, nenhum tipo de anormalidade que pudesse prejudicar a circulação com usuários, mas já percebemos a necessidade de alguns pequenos ajustes, como o aumento do volume da sonorização interna”, relata o diretor de Operações da Trensurb, Carlos Augusto Belolli.

Dia Mundial sem Carro

O Dia Mundial sem Carro é celebrado todos os anos no dia 22 de setembro. Nessa data, diversas organizações e empresas do mundo atuam em favor da natureza, da conscientização sobre responsabilidade ambiental e do uso apropriado dos modais de transporte. Durante o dia 22, a população é convidada a deixar os carros em casa e usar transporte público, bicicletas e outros modais para se locomover pelas cidades. Dessa forma, busca-se promover a reflexão sobre o uso exacerbado dos veículos particulares.

Em 1988, O Dia Mundial sem Carro foi celebrado pela primeira vez, em cidades francesas. Aos poucos, chegou a outros países europeus e, hoje, é uma data com atividades em várias partes do mundo.

Os novos trens

As 15 novas composições de quatro carros cada uma, fornecidas pelo consórcio FrotaPoa, têm gasto energético cerca de 30% inferior às atuais, sistema de ar condicionado automatizado, sistema de comunicação multimídia, iluminação interna com LED, sistemas de autodiagnóstico e monitoramento de falhas, além de possibilidade de acoplamento - tornando possível a operação de dois trens acoplados nos horários de pico, totalizando oito carros e dobrando a capacidade de transporte de cada viagem. Sete novos veículos já foram recebidos pela Trensurb.

Fonte: Trensurb


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...