Copa CAIXA Loterias de futebol de 5 começa nesta terça, 23, em Porto Alegre, e conta com 12 equipes



23/09/2014

A Copa CAIXA Loterias de futebol de 5, série A, começa nesta terça-feira, 23, e vai até 28 deste mês,  no ginásio SESI Cachoeirinha, em Porto Alegre. Serão 12 equipes na disputa pelo título. As partidas da primeira fase serão realizadas de 8h às 17h30. No último dia, a final será às 9h30 e, a disputa pelo terceiro lugar, às 8h.

Na competição, estarão presentes os melhores jogadores do mundo da atualidade: Jefinho e Ricardinho, além de outros craques da Seleção Brasileira. Será um momento único para os demais atletas mostrarem que podem ganhar uma vaga na lista de convocados para o Mundial, marcado para novembro, no Japão.

O formato do torneio é de pontos corridos na primeira fase e mata-mata na segunda. Serão três grupos de quatro times, sendo que os dois melhores de cada, além dos dois terceiros que fizerem mais pontos, se classificam para a próxima fase. Os quatro times eliminados fazem o quadrangular do rebaixamento. Os dois com menor pontuação perdem a vaga na elite do Futebol de 5 nacional.

Institutos de todas as regiões do Brasil participarão do torneio: no total, 10 Estados mais o Distrito Federal.  O torneio nacional promete jogos bastante disputados e com muita qualidade.

Nas últimas cinco edições do campeonato, o futebol de 5 brasileiro se rendeu ao talento do craque Jefinho. O melhor jogador do mundo comandou, ao lado de Cássio, Gledson e cia, a conquista do pentacampeonato do ICB-BA. Este ano, jogando dentro de seus domínios, a AGAFUC-RS surge como forte candidata para acabar com a hegemonia baiana. Ricardinho, um dos astros da Seleção Brasileira, possui talento de sobra para levar o time gaúcho à glória. Na defesa, o porto seguro veio da Argentina. Froilan Padilla ficará responsável pela proteção ao gol defendido pelo titular da amarelinha, Luan.

Outra que desponta como candidata a tomar o lugar no trono do ICB-BA é a APACE-PB. O trio de jogadores experientes, formado por Bill, Damião e Marquinhos, possui no currículo as maiores conquistas da Seleção Brasileira, com títulos em Jogos Paralímpicos e Mundiais. Também do Nordeste, vale destacar a ADVP-PE. A crescente nos últimos anos leva a crer que a equipe está pronta para brigar pelas primeiras posições. Sua referência é o pivô, também da seleção, Raimundo Nonato. Forte e habilidoso, o camisa 8 é o tipo de jogador que precisa apenas de uma bola para decidir.

A atual vice-campeã brasileira, Urece-RJ, não se acomodou na bela campanha no ano passado e se reforçou com jogadores de muito talento e que chegam para brigar pela titularidade. Se o título em 2013 não veio por um detalhe, os cariocas apostam no conjunto para chegarem forte na disputa e, dessa vez, terem um final feliz.

Num campeonato onde novos talentos surgem a cada ano, a competição se torna acirrada em todas as esferas, o que fortalece ainda mais a grande potência brasileira na modalidade e contribui para que o Brasil continue conquistando títulos importantes.

Participantes

Associação de Pais e Amigos e Deficientes Visuais – APADV/SP
Associação dos Deficientes Visuais de Petrolina – ADVP/PE
Associação dos Deficientes Visuais de Belo Horizonte – ADEVIBEL/MG
Associação dos Deficientes Visuais do Mato Grosso do Sul – ADVIMS/MS
Associação Gaúcha de Futsal para Cegos – AGAFUC/RS
Associação Matogrossense de Cegos – AMC/MT
Associação Paraibana de Cegos – APACE/PB
Associação Paraibana dos Deficientes Visuais – APADEVI/PB
Clube Social da Unidade Vizinhança Nº 1 – VIZINHANÇA/DF
Instituto de Cegos da Bahia – ICB/BA
Unidade Educacional Especializada José Alvares de Azevedo – UEEJAA/PA
Urece Esporte e Cultura – URECE/RJ

Serviço
Copa CAIXA Loterias de Futebol de 5 – Série A
Data: 23 a 28 de setembro de 2014
Horário: 8h às 17h30 (23 a 26/09); 8h30 às 18h30 (27/09); e 8h às 9h30 (28/09).
Local: SESI Cachoeirinha
Endereço: Rua Vereador José Stuart da Silva, 1015 – CEP: 94935-380 | Cachoeirinha/RS
Entrada Franca

Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).

Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Adriano Belmiro (estagiário)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...