.

.

Gaúchos do Acampamento da Copa são homenageados

Tradicionalistas e voluntários marcaram presença no Plenário Otávio Rocha
Foto: Vicente Carcuchinski
22/08/2014

Aconteceu, nesta terça-feira (19/8), no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre, uma sessão solene em homenagem aos tradicionalistas, organizadores e colaboradores que participaram do Acampamento Farroupilha especialmente montado no Parque da Harmonia durante a Copa do Mundo 2014. "É um reconhecimento aos homens e mulheres que uniram esforços para deixar o acampamento em condições para receber os estrangeiros que visitaram a Capital gaúcha”, definiu o vereador Delegado Cleiton (PDT), proponente da homenagem.

Cleiton disse que, enquanto muitos não acreditavam na realização da Copa no Brasil, lá estavam "os gaúchos de fibra acreditando no sucesso e montando o acampamento". Na sua opinião, foi uma forma de presentear a todos por terem "dado o sangue" para que o acampamento fosse realizado. “Vocês foram os verdadeiros artistas deste show”, frisou o vereador, agradecendo ainda aos voluntários que colaboraram para o sucesso do evento.

O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Savaris, homenageou o vereador Bernardino Vendruscolo (PROS), presidente da sessão, pelo projeto apresentado na Câmara que determinou a realização do Acampamento Extraordinário da Copa. Disse que não sabiam como seria o evento, mas todos estavam empenhados em mostrar a cultura gaúcha para que os visitantes pudessem ver. “Não faltou esforço por parte de cada um que lá esteve, e, se alguma coisa ficou a desejar, não foi por falta de esforço”, justificou. Manoelito ainda reivindicou que seja instalado o Museu do Gaúcho em um casarão existente na Avenida Carlos Barbosa, esquina com a Avenida Niterói, no Bairro Teresópolis.

Museu do Gaúcho

O presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (MTG), Rodi Borghetti, pediu que a Câmara aprove o projeto que prevê a criação do Museu do Gaúcho naquele local, iniciando pelo tombamento do prédio. Também lembrou que milhares de pessoas de várias nacionalidades passaram pelo acampamento, havendo a disponibilização de tradutores para explicar a tradição gaúcha mostrada no Parque da Harmonia.

Conforme os organizadores do evento, ao todo foram montadas 80 casas de madeira, com programação especial voltada ao turismo. O Acampamento Farroupilha é um evento tradicional no Rio Grande do Sul, realizado em setembro, mas que, neste ano, por ocasião da Copa, foi montado com antecedência. As estruturas não foram desmanchadas e juntam-se agora com os demais piquetes e CTGs.    

Todos os participantes do Acampamento da Copa receberam troféu e certificado em forma de agradecimento pela contribuição dada, levando a cultura gaúcha para terras distantes. Os que prestaram serviço voluntário receberam certificado.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...